PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Arquitetura e Urbanismo |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Arquitetura e Urbanismo Par762/17 |
PROFESSOR |
Gessica Coelho Silva |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Arquitetura Brasileira |
0-17641 |
6º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Panorama descritivo-analítico da arquitetura brasileira desde o descobrimento até a metade do século XX. Estudo da produção arquitetônica na formação das cidades e ocupação do território brasileiro. Conhecimento da linguagem arquitetônica, tipologia, programa de necessidades, relações com entorno, tecnologias disponíveis e materiais construtivos. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar ao aluno o conhecimento do processo histórico e da evolução da construção das edificações e cidades brasileiras do século XVI, com o descobrimento do Brasil, até meados do século XX com o advento do modernismo. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Compreender a produção arquitetônica que contribuiu para a formação das cidades e ocupação do território brasileiro em confronto com o contexto cultural, econômico e social. Conhecer as fases da arquitetura no Brasil de maneira a identificá-las através da linguagem arquitetônica, tipologia, programa de necessidades, relações com entorno, tecnologias disponíveis e materiais construtivos. Analisar de maneira crítica qual a contribuição que a produção existente da arquitetura brasileira pode dar para a concepção dos edifícios e cidades na contemporaneidade. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da disciplina |
4 |
2 |
O Brasil Colonial |
12 |
3 |
Os Ideais Europeus ainda não foram embora |
8 |
4 |
Uma nova leitura |
2 |
5 |
Temos o nosso próprio estilo@p0 |
10 |
6 |
Superamos o Moderno@p1 |
3 |
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TOTAL DE HORAS |
39 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Conhecimento das manifestações arquitetônicas e urbanas do Brasil, desde a ocupação até a produção do século XX. |
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HABILIDADES |
Análise crítica e contextualizada da produção arquitetônica brasileira. Coerência, conteúdo apreendido e embasamento teórico nas argumentações orais e na produção escrita. |
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ATITUDES |
Presença. Interesse. Participação. Iniciativa. Comunicação. |
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OUTRAS |
Entrega de todas as atividades e dedicação. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Integrativa |
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2 |
A definir |
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Texto 01 - Síntese crítica e discussão |
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1.5 |
A definir |
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Texto 02 - Síntese crítica e discussão |
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1.5 |
A definir |
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Caderno de Croquis |
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2 |
A definir |
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Maquete |
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3 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
DIENER, Kareen Cristina Zanela. Lages em detalhes: arquitetura e arte. Lages: Ed. da Uniplac, 2018. 326p. ISBN 9788589237253. |
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2 |
SANTOS, Fabiano Teixeira dos. A casa do Planalto catarinense: arquitetura rural e urbana nos campos de Lages, séculos XVIII e XIX. Lages: Super Nova, 2015. 220 p. ISBN 978-85-69501-00-8. |
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3 |
BICCA, Briane Elisabeth Panitz; BICCA, Paulo Renato Silveira (org.). Arquitetura na formação do Brasil. Brasília: UNESCO, 2008. 368 p. ISBN 9788576520801. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
REIS FILHO, Nestor G. Quadro da arquitetura brasileira. São Paulo: Perspectiva, 1997. |
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2 |
WEIMER,G. Arquitetura Popular Brasileira. Porto Alegre: Ed.Universidade/UFRGS,1992. |
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3 |
SEGAWA, Hugo. Arquiteturas no Brasil 1900-1990. São Paulo: Edusp, 1998. |
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4 |
BRUAND, Y. Arquitetura Contemporânea no Brasil. São Paulo: Editora Perspectiva S.A, 2002. |
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5 |
LEMOS, C. Moradas do Brasil. DBA, 2008 1. Ed. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |