Uniplac - Graduação - Arquitetura e Urbanismo - Projeto Arquitetônico V (Articuladora) - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Arquitetura e Urbanismo

ESTRUTURA CURRICULAR

Arquitetura e Urbanismo Par762/17

PROFESSOR

Marcia Heck


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Projeto Arquitetônico V (Articuladora)

0-17637

6

120


EMENTA

Realidade regional em seus aspectos naturais, sociais, culturais, paisagísticos e urbanísticos. Projeto integrado de arquitetura e urbanismo de média escala com uso de abrangência regional, em nível de anteprojeto associando características locais com linguagem contemporânea.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver projeto de ocupação envolvendo áreas abertas e edificadas, com uso plurifuncional e uso público-privado, em articulação e continuidade com o terreno e o entorno urbano imediato, a fim de contemplar integradamente a arquitetura, o paisagismo, o urbanismo, as tecnologias envolvidas nos seus campos, e a renovação do lugar em que ela se insere.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Estudar o problema de projeto dentro do seu contexto temporal, equacionando condicionantes e intervenientes na resposta físico-espacial à cidade, visando contribuir nas diferentes escalas do ambiente urbano. Analisar posições e estratégias contemporâneas qualificadas e adaptadas para melhoria do espaço urbano através de intervenções adequadas à realidade local. Aprofundar o tema da história regional conectada com o presente num projeto que incorpore a arquitetura à paisagem, estudando referencial teórico consistente e reunindo repertório representativo. Aprimorar o instrumental necessário às operações inerentes ao processo de projeto, exercitando individual e coletivamente a experimentação e a criação. Compatibilizar conteúdos e disciplinas do semestre como aporte à elaboração do trabalho.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Planejamento, bases conceituais e referenciais
1.1 Plano de Ensino, Cronograma e Avaliações. Eixo articulador do semestre e problema projetual.
1.2 Referencial teórico: História, Regionalismo Crítico, leituras e elaboração de conceitos
1.3 Repertorização: referências consagradas e atuais, painel

12

2

Exercício pré-projeto: criatividade e identidade
2.1 As novas identidades regionais
2.2 A seleção de elementos e critérios
2.3 Exercício de pequeno porte

12

3

O lugar, condicionantes e intervenientes
3.1 Inserção urbana, histórico, paisagem, ambiente, evolução, situação atual e futura.
3.2 Pesquisa, levantamento de dados, base cartográfica, legislação, registros gráficos e fotográficos, definição de diretrizes.
3.3 Elaboração de desenhos de registro, mapas e sínteses.

12

4

Plano macro e programa
4.1 Definição de temas específicos e delimitação das áreas de intervenção
4.2 Programa de necessidades, requisitos funcionais, dimensionamento.
4.3 Fluxo e organograma.

12

5

Conceito e Partido Geral
5.1 Conceito, abstração e síntese formal
5.2 Aproximação e aprofundamento, renovação do lugar, apropriação.
5.3 Ocupação, massas, articulação.
5.4 Comprometimento formal e partido geral.

24

6

Desenvolvimento do anteprojeto
6.1 Tectônica, técnica, racionalidade, flexibilidade e economia da construção.
6.2 Habitabilidade, conforto, sustentabilidade e eficiência.
6.3 Desenvolvimento integrado do anteprojeto.

24

7

Finalização do anteprojeto
7.1 Concepção estrutural, materialidade, uso da madeira, viabilidade, especificações, instalações e complementos, compatibilização.
7.2 Elaboração do painel final e apresentação do projeto.
7.3 Análise crítica, resultados, conclusão.

24

 

TOTAL DE HORAS

120 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; EC – Estudo de Caso; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Interpretação do problema projetual Leitura do contexto urbano, articulação com as pré-existências e estabelecimento de relações com o entorno e a cidade Equacionamento dos condicionantes, intervenientes e variáveis de projeto Constituição de repertório formal, acervo técnico e base teórica, especialmente no tocante às questões regionais Expressão da forma combinando programa, construção, e integração com o lugar

HABILIDADES

Atendimento aos enunciados e agilidade nas respostas Pesquisa, seleção e definições para constituição de repertório Comunicação gráfica e oral, vocabulário próprio da disciplina Aquisição de conhecimento técnico / tecnológico e sua aplicação Evolução, desenvolvimento e qualificação do trabalho Coerência entre intenções, adequação ao contexto e as soluções apresentadas

ATITUDES

Presença, Interesse, Iniciativa, Participação, Envolvimento, PERSISTÊNCIA, comprometimento, busca por Resultados, Comunicação. Acompanhamento e assessoramento: nas aulas expositivas, exercícios, estudos e nas demais atividades; no atelier, painéis e apresentações dos trabalhos

OUTRAS

Assessoramento e entregas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 1 referencial /repertório

1

x

x

0.5

01/08/2024

Avaliação 2 exercício inicial

2

x

x

x

1

08/08/2024

x

19/08/2024

Avaliação 3 articulação e lugar

3

x

x

x

0.5

22/08/2024

Avaliação 3 conceito

2, 5

x

x

x

0.5

29/08/2024

Avaliação 4 painel partido geral

4, 5

x

x

x

2

19/09/2024

x

26/09/2024

Avaliação 5 painel intermediário

5, 6

x

x

x

1

17/10/2024

x

24/10/2024

Avaliação 6 painel final

5, 6, 7

x

x

x

2.5

28/11/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

SOUZA, Carlos Leite de; AWAD, Juliana di C. M. Cidades sustentáveis: desenvolvimento sustentável num planeta urbano. Porto Alegre: Bookman, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788540701854.

2

ROMERO, Marta Adriana Bustos. Arquitetura bioclimática do espaço público. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007. 223p. ISBN 8523006524

3

SALGADO, Julio. Técnicas e práticas construtivas para edificação. 4. São Paulo: Erica, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788536528502.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BEINHAUSER, Peter. Atlas de detalhes construtivos: fundações, paredes exteriores, paredes interiores, vãos, lajes, escadas, coberturas. Barcelona: GG, 2009. 349 p. ISBN 9788425223198

2

CARRANZA,Edite Galote. Detalhes construtivos de arquitetura. São Paulo: Pini, 2014. ISBN 9788572662970.

3

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA. Agenda 21: sinal verde para o desenvolvimento sustentável. Belo Horizonte: Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, 2004. 23 p.:il

4

PINHEIRO, ANTONIO CARLOS DA FONSECA BRAGANÇA. ESTRUTURAS METÁLICAS - CÁLCULOS, DETALHES, EXERCÍCIOS E PROJETOS.. 2. SÃO PAULO EDGARD BLÜCHER 2005 ISBN 978-85-212-0369-8

5

REISEWITZ, Lúcia. Direito ambiental e patrimônio cultural: direito à preservação da memória, ação e identidade do povo brasileiro. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2004. 179 p. ISBN 857453417-X

obs:

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