PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Administração |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Administração Par037/22 - EC6 - Atual |
PROFESSOR |
Sueli Kraus Coelho de Farias |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Processos Organizacionais |
0-19235 |
2º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Processos. Metodologias de racionalização de processos. Técnicas de levantamento dos processos. Metodologia para melhorias de processos. |
OBJETIVO GERAL |
Alinhar os objetivos dos processos com os objetivos organizacionais. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Conhecer os processos de forma sistêmica; Identificar os processos chave e de apoio dos produtos e serviços; Praticar as ferramentas de melhorias nos processos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Processos |
20 |
2 |
Mapeamento dos processos |
10 |
3 |
Indicadores |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 7 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: desenvolvimento da avaliação integrativa. |
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina. |
|||||||||||
HABILIDADES |
O aluno será avaliado por sua habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita. |
|||||||||||
ATITUDES |
O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino-aprendizagem. |
|||||||||||
OUTRAS |
Será observada a capacidade de visão sistêmica, de crítica e exposição. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 1 |
|
x |
x |
x |
4 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 2 |
|
x |
x |
x |
4 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CURY, Antonio. Organização e métodos: uma visão holística. 9. São Paulo: Atlas, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788597010039. |
|||||||||||
2 |
ARAÚJO, Luís César G. de. Organização, sistemas e métodos e as tecnologias de gestão organizacional. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2019. 328 p. ISBN 978-85-224-6375-6. |
|||||||||||
3 |
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial. 21. São Paulo: Atlas, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788522482115. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BALLESTERO-ALVAREZ, Maria Esmeralda. Manual de organização, sistemas e métodos: abordagem teórica e prática da engenharia da informação. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2015. CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração. v.1. 7. ed. São Paulo: Manole, 2014. CRUZ, Tadeu. Sistemas, Organização & Métodos: estudo integrado das novas tecnologias de informação. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2013. MANGANOTE, Edmilson J. T. Organização, sistemas e métodos. 3. ed. rev. ampl. Campinas: Alínea, 2005. |
|||||||||||
2 |
CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração. v.1. 7. ed. São Paulo: Manole, 2014. |
|||||||||||
3 |
CRUZ, Tadeu. Sistemas, Organização & Métodos: estudo integrado das novas tecnologias de informação. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2013. |
|||||||||||
4 |
NADLER, David A.; GERSTEIN, Marc S.; SHAW, Robert B. Arquitetura organizacional: a chave para a mudança empresarial. 9. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002. |
|||||||||||
5 |
MANGANOTE, Edmilson J. T. Organização, sistemas e métodos. 3.ed. rev. ampl. Campinas: Alínea, 2005. 207 p. ISBN 858649132-2 |
|||||||||||
obs:Nenhuma |
Para a atenticação do plano de ensino |