Uniplac - Graduação - Administração - Estágio III - Desenvolvimento Etapa II - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/2

 

CURSO

Administração

ESTRUTURA CURRICULAR

EC4

PROFESSOR

Kelli Aparecida Gotardo Armiliato

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio III - Desenvolvimento Etapa II

0-18417

8

6

120

 

EMENTA

Desenvolvimento da Etapa I do Projeto de Estágio e de Pesquisa em Administração.

OBJETIVO GERAL

Elaborar e apresentar projeto de estágio de acordo com os problemas e/ou oportunidades identificados durante o processo de observação e relato das atividades desenvolvidas na organização.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1.  Elaborar o projeto de estágio de acordo com estrutura apresentada pelo professor orientador;
2.  Apresentar o relatório com o projeto para submeter a uma banca de qualificação.

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

ESTRATÉGIAS*

1

Introdução, tema, objetivos, revisão da literatura, metodologia, desenvolvimento do projeto, considerações finais.

120

AEX- APE

 

TOTAL DE HORAS

120

 

 

*Descrição das Estratégias:

AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia;  DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. ARS-PD - Aulas de forma remota e síncrona utilizando plataforma digital

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina.

HABILIDADES

O aluno será avaliado por sua habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita.

ATITUDES

O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais, e por sua conduta nas relações interpessoal durante o processo de ensino-aprendizagem.

OUTRAS

As diversas formas de manifestação do aprendizado, principalmente na assimilação da teoria e sua interação com vivência e prática profissional.

DATAS PREVISTAS1

Avaliação2

Unidades

C

H

A

Valor

Data3

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 1

1

x

x

x

10,00

A definir

 

 

 

¹Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina.²Formato de avaliação definido pelo colegiado do curso.³A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

2

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso.  3. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

3

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2007. ( recurso on line, 2016).

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS NBR 6023: Informação e documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro, 2002. NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento escrito - Apresentação. Rio de Janeiro, 2003. NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro, 2003. NBR 6028: Informação e documentação - Resumo - Apresentação. Rio de Janeiro, 2003. NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação. Rio de Janeiro, 2004. NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro, 2002. NBR 12225: Informação e documentação - Lombada - Apresentação. Rio de Janeiro, 2004. NBR 14724: Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos – Apresentação. Rio de Janeiro, 2011.

2


COLLIS, Jill; HUSSEY, Roger. Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

3

COOPER, Donald R. Métodos de pesquisa em administração.  12. ed. Porto Alegre: AMGM, 2016.

4

ISKANDER, Jamil Ibrahim. Normas da ABNT: comentadas para trabalhos científicos. 5 ed. Curitiba: Juruá, 2012.

5

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 2002.

 

 

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática