PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Arquitetura e Urbanismo |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Arquitetura e Urbanismo Par038/22 |
PROFESSOR |
Kareenn Cristina Zanela Diener, Francine Malinverni Freitas |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Projeto Arquitetônico III (Articuladora) |
0-19533 |
4º |
6 |
120 |
EMENTA |
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Conforto, eficiência energética e sustentabilidade em arquitetura e urbanismo. Exercício projetual de média escala em nível de anteprojeto em contexto urbano consolidado com foco na arquitetura sustentável. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o pçerfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver um projeto arquitetônico, de media escala em nível de anteprojeto, inserido em um contexto urbano consolidado, que integre os princípios de conforto, eficiência energética e sustentabilidade, visando criar um ambiente construído que minimize o impacto ambiental, otimize o uso de recursos naturais e promova o bem-estar dos usuários, alinhando-se com as melhores práticas de Arquitetura e Urbanismo sustentável. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Desenvolver um projeto arquitetônico, de media escala em nível de anteprojeto, inserido em um contexto urbano consolidado, que integre os princípios de conforto, eficiência energética e sustentabilidade, visando criar um ambiente construído que minimize o impacto ambiental, otimize o uso de recursos naturais e promova o bem-estar dos usuários, alinhando-se com as melhores práticas de Arquitetura e Urbanismo sustentável. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
- Apresentações, Plano de Ensino, Cronograma e Avaliações. Exposição do problema projetual e orientação do enfoque de edifícios sustentáveis. |
24 |
2 |
- Estudos de caso de projetos nacionais e internacionais. Desenvolvimento dos estudos, orientação e definição do partido geral que tem como foco as premissas de sustentabilidade. |
24 |
3 |
- Lançamento do estudo conceitual de projeto: definição do tema específico, do conceito de projeto, dos sistemas construtivos e da delimitação da área de intervenção, inter-relacionando-os entre si. |
12 |
4 |
- Desenvolvimento de análise de lugar e contexto de projeto, bem como de condicionantes, dimensionamentos, zoneamentos e funcionamentos da intervenção pautadas na inserção urbana, legislação, histórico, paisagem, ambiente. |
20 |
5 |
- Análises e respostas para intervenção no lugar. Orientações e elaboração do painel final e apresentação do projeto. Análise crítica, resultados, conclusão. |
40 |
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TOTAL DE HORAS |
120 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Interpretação do problema projetual. Domínio dos usos, das funções e da distribuição dentro da escala do tema adotado. Equacionamento dos condicionantes de conforto e eficiência energética no projeto. Constituição de repertório técnico-construtivo. Leitura do contexto urbano e estabelecimento de relações com o entorno, a cidade e condicionantes ambientais. Projeto fundamentado na sustentabilidade. Expressão da forma combinando conceito, programa, lugar e técnica de construção, e capacidade de síntese formal. |
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HABILIDADES |
Atendimento aos enunciados e agilidade nas respostas. Pesquisa, seleção e definições para constituição de repertório. Comunicação gráfica e oral, vocabulário próprio da disciplina. Aquisição de conhecimento técnico / tecnológico e sua aplicação. Evolução, desenvolvimento e qualificação do trabalho, persistência e busca por resultados. Coerência entre intenções, comprometimento e adequação ao contexto, e as soluções. |
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ATITUDES |
Presença, interesse, envolvimento, pesquisa, trabalho contínuo e processual. Acompanhamento e assessoramento: nas aulas expositivas, exercícios, estudos, trabalhos em grupo e individuais, e nas demais atividades. |
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OUTRAS |
OUTRAS Expressão gráfica e linguagem próprias. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Integrativa |
1,2,3 |
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2 |
A definir |
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Conjunto Avaliativo 01 |
1 |
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|
0.5 |
A definir |
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Conjunto Avaliativo 02 |
3,4,6 |
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|
1 |
A definir |
|
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Conjunto Avaliativo 03 |
1,2,3,4 |
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1 |
A definir |
x |
A definir |
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Painel final de anteprojeto preliminar |
4,5 |
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2.5 |
A definir |
x |
A definir |
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Painel final anteprojeto |
5,6 |
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|
|
3 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
KEELER, Marian; BURKE, Bill. Fundamentos de projeto de edificações sustentáveis. Porto Alegre: Bookman, 2010. 353p. ISBN 9788577807109 |
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2 |
PANESI, André R. Quinteros. Fundamentos de eficiência energética: industrial, comercial e residencial. São Paulo: Ensino Profissional Editora, 2006. 185p. ISBN 8599823035 |
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3 |
ROAF, Sue; FUENTES, Manuel; THOMAS-REES, Stephanie. Ecohouse: a casa ambientalmente sustentável. 4. Porto Alegre: Bookman, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788582601778. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BROWN, G. Z; DEKAY, Mark. Sol, vento e luz: estratégias para o projeto de arquitetura. 2. Porto Alegre: Bookman, 2004. ISBN 9788577800902. |
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2 |
CHING, Francis D. K. Arquitetura: forma, espaço e ordem. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008. ISBN 9788533624221. |
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3 |
ROMERO, Marta Adriana Bustos. Arquitetura bioclimática do espaço público. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007. |
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4 |
HERTZBERGER, Herman. Lições de arquitetura. São Paulo: Perspectiva, 1999 |
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5 |
MARIOKA, Carlos Alberto; CRUZ, Michele David da. Desenho Técnico - Medidas e Representação Gráfica. São Paulo: Erica, 2014. |
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obs: (Architecture & Design Series) James Wines, Philip Jodidio - Green Architecture. The Art of Architecture in the Age of Ecology-Taschen (2000) (Lessons from the vernacular architecture) Weber, Willi_ Yannas, Simos - Lessons from vernacular architecture-Routledge_Earthscan (2014) |
Para a atenticação do plano de ensino |