Uniplac - Graduação - Arquitetura e Urbanismo - Projeto Arquitetônico III (Articuladora) - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Arquitetura e Urbanismo

ESTRUTURA CURRICULAR

Arquitetura e Urbanismo Par038/22

PROFESSOR

Kareenn Cristina Zanela Diener, Francine Malinverni Freitas


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Projeto Arquitetônico III (Articuladora)

0-19533

6

120


EMENTA

Conforto, eficiência energética e sustentabilidade em arquitetura e urbanismo. Exercício projetual

de média escala em nível de anteprojeto em contexto urbano consolidado com foco na arquitetura

sustentável. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o pçerfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver um projeto arquitetônico, de media escala em nível de anteprojeto, inserido em um contexto urbano consolidado, que integre os princípios de conforto, eficiência energética e sustentabilidade, visando criar um ambiente construído que minimize o impacto ambiental, otimize o uso de recursos naturais e promova o bem-estar dos usuários, alinhando-se com as melhores práticas de Arquitetura e Urbanismo sustentável.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver um projeto arquitetônico, de media escala em nível de anteprojeto, inserido em um contexto urbano consolidado, que integre os princípios de conforto, eficiência energética e sustentabilidade, visando criar um ambiente construído que minimize o impacto ambiental, otimize o uso de recursos naturais e promova o bem-estar dos usuários, alinhando-se com as melhores práticas de Arquitetura e Urbanismo sustentável.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

- Apresentações, Plano de Ensino, Cronograma e Avaliações. Exposição do problema projetual e orientação do enfoque de edifícios sustentáveis.
- Lançamento de demanda e de análise por meio de leituras de projeto

24

2

- Estudos de caso de projetos nacionais e internacionais. Desenvolvimento dos estudos, orientação e definição do partido geral que tem como foco as premissas de sustentabilidade.

24

3

- Lançamento do estudo conceitual de projeto: definição do tema específico, do conceito de projeto, dos sistemas construtivos e da delimitação da área de intervenção, inter-relacionando-os entre si.
- Apresentação de programas de necessidades de diagramas, organogramas, fluxogramas, levantamentos. Desenvolvimento dos estudos e definição do partido geral. Articulação individual / grupo.

12

4

- Desenvolvimento de análise de lugar e contexto de projeto, bem como de condicionantes, dimensionamentos, zoneamentos e funcionamentos da intervenção pautadas na inserção urbana, legislação, histórico, paisagem, ambiente.
- Apresentações dos Estudos preliminares de projeto: levantamento de dados, base cartográfica, legislação, registros gráficos e fotográficos, definição de diretrizes dos locais de intervenção. Elaboração de mapas, painéis, desenhos e maquetes do terreno.

20

5

- Análises e respostas para intervenção no lugar. Orientações e elaboração do painel final e apresentação do projeto. Análise crítica, resultados, conclusão.

40

 

TOTAL DE HORAS

120 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Interpretação do problema projetual. Domínio dos usos, das funções e da distribuição dentro da escala do tema adotado. Equacionamento dos condicionantes de conforto e eficiência energética no projeto. Constituição de repertório técnico-construtivo. Leitura do contexto urbano e estabelecimento de relações com o entorno, a cidade e condicionantes ambientais. Projeto fundamentado na sustentabilidade. Expressão da forma combinando conceito, programa, lugar e técnica de construção, e capacidade de síntese formal.

HABILIDADES

Atendimento aos enunciados e agilidade nas respostas. Pesquisa, seleção e definições para constituição de repertório. Comunicação gráfica e oral, vocabulário próprio da disciplina. Aquisição de conhecimento técnico / tecnológico e sua aplicação. Evolução, desenvolvimento e qualificação do trabalho, persistência e busca por resultados. Coerência entre intenções, comprometimento e adequação ao contexto, e as soluções.

ATITUDES

Presença, interesse, envolvimento, pesquisa, trabalho contínuo e processual. Acompanhamento e assessoramento: nas aulas expositivas, exercícios, estudos, trabalhos em grupo e individuais, e nas demais atividades.

OUTRAS

OUTRAS Expressão gráfica e linguagem próprias.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

1,2,3

2

A definir

Conjunto Avaliativo 01

1

0.5

A definir

Conjunto Avaliativo 02

3,4,6

1

A definir

Conjunto Avaliativo 03

1,2,3,4

1

A definir

x

A definir

Painel final de anteprojeto preliminar

4,5

2.5

A definir

x

A definir

Painel final anteprojeto

5,6

3

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

KEELER, Marian; BURKE, Bill. Fundamentos de projeto de edificações sustentáveis. Porto Alegre: Bookman, 2010. 353p. ISBN 9788577807109

2

PANESI, André R. Quinteros. Fundamentos de eficiência energética: industrial, comercial e residencial. São Paulo: Ensino Profissional Editora, 2006. 185p. ISBN 8599823035

3

ROAF, Sue; FUENTES, Manuel; THOMAS-REES, Stephanie. Ecohouse: a casa ambientalmente sustentável. 4. Porto Alegre: Bookman, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788582601778.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BROWN, G. Z; DEKAY, Mark. Sol, vento e luz: estratégias para o projeto de arquitetura. 2. Porto Alegre: Bookman, 2004. ISBN 9788577800902.

2

CHING, Francis D. K. Arquitetura: forma, espaço e ordem. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008. ISBN 9788533624221.

3

ROMERO, Marta Adriana Bustos. Arquitetura bioclimática do espaço público. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007.

4

HERTZBERGER, Herman. Lições de arquitetura. São Paulo: Perspectiva, 1999

5

MARIOKA, Carlos Alberto; CRUZ, Michele David da. Desenho Técnico - Medidas e Representação Gráfica. São Paulo: Erica, 2014.

obs: (Architecture & Design Series) James Wines, Philip Jodidio - Green Architecture. The Art of Architecture in the Age of Ecology-Taschen (2000) (Lessons from the vernacular architecture) Weber, Willi_ Yannas, Simos - Lessons from vernacular architecture-Routledge_Earthscan (2014)

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