PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Administração |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Administração Par761/17 - EC4 |
PROFESSOR |
Petterson Andrade Arruda |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Empresariais: Desenvolvimento de Negócios |
0-18419 |
8º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
A concepção de negócio. Elementos constitutivos e o processo de elaboração do Plano de Negócios. Planejamento e simulação do empreendimento. Análise de desempenho e processo de melhoria. Ferramentas de gerenciamento. Relatórios de gestão. Avaliação de resultados. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver a capacidade de identificação de oportunidades e planejamento de uma atividade empresarial desde a concepção, desenvolvimento e implantação do negócio. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Compreender as diferenças e especificações dos vários tipos de empresas; - Reconhecer e descrever os elementos constitutivos de um plano de negócios; - Elaborar um plano de negócios profissional tendo em vista as possibilidades apresentadas pelo ambiente; - Especificar as diferentes fontes de financiamento privadas e públicas; - Simular resultados e escolher os mais viáveis. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
APRESENTAÇÃO DA METODOLGIA E BIBLIOGRAFIA UTILIZADA |
2 |
2 |
- TIPOS -Tipos de negócios: |
4 |
3 |
ELEMENTOS CONSTITUIVOS: |
12 |
4 |
PROCESSO DE ELABORAÇÃO: |
10 |
5 |
FONTES DE FINANCIAMENTO: |
2 |
6 |
- Práticas empresariais |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Os alunos serão avaliados pela capacidade de assimilar as teorias e colocá-las em prática na produção e execução de um plano de negócio. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Responsabilidade, pontualidade, assiduidade, respeito, pro atividade, sinergia. |
|||||||||||
ATITUDES |
Assimilação entre teorias e prática, capacidade de produzir em grupo, visão sistêmica, criatividade e geração de alternativas para solução de problemas. |
|||||||||||
OUTRAS |
Diversas formas manifestação do aprendizado, principalmente na assimilação da teoria e sua interação com o prática. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa/relatório |
|
x |
x |
x |
2 |
04/12/2023 |
|
|
||||
Pitch - Apresentação Pré - projeto |
|
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
||||
Planos de Negócios Itens1, 2 e 3 |
|
x |
x |
x |
3 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Planos Negócios Itens 4, 5, e, 7 |
|
x |
x |
x |
3 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BIZZOTTO, Carlos Eduardo Negrão. Plano de negócios para empreendimentos inovadores. São Paulo: Atlas, 2008. 1 recurso online. ISBN 9788522468232. |
|||||||||||
2 |
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia, práticas. 34. São Paulo: Atlas, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788597016840. |
|||||||||||
3 |
MARTINS, Valéria Pereira; ARRUDA, Leônidas José. Estudo da aplicação do plano de negócios pelas microempresas da cidade de Lages. Lages, 2004. 83 p. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 3.ed. São Paulo: Makron Books Do Brasil Editora Ltda, 2000. 416 p. ISBN 8534610789 |
|||||||||||
2 |
COSTA, Ana Paula Paulino da |
|||||||||||
3 |
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. 2.ed.rev.e atual. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2005. 292 p. ISBN 853521500x |
|||||||||||
4 |
DORNELAS, José et al. Plano de negócios com o modelo Canvas: guia prático de avaliação de ideias de negócio a partir de exemplos. Rio de Janeiro: LTC, 2015. 1 recurso online. ISBN 978-85-216-2965-8. |
|||||||||||
5 |
MASIERO, Gilmar. Administração de empresas. 3. São Paulo: Saraiva, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788502177543. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |