PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Arquitetura e Urbanismo |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Arquitetura e Urbanismo Par762/17 |
PROFESSOR |
Marcia Heck |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Projeto Arquitetônico V (Articuladora) |
0-17637 |
6º |
6 |
120 |
EMENTA |
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Realidade regional em seus aspectos naturais, sociais, culturais, paisagísticos e urbanísticos. Projeto integrado de arquitetura e urbanismo de média escala com uso de abrangência regional, em nível de anteprojeto associando características locais com linguagem contemporânea. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver projeto de ocupação envolvendo áreas abertas e edificadas, com uso plurifuncional e uso público-privado, em articulação e continuidade com o terreno e o entorno urbano imediato, a fim de contemplar integradamente a arquitetura, o paisagismo, o urbanismo, as tecnologias envolvidas nos seus campos, e a renovação do lugar em que ela se insere. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Estudar o problema de projeto dentro do seu contexto temporal, equacionando condicionantes e intervenientes na resposta físico-espacial à cidade, visando contribuir nas diferentes escalas do ambiente urbano. Analisar posições e estratégias contemporâneas qualificadas e adaptadas para melhoria do espaço urbano através de intervenções adequadas à realidade local. Aprofundar o tema da história regional conectada com o presente num projeto que incorpore a arquitetura à paisagem, estudando referencial teórico consistente e reunindo repertório representativo. Aprimorar o instrumental necessário às operações inerentes ao processo de projeto, exercitando individual e coletivamente a experimentação e a criação. Compatibilizar conteúdos e disciplinas do semestre como aporte à elaboração do trabalho. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Planejamento, bases conceituais e referenciais |
12 |
2 |
Exercício pré-projeto: criatividade e identidade |
12 |
3 |
O lugar, condicionantes e intervenientes |
12 |
4 |
Plano macro e programa |
12 |
5 |
Conceito e Partido Geral |
24 |
6 |
Desenvolvimento do anteprojeto |
24 |
7 |
Finalização do anteprojeto |
24 |
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TOTAL DE HORAS |
120 h |
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Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; EC – Estudo de Caso; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Interpretação do problema projetual Leitura do contexto urbano, articulação com as pré-existências e estabelecimento de relações com o entorno e a cidade Equacionamento dos condicionantes, intervenientes e variáveis de projeto Constituição de repertório formal, acervo técnico e base teórica, especialmente no tocante às questões regionais Expressão da forma combinando programa, construção, e integração com o lugar |
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HABILIDADES |
Atendimento aos enunciados e agilidade nas respostas Pesquisa, seleção e definições para constituição de repertório Comunicação gráfica e oral, vocabulário próprio da disciplina Aquisição de conhecimento técnico / tecnológico e sua aplicação Evolução, desenvolvimento e qualificação do trabalho Coerência entre intenções, adequação ao contexto e as soluções apresentadas |
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ATITUDES |
Presença, Interesse, Iniciativa, Participação, Envolvimento, PERSISTÊNCIA, comprometimento, busca por Resultados, Comunicação. Acompanhamento e assessoramento: nas aulas expositivas, exercícios, estudos e nas demais atividades; no atelier, painéis e apresentações dos trabalhos |
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OUTRAS |
Assessoramento e entregas. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 1 referencial /repertório |
1 |
|
x |
x |
0.5 |
01/08/2024 |
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Avaliação 2 exercício inicial |
2 |
x |
x |
x |
1 |
08/08/2024 |
x |
19/08/2024 |
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Avaliação 3 articulação e lugar |
3 |
x |
x |
x |
0.5 |
22/08/2024 |
|
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Avaliação 3 conceito |
2, 5 |
x |
x |
x |
0.5 |
29/08/2024 |
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||||
Avaliação 4 painel partido geral |
4, 5 |
x |
x |
x |
2 |
19/09/2024 |
x |
26/09/2024 |
||||
Avaliação 5 painel intermediário |
5, 6 |
x |
x |
x |
1 |
17/10/2024 |
x |
24/10/2024 |
||||
Avaliação 6 painel final |
5, 6, 7 |
x |
x |
x |
2.5 |
28/11/2024 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
SOUZA, Carlos Leite de; AWAD, Juliana di C. M. Cidades sustentáveis: desenvolvimento sustentável num planeta urbano. Porto Alegre: Bookman, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788540701854. |
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2 |
ROMERO, Marta Adriana Bustos. Arquitetura bioclimática do espaço público. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007. 223p. ISBN 8523006524 |
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3 |
SALGADO, Julio. Técnicas e práticas construtivas para edificação. 4. São Paulo: Erica, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788536528502. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BEINHAUSER, Peter. Atlas de detalhes construtivos: fundações, paredes exteriores, paredes interiores, vãos, lajes, escadas, coberturas. Barcelona: GG, 2009. 349 p. ISBN 9788425223198 |
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2 |
CARRANZA,Edite Galote. Detalhes construtivos de arquitetura. São Paulo: Pini, 2014. ISBN 9788572662970. |
|||||||||||
3 |
CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA. Agenda 21: sinal verde para o desenvolvimento sustentável. Belo Horizonte: Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, 2004. 23 p.:il |
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4 |
PINHEIRO, ANTONIO CARLOS DA FONSECA BRAGANÇA. ESTRUTURAS METÁLICAS - CÁLCULOS, DETALHES, EXERCÍCIOS E PROJETOS.. 2. SÃO PAULO EDGARD BLÜCHER 2005 ISBN 978-85-212-0369-8 |
|||||||||||
5 |
REISEWITZ, Lúcia. Direito ambiental e patrimônio cultural: direito à preservação da memória, ação e identidade do povo brasileiro. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2004. 179 p. ISBN 857453417-X |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |