PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Arquitetura e Urbanismo |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Arquitetura e Urbanismo Par038/22 |
PROFESSOR |
Sandra Medeiros Santo |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Extensionistas |
0-19247 |
2º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Práticas extensionistas do curso de Arquitetura e Urbanismo. |
OBJETIVO GERAL |
Oportunizar aos acadêmicos práticas externas que possibilitem aplicar seus conhecimentos teóricos em situações reais, explorando a caminhabilidade, a acessibilidade e a importância dos passeios públicos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Desenvolver habilidades práticas, como observação, pesquisa, entrevistas e pensamento crítico. Contribuir para uma compreensão mais aprofundada dos temas norteadores da disciplina e, ao mesmo tempo, possibilitar uma cooperação mútua com as questões sociais envolvidas. Suscitar discussões e reflexões sobre como tornar as rotas mais acessíveis e inclusivas. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
PRAÇAS PÚBLICAS: |
10 |
2 |
ACESSIBILIDADE UNIVERSAL |
10 |
3 |
METODOLOGIA DE TRABALHO |
10 |
4 |
PROJETO DE EXTENSÃO |
10 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina. |
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HABILIDADES |
Habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita. |
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ATITUDES |
Assiduidade e pontualidade, interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoais. |
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OUTRAS |
Será observada a capacidade de visão sistêmica, crítica, e do saber ouvir do aluno. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
1 a 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
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Avaliação 1 - Processual |
1 a 4 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 2 - Projeto de Extensão |
1 a 4 |
x |
x |
x |
5.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 2.ed. Rio de Janeiro , 2005. 97p. |
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2 |
LUCCARELLI, Ana Carolina de Moraes. Políticas públicas de mobilidade urbana, acessibilidade e sustentabilidade. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786589965862. |
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3 |
NEUFERT, Peter. Neufert: arte de projetar em arquitetura. 17.ed. Barcelona: GG, 2011. 605p. ISBN 9788525219009 |
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4 |
WHOBLESCKI, Filipe Antonio; CORDEIRO, Celso Aurélio. Análise preliminar de riscos na atividade de manutenção e preservação de praças e ruas do município de Lages. Lages, 2012. 42 p. |
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5 |
OLIVO, Luis Carlos Cancellier de. As organizações sociais e o novo espaço público. Florianópolis: Studium, 2005. 134 p. ISBN 8589012212 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
SAAD, Ana Lúcia. Acessibilidade: guia prático para o projeto de adaptações e de novas edificações. São Paulo: Pini, 2011. ISBN 97885572662413. |
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2 |
FRANCO, Jeferson; FRANCO, Ana. Como elaborar trabalhos acadêmicos nos padrões da ABNT aplicando recursos de informática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006. 164 p. ISBN 8573935448 |
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3 |
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS. Governo e sociedade civil: um debate sobre espaços públicos democráticos. São Paulo: Peiropolis, 2003. 95 p. ISBN 8575960156 |
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4 |
CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA. Agenda 21: sinal verde para o desenvolvimento sustentável. Belo Horizonte: Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, 2004. 23 p.:il |
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5 |
FRANCIS CHING. Dicionário Visual de Arquitetura. 2. Martins Fontes 2010 |
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obs: SAVELLI, Miller; GOMES, Marcos Antônio Silvestre. A dimensão socioespacial das praças públicas em Uberaba-MG. In: Geografia. Rio Claro, v.47, n.1, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ageteo/article/view/16221. Acessado: 19 jul 2024. |
Para a atenticação do plano de ensino |