Uniplac - Graduação - Administração - Desenvolvimento de Talentos - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Administração

ESTRUTURA CURRICULAR

Administração Par24/21 - EC5

PROFESSOR

Dejenane de Souza Monteiro


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Desenvolvimento de Talentos

0-19072

2

40


EMENTA

Responsabilidade social das organizações. Novos paradigmas do trabalho. Talentos nas organizações: competências essenciais como vantagem competitiva, compartilhamento do conhecimento e novas formas de remuneração.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver os alunos em aspectos que permitam identificar, preparar e gerenciar talentos dentro de organizações, promovendo um ambiente de trabalho inclusivo, que propicie o crescimento profissional e bem-estar no trabalho.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Conhecer os novos paradigmas do trabalho, as mudanças que impactam as organizações e transformam as profissões; - Identificar a conexão da Gestão de Pessoas com a experiência do profissional como estratégias de talentos nas organizações; - Perceber aspectos da cultura de uma empresa como influencia os diversos comportamentos adotados pelos colaboradores; - A gestão por competências -Conhecer programas de treinamento, coaching e mentoring, como meio de transformação das competências técnicas e comportamentais;


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Novos Paradigmas do Trabalho

6

2

Competências essenciais como vantagem competitiva

8

3

Novas formas de remuneração

8

4

Gestão de pessoas e as estratégias para desenvolver talentos nas organizações

10

5

Responsabilidade social das organizações

8

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; ET – Estudo de Caso


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O aluno será avaliado por sua capacidade de buscar conhecimento, assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina.

HABILIDADES

Apresentar domínio e ideias criativas para implementar as atividades e exercícios propostos, sendo perspicaz na solução de problemas.

ATITUDES

Assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino-aprendizagem.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1, 2,3 e 4

x

x

x

2

13/11/2024

Miniaula

1 e 2

x

x

x

4

05/10/2024

x

29/10/2024

Remuneração Estratégica

3, 4 e 5

x

x

x

2

26/11/2024

x

03/12/2024

Atividades do Semestre

1,2,3,4 e 5

x

x

x

2

03/12/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CHIAVENATO, Idalberto. Coaching e mentoring: construção de talentos: as novas ferramentas da gestão de pessoas. 4. São Paulo: Atlas, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786559770403.

2

MADRUGA, Roberto. Employee experience, gestão de pessoas e cultura organizacional: a trilogia para atrair, engajar e desenvolver talentos. São Paulo: Atlas, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786559770120.

3

FERREIRA, Patricia Itala. Gestão de pessoas: gestão por competências. Rio de Janeiro: LTC, 2015. 1 recurso online. (MBA). ISBN 978-85-216-2924-5.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. ADM por competências: você gestor. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597022148.

2

BERGAMINI, Cecília Whitaker. Competência: a chave do desempenho. São Paulo: Atlas, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788522481569.

3

BES, Pablo; OLIVEIRA, Luana Yara Miolo de. Administração de cargos, salários e benefícios. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595023956.

4

RIBEIRO, Antonio de Lima. Gestão de benefícios. São Paulo: Saraiva, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788502621947.

5

ROSSI, Jéssica de Cássia et al. Desenvolvimento gerencial e liderança. Porto Alegre: SAGAH, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786556901183.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática