PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Arquitetura e Urbanismo |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Arquitetura e Urbanismo Par038/22 |
PROFESSOR |
Nathielle Waldrigues Branco |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Desenho Assistido por Computador I |
0-19243 |
2º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Representação digital técnica em nível fundamental. Desenho técnico assistido por computador com base nas normas de representação. Abstração de formas e volumes. Desenho normativo aplicado ao projeto de arquitetura e urbanismo assistido por computador. |
OBJETIVO GERAL |
Promover junto aos discentes a prática e utilização do software AutoCad na construção, edição e formatação de projetos arquitetônicos e urbanísticos de acordo com as normas vigentes. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Criar condições de aprendizado e utilização do software de maneira adequada a realidade dos discentes; - Desenvolver aptidões de criação, leitura e interpretação de projetos arquitetônicos com a utilização de sistema CAD; - Associar e aplicar ao desenvolvimento de projetos as normas técnicas vigentes; - Proporcionar ao discente condições de integrar a concepção do projeto a prática profissional; - Demonstrar a importância e eficiência dos sistemas CAD na vida profissional do arquiteto; - Promover a interdisciplinaridade durante a utilização do software na criação dos projetos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação do plano de ensino e encaminhamentos relativos ao funcionamento da disciplina. Apresentação do software a ser utilizado e orientações sobre download do software. |
2 |
2 |
Conceitos iniciais: forma de funcionamento do software, menus, ferramentas, comandos e configurações iniciais. |
4 |
3 |
Iniciação ao desenho assistido por computador: utilização de layers, ferramentas de construção e edição, utilização de blocos e utilização de hachuras. Representação de projeto em nível inicial. |
16 |
4 |
Graficação do projeto: configuração e utilização de cotagem, configuração e utilização de textos. Aplicação de normas vigentes ao projeto. |
12 |
5 |
Montagem de pranchas e configurações de plotagem. |
6 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. TIC’s – Tecnologias da Informação e Comunicação ARS-Aula Remota Síncrona; AEDRS- Aula e Estudo Dirigido Remota Síncrona |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Conhecimentos avaliados através do desenvolvimento de trabalho prático e avaliação operatória com ênfase no desenvolvimento de projetos. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de adaptação e utilização do software no desenvolvimento das atividades propostas. Domínio das ferramentas do software e aplicação no desenvolvimento das atividades. |
|||||||||||
ATITUDES |
Demonstração do interesse do discente nas atividades propostas, através da busca por orientações e produção; Frequência as aulas; Bom relacionamento com colegas e professor; Cumprimento de prazos. |
|||||||||||
OUTRAS |
. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 1 |
1,2,3 |
x |
x |
x |
3.0 |
04/09/2024 |
x |
18/09/2024 |
||||
Avaliação 2 |
1,2,3,4,5 |
x |
x |
x |
3.0 |
30/10/2024 |
x |
06/11/2024 |
||||
Avaliação 3 |
1,2,3,4,5 |
x |
x |
x |
2.0 |
27/11/2024 |
|
|
||||
Integrativa |
- |
x |
x |
x |
2.0 |
21/09/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
FARRELLY, Lorraine. Técnicas de representação. Porto Alegre: Bookman, 2011. 176p. ISBN 9788577808069 |
|||||||||||
2 |
FRENCH, Thomas Ewing; VIERCK, Charles J. Desenho técnico e tecnologia gráfica. 7. ed. São Paulo: Editora Globo S/a, 2002. 1093 p. ISBN 852500733-1 |
|||||||||||
3 |
CAMPOS NETTO, Claudia. Autocad 2019 2019 para Windows. São Paulo: Erica, 2019. 1 recurso online. (Estudo dirigido). ISBN 9788536530840. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
LEGGITT, Jim. Desenho de arquitetura: técnicas e atalhos que usam tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2004. 208 p. ISBN 8536303999 |
|||||||||||
2 |
SILVA, Arlindo; RIBEIRO, Carlos Tavares; DIAS, João .; SOUSA, Luís. Desenho técnico moderno. 4.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. 475 p. ISBN 9788521615224. |
|||||||||||
3 |
KATORI, Rosa. AutoCad 2013: projetos em 3d. São Paulo: SENAC SP, 2013. 440p. ISBN 9788539603473 |
|||||||||||
4 |
OLIVEIRA, Adriano de. Desenho computadorizado: técnicas para projetos arquitetônicos. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536519685. |
|||||||||||
5 |
CRUZ, Michele David da. Desenho técnico. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536518343. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |