Uniplac - Graduação - Administração - Práticas Empresariais: Jogos de Empresas - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Administração

ESTRUTURA CURRICULAR

Administração Par761/17 - EC4

PROFESSOR

Munir Saleh


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Práticas Empresariais: Jogos de Empresas

0-18418

2

40


EMENTA

Simulação: contexto, aprendizagem e tipos. Planejamento e simulação de negócios. Sistemas de apoio à decisão. O relatório de gestão.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar através do exercício prático da implantação e avaliação de empresas o estudo da concorrência, levando ao aluno uma visão sistêmica da ligação entre as disciplinas estudadas no decorrer do curso.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Capacitar os acadêmicos no processo de aprendizagem sobre jogos de empresas: sua utilização, histórico, conceitos, características e classificação. 2. Desenvolver o aluno na compreensão e aplicação dos jogos na concorrência empresarial. 3. Aplicar conceitos de planejamento estratégico na gestão do negócio. 4. Desenvolver a visão sistêmica para auxiliar no processo de tomada de decisão. 5. Incentivar a leitura sobre planejamento e desenvolvimento das organizações com o intuito de instigar o desenvolvimento do aluno na visão sistêmica do negócio e aplicação de ferramentas administrativas. 6. Estimular trabalho em equipe, visando motivar o desenvolvimento de todos os componentes e as relações interpessoais.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Introdução:
1.1. Conceito de Jogos de Empresas;
1.2. Características de um Jogo de Empresas;
1.3. Objetivos dos Jogos de Empresas;
1.4. Elementos de um Jogo de Empresas;
1.5. Vantagens da aplicação de jogos de empresas;
1.6. Jogos de Empresas e o Ensino.

4

2

2. O plano de negócios:
2.1. Ideias de negócio;
2.2. Viabilidade do negócio;
2.3. Formalização;
2.4. Organização e administração do negócio.

8

3

3. Planejamento Estratégico:
3.1. O processo de planejamento estratégico;
3.2. O diagnóstico estratégico;
3.3. A macroestratégia;
3.4. Estratégias funcionais;
3.5. Premissas da estratégia deliberada

8

4

4. Tomada de decisão e análise operacional:
4.1. Produto e Mercado;
4.2. Produção;
4.3. Marketing;
4.4. Pessoas;
4.5. Finanças.

4

5

5. Avaliação Balanced Scorecard:
5.1. Perspectivas
5.1.1. Financeira;

12

 

TOTAL DE HORAS

36 h


Estratégias:AEX, ARM, ARS-PD


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina e Avaliações individuais utilizando plataformas digitais. Exercícios individuais para tomada de decisão e discussão em grupos para debater os resultados.

HABILIDADES

Trabalho em grupo. Resiliência e utilização de conhecimentos anteriores para tomada de decisão.

ATITUDES

Pontualidade, respeito aos colegas, e dedicação aos conteúdos repassados.

OUTRAS

Serão realizadas 02 (três) avaliações ao longo do semestre letivo, com datas programadas com antecedência mínima de uma semana. Avaliação 1: Projeto de Negócios com apresentação Avaliação 2: Plano de Negócios com apresentação Avaliação 3: Entrega do Plano descrito

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Pitch e Apresentação do Pré-Projeto

1 e 2

x

x

x

2.0

13/08/2024

Plano de Negócios Itens 1,2,3

1,2 e 3

x

x

x

3.0

17/09/2024

x

01/10/2024

Plano de Negócios Itens 4,5,6,7

3 e 4

x

x

x

3.0

22/10/2024

x

05/11/2023

Relatório Final - Avaliação Integrativa

1,2,3,4,5

2

03/12/2023


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia, práticas. 27. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 335 p. ISBN 978-85-224-5826-4.

2

MARINHO, Raul. Prática na teoria: aplicações da teoria dos jogos e da evolução aos negócios. 2. São Paulo: Saraiva, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788502126114.

3

BARÇANTE, Luiz Cesar. Jogos, negócios e empresas: business games. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007. 99p. ISBN 978-85-7303-719-7.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

COSTA, Eliezer Arantes da. Gestão estratégica da empresa que temos para a empresa que queremos. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2009. 424 p. ISBN 978-85-02-06188-0.

2

Jogos de empresa e técnicas vivenciais / 1997 - ( Livros ) GRAMIGNA, Maria Rita Miranda. Jogos de empresa e técnicas vivenciais. São Paulo: Makron Books Do Brasil Editora Ltda, 1997. 216 p.:il 185 ISBN 85-346-0487-8

3

D’ELBOUX, Paulo César. Jogos de Empresa. Anuário da Produção Acadêmica Docente. Vol. XII, N° 2, Ano 2008. São Paulo: Anhanguera Educacional AS. 19 de dezembro de 2008.

4

CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 8.ed. Belo Horizonte: INDG, 2004. 266 p. ISBN 8598254037 Número de chamada: 658.562 C198g

5

MARRAS, Jean Pierre. Gestão estratégica de pessoas: conceitos e tendências. São Paulo: Editora Saraiva, 2010. 357p. ISBN 9788502104082 Número de chamada: 658.3 G393

6

PRETTO,. Fernando Natal de. Pedagogia participativa na formação de administradores. São Paulo, 2006. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-20042007-085536/pt-br.php

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