Uniplac - Graduação - Administração - Estratégias e Tecnologias de Comunicações nas Organizações - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Administração

ESTRUTURA CURRICULAR

Administração Par037/22 - EC6 - Atual

PROFESSOR

Cleveonei da Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estratégias e Tecnologias de Comunicações nas Organizações

0-19500

2

40


EMENTA

Estratégias de comunicação empresarial. Tecnologias para suporte e operacionalização de

 

comunicações empresariais.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver habilidades para aplicação das estratégias de comunicação empresarial, possibilitando a troca de informações de maneira eficiente e eficaz nas organizações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Apresentar e discutir conceitos centrais do processo de comunicação; 2. Conhecer as ferramentas e tecnologias que podem serem utilizadas no processo de comunicação; 3. Identificar possíveis pontos de melhorias e de inovação nos processos de comunicação dentro das organizações; 4. Reconhecer a importância do papel da comunicação em uma organização, utilizando estudos de casos; 5. Oportunizar atividades para a prática da comunicação com o proposito de aperfeiçoamento da habilidade de comunicação dos alunos.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação e discussão do plano de ensino

2

2

A Comunicação e seus Conceitos

4

3

O processo da comunicação

4

4

Estratégias de comunicação empresarial

4

5

O Uso das tecnologias para suporte da Comunicação

4

6

Aplicações das estratégias de comunicação no ambiente organizacional - Seminários

22

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:AEX/ARM/DG/ET/APE *Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; EC – Estudo de Caso; ET – Estudo de Texto; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual;VT - Visitas Técnicas. ARS-PD - Aulas de forma remota e síncrona utilizando plataforma digital


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Avaliação individual e trabalhos em grupo envolvendo as temáticas do semestre.

HABILIDADES

Criatividade na aplicação das estratégias de comunicação. Poder de análise e geração de alternativas envolvendo as variáveis da comunicação.

ATITUDES

Assiduidade, Respeito, Interesse, Postura, Comprometimento e Capacidade individual e coletiva de relacionamento.

OUTRAS

Será observada a capacidade de visão sistêmica, de crítica, e do saber ouvir do aluno.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1 a 5

x

x

x

2.0

20/11/2024

Avaliação Teórica

1 a 4

x

x

x

3.5

25/09/2024

x

02/10/2024

Seminário

1 a 5

x

x

x

3.5

27/11/2024

x

04/12/2024

Envolvimento no processo de ensino aprendizagem - (frequência/participação/resolução atividades)

1 a 5

x

x

x

1.0

27/11/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

FLATLEY, Marie; RENTZ, Kathryn; LENTZ, Paula. Comunicação empresarial. 2. Porto Alegre: AMGH, 2015. 1 recurso online. (Série A). ISBN 9788580554588.

2

TERCIOTTI, Sandra Helena. Comunicação empresarial na prática. 3. São Paulo: Saraiva, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788502193994.

3

TOMASI, Carolina; MEDEIROS, João Bosco. Comunicação empresarial. 5. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597020502.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ASSAD, Nancy Alberto. As cinco fases da comunicação na gestão de mudanças. São Paulo: Saraiva, 2010.

2

FRANÇA, Ana Shirley (org.). Comunicação empresarial. São Paulo: Atlas, 2013

3

BUENO, Wilson da Costa. Estratégias de Comunicação nas mídias sociais. São Paulo: Manole, 2015.

4

CHINEM, Rivaldo. Introdução à comunicação empresarial. São Paulo: Saraiva, 2010.

5

TORQUATO, Gaudêncio. Tratado de comunicação organizacional e política. 2. ed. São Paulo: Thomson, 2010.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática