Uniplac - Graduação - Administração - Práticas Empresariais: Desenvolvimento de Negócios - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Administração

ESTRUTURA CURRICULAR

Administração Par761/17 - EC4

PROFESSOR

Petterson Andrade Arruda


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Práticas Empresariais: Desenvolvimento de Negócios

0-18419

2

40


EMENTA

A concepção de negócio. Elementos constitutivos e o processo de elaboração do Plano de Negócios. Planejamento e simulação do empreendimento. Análise de desempenho e processo de melhoria. Ferramentas de gerenciamento. Relatórios de gestão. Avaliação de resultados.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver a capacidade de identificação de oportunidades e planejamento de uma atividade empresarial desde a concepção, desenvolvimento e implantação do negócio.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender as diferenças e especificações dos vários tipos de empresas; - Reconhecer e descrever os elementos constitutivos de um plano de negócios; - Elaborar um plano de negócios profissional tendo em vista as possibilidades apresentadas pelo ambiente; - Especificar as diferentes fontes de financiamento privadas e públicas; - Simular resultados e escolher os mais viáveis.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

APRESENTAÇÃO DA METODOLGIA E BIBLIOGRAFIA UTILIZADA

2

2

- TIPOS -Tipos de negócios:
- Empresa varejista;
- Distribuidora;
- Indústria;
- Empresa mista;
- Prestadora de serviços.

4

3

ELEMENTOS CONSTITUIVOS:
- Ramo de atividade;
- Mercado Consumidor;
- Mercado concorrente;
- Mercado fornecedor;
- Portfolio;
- Localização;
- Processo operacional;
- Projeção da produção, vendas e serviços;
- Projeção financeira.

12

4

PROCESSO DE ELABORAÇÃO:
- Sumário Executivo;
- Resumo da empresa
- Descrição do portfólio;
- Análise do mercado;
- Estratégia do negócio;
- Organização e gerência do negócio; (avaliação desempenho)
- Planejamento financeiro.

10

5

FONTES DE FINANCIAMENTO:
- Fundos governamentais de financiamento;
- Fundos privados de financiamento.

2

6

- Práticas empresariais
- Simulação de resultados
- Formas de simular e apresentar os resultados

10

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Os alunos serão avaliados pela capacidade de assimilar as teorias e colocá-las em prática na produção e execução de um plano de negócio.

HABILIDADES

Responsabilidade, pontualidade, assiduidade, respeito, pro atividade, sinergia.

ATITUDES

Assimilação entre teorias e prática, capacidade de produzir em grupo, visão sistêmica, criatividade e geração de alternativas para solução de problemas.

OUTRAS

Diversas formas manifestação do aprendizado, principalmente na assimilação da teoria e sua interação com o prática.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa/relatório

x

x

x

2

04/12/2023

Pitch - Apresentação Pré - projeto

x

x

x

2

A definir

Planos de Negócios Itens1, 2 e 3

x

x

x

3

A definir

x

A definir

Planos Negócios Itens 4, 5, e, 7

x

x

x

3

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BIZZOTTO, Carlos Eduardo Negrão. Plano de negócios para empreendimentos inovadores. São Paulo: Atlas, 2008. 1 recurso online. ISBN 9788522468232.

2

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia, práticas. 34. São Paulo: Atlas, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788597016840.

3

MARTINS, Valéria Pereira; ARRUDA, Leônidas José. Estudo da aplicação do plano de negócios pelas microempresas da cidade de Lages. Lages, 2004. 83 p.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 3.ed. São Paulo: Makron Books Do Brasil Editora Ltda, 2000. 416 p. ISBN 8534610789

2

COSTA, Ana Paula Paulino da

3

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. 2.ed.rev.e atual. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2005. 292 p. ISBN 853521500x

4

DORNELAS, José et al. Plano de negócios com o modelo Canvas: guia prático de avaliação de ideias de negócio a partir de exemplos. Rio de Janeiro: LTC, 2015. 1 recurso online. ISBN 978-85-216-2965-8.

5

MASIERO, Gilmar. Administração de empresas. 3. São Paulo: Saraiva, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788502177543.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática