PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Arquitetura e Urbanismo |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Arquitetura e Urbanismo Par038/22 |
PROFESSOR |
Kareenn Cristina Zanela Diener |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Conforto Ambiental |
0-19535 |
4º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Meio ambiente e o conforto térmico na arquitetura e no urbanismo. Sustentabilidade ambiental e bioclimatismo. Ventilação, iluminação natural e artificial. Movimento aparente do sol e o uso de proteções. |
OBJETIVO GERAL |
Capacitar o aluno na aplicação prática das estratégias para o alcance do conforto ambiental a partir do entendimento das relações das condicionantes naturais e o ambiente construído |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Compreender conceitos e premissas de conforto, bioclimática, sustentabilidade e do ecodesign. Compreender os tipos de clima, as zonas bioclimáticas brasileiras e suas estratégias e adequações arquitetônicas. Compreender o movimento aparente do sol e os efeitos do sol e do vento nas edificações. Criar e aplicar estratégias para conforto ambiental de forma passiva, visando a eficiência energética da edificação. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
PLANO DE ENSINO, CRONOGRAMA E AVALIAÇÕES |
2 |
2 |
CONCEITOS E HISTÓRIA DA SUSTENTABILIDADE E DO ECODESIGN |
4 |
3 |
BIOCLIMÁTICA E ZONEAMENTO BIOCLIMÁTICO BRASILEIRO |
10 |
4 |
GEOMETRIA SOLAR e ARQUITETURA |
10 |
5 |
VENTILAÇÃO NATURAL |
6 |
6 |
APLICAÇÃO PRÁTICA DE ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS |
8 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Relação do clima e ambiente construído, bioclimática e suas estratégias, eficiência energética em edificações |
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HABILIDADES |
Avaliação das condicionantes climáticas como premissa de projeto, criação de estratégias para o melhoramento do conforto ambiental, avaliação técnica das escolhas de projeto |
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ATITUDES |
Presença Interesse Iniciativa Participação Envolvimento Comunicação |
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OUTRAS |
- |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 01 - insolação |
01 |
x |
x |
|
1 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 02 - Trabalho arquitetura e sustentabilidade |
02 |
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 03 – zonas bioclimáticas |
03 |
|
|
|
1.5 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 04 – Exercícios de geometria/ventilação/brises |
04 |
x |
x |
x |
4 |
A definir |
|
|
||||
Integrativa |
Todas |
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
FROTA, Anésia Barros; SCHIFFER, Sueli Ramos. Manual de conforto térmico. 8.ed. São Paulo: Studio Nobel, 2003. 243p. ISBN 9788585445393 |
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2 |
BISTAFA, Sylvio R. Acústica aplicada ao controle do ruído. 2.ed.rev. São Paulo: Blucher, 2011. 377p. ISBN 9788521205814 |
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3 |
ROAF, Sue; FUENTES, Manuel; THOMAS, Stephanie. Ecohouse: a casa ambientalmente sustentável. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. 488p. ISBN 9788577803613 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
OKAMOTO, John. Percepção ambiental e comportamento. Mackenzie |
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2 |
COSTA, Ennio Cruz da. Arquitetura ecológica: condicionamento térmico natural. São Paulo: Blucher, 1982. 1 recurso online. ISBN 9788521214205. |
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3 |
MASCARO, Lucia Elvira Alicia Raffo. Ambiência Urbana - Urban Environment. +4 2004 ISBN 8524105178 |
|||||||||||
4 |
ROMERO, Marta Adriana Bustos. Arquitetura bioclimática do espaço público. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007. 223p. ISBN 8523006524 |
|||||||||||
5 |
COELHO, Darlene Figueiredo Borges; CRUZ, Victor Hugo do Nascimento. Edifícios inteligentes: uma visão das tecnologias aplicadas. São Paulo: Blucher, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788580392210. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |