Uniplac - Graduação - Arquitetura e Urbanismo - História da Arquitetura e Urbanismo II - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/2

CURSO

Arquitetura e Urbanismo

ESTRUTURA CURRICULAR

Arquitetura e Urbanismo Par038/22

PROFESSOR

Sandra Medeiros Santo

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

História da Arquitetura e Urbanismo II

0-19534

80

EMENTA

Estudo da produção e estruturação da arquitetura e da cidade moderna. História, estudo e análise

crítica do urbanismo do século XX aos dias de hoje. Evolução urbana e arquitetônica no Brasil e

pensamentos da cidade moderna.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar ao aluno a compreensão do processo arquitetônico e histórico do surgimento das cidades moderna; os fatores sociais e culturais, seus elementos compositivos, formais e construtivos, bem como os diferentes aportes científicos que contribuíram para as formulações arquitetônicas e urbanísticas presentes no final do século XIX e século XX, contribuir para a compreensão do contexto histórico das unidades arquitetônicas, percebendo a sua função, forma, técnica e significado, que estão atrelados aso contexto histórico/social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender e estudar as linguagens arquitetônicas de cada período, os principais expoentes da arquitetura, suas obras, localizando-as no tempo e no espaço. Compreender os antecedentes da Arquitetura no final do século XIX e as origens do movimento moderno. Desenvolver a habilidade para a construção de significados a partir da análise crítica da história e da cultura arquitetônica, a partir das principais vertentes surgidas no decorrer do século XX. Analisar a evolução do desenho arquitetônico e urbano, identificando as características estilísticas que conformaram o pensamento moderno de cidade e do urbanismo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

Apresentação da disciplina;
Antecedentes ao movimento moderno;
Os primeiros passos rumo à modernidade;
As vanguardas na arquitetura e o movimento moderno

6

Exposições Internacionais;
Werkbund Colônia, Stutgart;
A arquitetura organicista - Frank Lloyd White

12

3

A escola, método e contribuições;
O pensamento de Gropius - as primeiras ideias racionalistas
A arquitetura da Bauhaus.

12

THE STIJL - O Neoplasticismo - The Van Doesburg e Piet Mondrian
Le Corbusier - racionalismo e neobrutalismo

20

5

Mies Van der Rohe;
Alvar Aalto;
Os CIAMs
O Método Internacional

20

6

Arquitetura Funcional
A Carta de Atenas e a nova agenda da Carta de Atenas. Estudo da cidade e do urbanismo.

10

7

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSU nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais as Atividades Práticas Extraclasse através de trabalhos individuais/grupo.

TOTAL DE HORAS

Estratégias:AEX-ARN-DG-ED-ET-AGC-SEM-APE-TI-VT

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Compreender as linguagens arquitetônicas de cada período, os principais expoentes da arquitetura, suas obras, localizando-as no tempo e no espaço.

HABILIDADES

Compreender a história da arquitetura, seu contexto histórico e ontológico.

ATITUDES

Cooperação, participação, pontualidade

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Unidades

Recuperação

Sim

Avaliação Integrativa

Visita Técnica

Análise Período - seminário/análise textos

Análise Período 2 - seminário/textos

A definir

Trabalho final - análise de obras

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BALLANTYNE, Andrew. As mais importantes edificações da pré-história à atualidade: plantas, cortes e elevações. Porto Alegre: Bookman, 2012. 320p. ISBN 9788540701984

2

LAMAS, José M. Ressano Garcia. Morfologia urbana e desenho da cidade. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004. 590 p. ISBN 9723109034.

3

LE CORBUSIER. Por uma arquitetura. 7. ed. São Paulo: Editora Perspectiva S/a, 2013. 205 p. (Arquitetura) ISBN 9788527301428

4

MUMFORD, Lewis. A cidade na história: suas origens, transformações e perspectivas. Belo Horizonte: Livraria Italiaia Editora Limitada, 1965. 829 p. (Coleção espírito do nosso tempo).

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

MUMFORD, Lewis. Arquitetura, construção e urbanismo. São Paulo: Editora Cultrix Ltda., 1956. 201 p.

2

PASTORE, José. Brasília: a cidade e o homem. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1969. 161 p. (Série 2ª ciências sociais).

3

PEDREIRA, Livia. Brasília: 50 anos de arquitetura. São Paulo: Editora Abril, 2010. 176p. ISBN 9788536409245.

4

REIS FILHO, Nestor Goulart. Contribuição ao estudo da evolução urbana do Brasil: (1500/1720). São Paulo: Enio Matheus Guazzelli & Cia. Ltda, 1968. 135 p.:il (Biblioteca Pioneria De Arte, Arquitetura E Urbanismo) 16609

5

FREITAS, Grace de. Brasília e o projeto construtivo brasileiro. Rio de Janeiro, Zahar, 2007. 1-recurso online. ISBN 9788537803301.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura