PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Administração |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Administração Par037/22 - EC6 - Atual |
PROFESSOR |
Cleveonei da Silva |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estratégias e Tecnologias de Comunicações nas Organizações |
0-19500 |
4º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Estratégias de comunicação empresarial. Tecnologias para suporte e operacionalização de comunicações empresariais. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver habilidades para aplicação das estratégias de comunicação empresarial, possibilitando a troca de informações de maneira eficiente e eficaz nas organizações. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Apresentar e discutir conceitos centrais do processo de comunicação; 2. Conhecer as ferramentas e tecnologias que podem serem utilizadas no processo de comunicação; 3. Identificar possíveis pontos de melhorias e de inovação nos processos de comunicação dentro das organizações; 4. Reconhecer a importância do papel da comunicação em uma organização, utilizando estudos de casos; 5. Oportunizar atividades para a prática da comunicação com o proposito de aperfeiçoamento da habilidade de comunicação dos alunos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação e discussão do plano de ensino |
2 |
2 |
A Comunicação e seus Conceitos |
4 |
3 |
O processo da comunicação |
4 |
4 |
Estratégias de comunicação empresarial |
4 |
5 |
O Uso das tecnologias para suporte da Comunicação |
4 |
6 |
Aplicações das estratégias de comunicação no ambiente organizacional - Seminários |
22 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:AEX/ARM/DG/ET/APE *Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; EC – Estudo de Caso; ET – Estudo de Texto; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual;VT - Visitas Técnicas. ARS-PD - Aulas de forma remota e síncrona utilizando plataforma digital |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Avaliação individual e trabalhos em grupo envolvendo as temáticas do semestre. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Criatividade na aplicação das estratégias de comunicação. Poder de análise e geração de alternativas envolvendo as variáveis da comunicação. |
|||||||||||
ATITUDES |
Assiduidade, Respeito, Interesse, Postura, Comprometimento e Capacidade individual e coletiva de relacionamento. |
|||||||||||
OUTRAS |
Será observada a capacidade de visão sistêmica, de crítica, e do saber ouvir do aluno. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
1 a 5 |
x |
x |
x |
2.0 |
20/11/2024 |
|
|
||||
Avaliação Teórica |
1 a 4 |
x |
x |
x |
3.5 |
25/09/2024 |
x |
02/10/2024 |
||||
Seminário |
1 a 5 |
x |
x |
x |
3.5 |
27/11/2024 |
x |
04/12/2024 |
||||
Envolvimento no processo de ensino aprendizagem - (frequência/participação/resolução atividades) |
1 a 5 |
x |
x |
x |
1.0 |
27/11/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
FLATLEY, Marie; RENTZ, Kathryn; LENTZ, Paula. Comunicação empresarial. 2. Porto Alegre: AMGH, 2015. 1 recurso online. (Série A). ISBN 9788580554588. |
|||||||||||
2 |
TERCIOTTI, Sandra Helena. Comunicação empresarial na prática. 3. São Paulo: Saraiva, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788502193994. |
|||||||||||
3 |
TOMASI, Carolina; MEDEIROS, João Bosco. Comunicação empresarial. 5. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597020502. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ASSAD, Nancy Alberto. As cinco fases da comunicação na gestão de mudanças. São Paulo: Saraiva, 2010. |
|||||||||||
2 |
FRANÇA, Ana Shirley (org.). Comunicação empresarial. São Paulo: Atlas, 2013 |
|||||||||||
3 |
BUENO, Wilson da Costa. Estratégias de Comunicação nas mídias sociais. São Paulo: Manole, 2015. |
|||||||||||
4 |
CHINEM, Rivaldo. Introdução à comunicação empresarial. São Paulo: Saraiva, 2010. |
|||||||||||
5 |
TORQUATO, Gaudêncio. Tratado de comunicação organizacional e política. 2. ed. São Paulo: Thomson, 2010. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |