PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Administração |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Administração Par037/22 - EC6 - Atual |
PROFESSOR |
Sueli Kraus Coelho de Farias |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Gestão da Produção e Operações I |
0-19501 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Planejamento estratégico da produção. Cadeia produtiva. Estudos de localização. Arranjo físico ou layout. Gestão da qualidade. Segurança e higiene no trabalho. Manutenção. Ética e sustentabilidade em gestão da produção e operações. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar a compreensão dos fundamentos, princípios e estratégias da administração e gestão da produção. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Identificar a importância e o planejamento estratégico da administração da produção para a organização. 2. Entender o processo de transformação de insumos em produtos e serviços. 3. Conhecer as tendências da área de produção e suas implicações para as organizações. 4. Conhecer e dominar os conceitos, princípios e objetivos da Administração da Produção. 5. Conhecer as atividades e as estratégias utilizadas no gerenciamento da produção. 6. Conhecer os conceitos de segurança e higiene industrial. 7. Compreender e dominar estratégias referentes ao layout e arranjo físico. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
CONTEÚDOS |
2 |
2 |
Conceitos Básicos da Administração da Produção e Opera-ções |
10 |
3 |
Cadeia Produtiva |
12 |
4 |
3 Estudos de localização: Impacto ambiental, da edificação, da infraestrutura, da origem da matéria-prima |
10 |
5 |
Layout ou arranjo físico |
12 |
6 |
Gestão da Qualidade |
10 |
7 |
Segurança e Higiene industrial |
14 |
8 |
Manutenção |
8 |
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TOTAL DE HORAS |
78 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Avaliações individuais e em grupo, utilizando plataformas digitais e apresentações. O aluno será avaliado pela capacidade de assimilação, reflexão, visão sistêmica, capacidade de sintetização, análise crítica e posicionamento a respeito dos assuntos tratados. |
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HABILIDADES |
Será observado suas habilidades em comunicar-se verbalmente, gestualmente e/ou de forma escrita, sua criatividade e organização, senso investigativo a respeito dos assuntos tratados. |
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ATITUDES |
Interesse, participação, comprometimento, relacionamento, interação, proatividade, inovação, responsabilidade, liderança, postura adequada a situação, iniciativa e autonomia. |
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OUTRAS |
Envolvimento e interesse nas atividades presenciais e no Classroom. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
Todas |
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2 |
13/11/2024 |
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Avaliação 1 |
5 |
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2 |
A definir |
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Avaliação 2 |
3 |
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|
2 |
A definir |
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Avaliação 3 |
6 |
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2 |
A definir |
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Avaliação 4 |
Todas |
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|
2 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
JACOBS, F. Robert; CHASE, Richard B. Administração de operações e da cadeia de suprimentos. 13. Porto Alegre: AMGH, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788580551341. |
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2 |
SLACK, Nigel; BRANDON-JONES, Alistair; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 8. São Paulo: Atlas, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788597015386. |
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3 |
CORRÊA, Henrique L.; CORRÊA, Carlos A. Administração de produção e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2012. 680p. ISBN 9788522469185. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
DALVIO, Ferrari. Manual de planejamento e controle da produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000. |
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2 |
DAVIS, Mark; AQUILANO, Nicholas J. CHASE, Richard B. Fundamentos da administração da pro-dução. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. |
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3 |
MARTINS, Petrônio Gracia. Administração da produção. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2014 |
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4 |
MOREIRA, Daniel Augusto. Administração da produção e operações. São Paulo: Saraiva, 2012. |
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5 |
ROZENFELD, Henrique; et.al. Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2006. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |