Uniplac - Graduação - Administração - Empreendedorismo Inovador - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Administração

ESTRUTURA CURRICULAR

Administração Par037/22 - EC6 - Atual

PROFESSOR

Munir Saleh


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Empreendedorismo Inovador

0-19503

2

40


EMENTA

Empreendedorismo e inovação. Ecossistema empreendedor e startups. Conceito de negócio.

Atividades de planejamento: estratégico, mercadológico, financeiro. Construção e

montagem do plano de negócios.


OBJETIVO GERAL

Sensibilizar os alunos sobre o conceito, a importância e as características do empreendedorismo e da inovação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Estimular os alunos a identificarem e explorarem oportunidades de negócio e de mercado de trabalho na área de inovação. Orientar os alunos a criarem e desenvolverem projetos de empreendimentos inovadores com foco nos Jogos Empresariais do Curso de Administração da Uniplac, considerando aspectos técnicos, financeiros, legais e sociais, Incentivar os alunos a contribuírem com o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio do empreendedorismo e da inovação. Desenvolver nos alunos habilidades e competências empreendedoras, como criatividade, proatividade, liderança, comunicação, cooperação, planejamento e gestão.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Empreendedorismo e Inovação.
1.1 Conceitos de Empreendedorismo e inovação.
1.2 Características e perfil do empreendedor e do inova-dor.
1.4 Detectar oportunidades e gerenciar o processo de inovação.
1.4 Processo de Inovação – Golden Circle (foco no pro-duto/serviço).
1.5 Estudos de Casos de Empreendimentos Inovadores.
1.6 Empreendedorismo Social, Digital, Corporativo.

12

2

Conceito de Negócio.
2.1 Tipos e Desenvolvimento de Novos Negócios.
2.2 O Ciclo de Vida dos Negócios.
2.3 Identificando o Negócio da Empresa.
2.4 Definição de Organização.
2.5 Características da Organização.
2.6 Administração Empreendedora.

10

3

Ecossistema empreendedor e Startups.
3.1 Conceito e Objetivos das Startups.
3.2 Stakeholders do Ecossistema.
3.3 Contexto de Negócios das Startups.
3.4 Gerenciamento e Desenvolvimento do Modelo de Negócio.
3.5 Identificação de Negócios Inovadores.

8

 

TOTAL DE HORAS

30 h

Construção e montagem do plano de negócios. 4.1 Plano de Negócios: conceito, estrutura, elaboração e apresentação. 4.2 Planejamento da Abertura da Empresa. 4.4 Template Plano de Negócios Jogos Empresariais.


Estratégias:AEX - Aula Expositiva. Dialogada. ED - Estudo Dirigido. TG - Trabalho em Grupo.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Avaliações, estudos individuais e em grupos, participação nas aulas, solução de exercícios .

HABILIDADES

Exposição, realização de avaliações, relato dos estudos de casos.

ATITUDES

Assiduidade, colaboração com os colegas e participação nas aulas.

OUTRAS

As diversas formas de manifestação do aprendizado, principalmente na assimilação da teoria e sua interação com vivência e prática profissional.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

1ª Avaliação

1 e 2

x

x

x

3.0

26/08/2024

x

09/11/2024

2ª Avaliação

3 e 4

x

x

x

3.0

12/11/112024

x

25/11/2024

Trabalhos 01

1

x

x

x

0.5

05/08/2024

Trabalhos 02

2

x

x

x

0.5

02/09/2024

Trabalhos 03

3

x

x

x

0.5

07/10/2024

Trabalhos 04

4

0.5

04/11/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

FERREIRA, Manuel Portugal. Ser empreendedor: pensar, criar e moldar a nova empresa. São Paulo: Saraiva, 2010. 300p. ISBN 9788502087262.

2

DORNELAS, José. Empreendedorismo corporativo: como ser um empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. 4. São Paulo: Fazendo Acontecer, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786587052045.

3

TAJRA, Sanmya Feitosa. Empreendedorismo: conceitos e práticas inovadoras. São Paulo: Erica, 2019. 1 recurso online. (Eixos). ISBN 9788536531625.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

TAJRA, Sanmya Feitosa. Empreendedorismo: da ideia à ação. São Paulo: Expressa, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788536533834.

2

BESSANT, John; TIDD, Joe. Inovação e empreendedorismo. 3. Porto Alegre: Bookman, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788582605189.

3

MAÇÃES, Manuel Alberto Ramos. Empreendedorismo, inovação e mudança organizacional, v. 3. São Paulo: Grupo Almedina, 2017. 1 recurso online. (Biblioteca do gestor, 3). ISBN 9789896942236.

4

NUNES, Camila de Liz. Empreendedorismo e inovação nos ambientes das micro e pequenas empresas da Serra Catarinense. Lages, 2022. 123 p. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Saúde) - Universidade do Planalto Catarinense, Lages, 2022.

5

DORNELAS, José. Empreendedorismo para visionários: desenvolvendo negócios inovadores para um mundo em transformação. Rio de Janeiro: LTC, 2013. 1 recurso online. ISBN 978-85-216-2516-2.

obs:https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática