PLANO DE ENSINO | 2024/2 |
CURSO | Administração |
ESTRUTURA CURRICULAR | EC4 |
PROFESSOR | Kelli Aparecida Gotardo Armiliato |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Estágio III - Desenvolvimento Etapa II | 0-18417 | 8 | 6 | 120 |
EMENTA |
Desenvolvimento da Etapa I do Projeto de Estágio e de Pesquisa em Administração. |
OBJETIVO GERAL |
Elaborar e apresentar projeto de estágio de acordo com os problemas e/ou oportunidades identificados durante o processo de observação e relato das atividades desenvolvidas na organização. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Elaborar o projeto de estágio de acordo com estrutura apresentada pelo professor orientador; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | |||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. | ESTRATÉGIAS* |
1 | Introdução, tema, objetivos, revisão da literatura, metodologia, desenvolvimento do projeto, considerações finais. | 120 | AEX- APE |
| TOTAL DE HORAS | 120 |
|
*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. ARS-PD - Aulas de forma remota e síncrona utilizando plataforma digital |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||||
CONHECIMENTOS | O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina. | ||||||||||
HABILIDADES | O aluno será avaliado por sua habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita. | ||||||||||
ATITUDES | O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais, e por sua conduta nas relações interpessoal durante o processo de ensino-aprendizagem. | ||||||||||
OUTRAS | As diversas formas de manifestação do aprendizado, principalmente na assimilação da teoria e sua interação com vivência e prática profissional. | ||||||||||
DATAS PREVISTAS1 | |||||||||||
Avaliação2 | Unidades | C | H | A | Valor | Data3 | Recuperação | ||||
Sim | Data | ||||||||||
Avaliação 1 | 1 | x | x | x | 10,00 | A definir |
|
| |||
¹Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina.²Formato de avaliação definido pelo colegiado do curso.³A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. | |||||||||||
| |||||||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
| ||
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |||||||||||
1 | LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017. | ||||||||||
2 | ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2013. | ||||||||||
3 | VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2007. ( recurso on line, 2016). | ||||||||||
| |||||||||||
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |||||||||||
1 | ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS NBR 6023: Informação e documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro, 2002. NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento escrito - Apresentação. Rio de Janeiro, 2003. NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro, 2003. NBR 6028: Informação e documentação - Resumo - Apresentação. Rio de Janeiro, 2003. NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação. Rio de Janeiro, 2004. NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro, 2002. NBR 12225: Informação e documentação - Lombada - Apresentação. Rio de Janeiro, 2004. NBR 14724: Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos – Apresentação. Rio de Janeiro, 2011. | ||||||||||
2 |
| ||||||||||
3 | COOPER, Donald R. Métodos de pesquisa em administração. 12. ed. Porto Alegre: AMGM, 2016. | ||||||||||
4 | ISKANDER, Jamil Ibrahim. Normas da ABNT: comentadas para trabalhos científicos. 5 ed. Curitiba: Juruá, 2012. | ||||||||||
5 | SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 2002. | ||||||||||
|
Para a atenticação do plano de ensino |