PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Arquitetura e Urbanismo |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Arquitetura e Urbanismo Par038/22 |
PROFESSOR |
Kareenn Cristina Zanela Diener |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Extensionistas |
0-19538 |
4º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver habilidades práticas, como observação, pesquisa, entrevistas e pensamento crítico. Contribuir para uma compreensão mais aprofundada dos temas norteadores da disciplina e, ao mesmo tempo, possibilitar uma cooperação mútua com as questões sociais envolvidas em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Compreender, por meio de leitura, os principais elementos envolvidos nos aspectos de conforto em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) - Compreender, mediante observação “in loco”, os aspectos formais, ambientais, materiais, de ventilação, de iluminação, de temperatura e de ergonomia em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). - Fortalecer, por meio dessas práticas, o vínculo universidade-sociedade, oferecendo aos estudantes a oportunidade de aplicar conhecimentos técnicos em situações reais e de exercer uma cidadania ativa. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da disciplina |
2 |
2 |
Introdução a prática extensionista |
2 |
3 |
Compreender, por meio de leitura, como podemos melhorar as condições de conforto ambiental em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs |
4 |
4 |
Compreender, por meio de leitura, como podemos melhorar as condições de ventilação, iluminação, temperatura e ergonomia em ambientes de permanência prolongada |
4 |
5 |
Seminários |
8 |
6 |
Desenvolvimento de prática extensionista |
2 |
7 |
Desenvolvimento de prática extensionista |
2 |
8 |
Devolutiva |
2 |
9 |
Devolutiva |
14 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita. |
|||||||||||
ATITUDES |
Assiduidade e pontualidade, interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoais. |
|||||||||||
OUTRAS |
- |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 1 |
1-5 |
x |
x |
x |
4 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 2 |
6-9 |
x |
x |
|
4 |
A definir |
x |
A definir |
||||
ntegrativa |
Todas |
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
NEUFERT, Peter. Neufert: arte de projetar em arquitetura. 17.ed. Barcelona: GG, 2011. 605p. ISBN 9788525219009 |
|||||||||||
2 |
ROAF, Sue; FUENTES, Manuel; THOMAS, Stephanie. Ecohouse: a casa ambientalmente sustentável. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. 488p. ISBN 9788577803613 |
|||||||||||
3 |
FRANCO, Jeferson; FRANCO, Ana. Como elaborar trabalhos acadêmicos nos padrões da ABNT aplicando recursos de informática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006. 164 p. ISBN 8573935448 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BISTAFA; SYLVIO R. Acústica aplicada ao controle do ruído. 3. São Paulo: Blucher, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788521212843. |
|||||||||||
2 |
FROTA, Anésia Barros; SCHIFFER, Sueli Ramos. Manual de conforto térmico. 8.ed. São Paulo: Studio Nobel, 2003. 243p. ISBN 9788585445393 |
|||||||||||
3 |
OKAMOTO, Jun. Percepção ambiental e comportamento: visão holística da percepção ambiental na arquitetura e na comunicação. São Paulo: Editora Mackenzie, 2002. 261 p. ISBN 858773909-3 |
|||||||||||
4 |
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 2.ed. Rio de Janeiro , 2005. 97p. |
|||||||||||
5 |
ULBRICHT, Vania Ribas; FADEL, Luciane Maria; BATISTA, Claudia Regina. Design para acessibilidade e inclusão. São Paulo: Blucher, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788580393040. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |