PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Arquitetura e Urbanismo |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Arquitetura e Urbanismo Par762/17 |
PROFESSOR |
Gessica Coelho Silva |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Patrimônio Arquitetônico II |
0-17652 |
8º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Técnicas de restauro e recuperação. Patologias das edificações e sistemas de diagnósticos. Caso prático objetivando o registro documental das características formais e estado de conservação, intervenção e restauro em edificação existente, seguindo as recomendações do IPHAN e os documentos nacionais e internacionais relativos a preservação patrimonial. |
OBJETIVO GERAL |
O intuito é aprofundar a visão dos problemas ligados à preservação dos bens culturais e fornecer bases sólidas aos estudantes para intervenções em bens culturais responsáveis, adequadas e historicamente fundamentadas. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
A disciplina tem por objetivo o estudo da preservação do patrimônio cultural na sua amplitude, porém com foco na análise dos critérios de restauração empregados no presente e sua repercussão na prática de intervenções, identificando as principais correntes do pensamento e teorias aplicadas à matéria. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da disciplina |
4 |
2 |
A retomada da temática patrimonial |
16 |
3 |
Intervenções em Centros Históricos |
16 |
4 |
Intervenções no Patrimônio Edificado |
16 |
5 |
Projeto de Restauração/Intervenção |
28 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Reconhecimento do patrimônio cultural brasileiro e dos processos de valoração, proteção e salvaguarda. Panorama das ações públicas de preservação do patrimônio cultural. Repertório de referências práticas e teóricas sobre preservação e intervenção em áreas urbanas com valor cultural. |
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HABILIDADES |
Análise crítica e contextualizada das ações de preservação do patrimônio urbano brasileiro. Aplicação na proposta projetual dos conhecimentos teóricos estudados. Coerência e assertiva da intervenção com a proposta de preservar e valorizar o centro histórico de Lages. |
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ATITUDES |
Presença. Interesse. Participação. Iniciativa. Comunicação. |
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OUTRAS |
Entrega de todas as atividades e dedicação. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
- |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
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Estudo de Caso 01 - Intervenções Urbanas |
|
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
|
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Estudo de Caso 02 - Intervenções Arquitetônicas |
|
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
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Lançamento Projetual |
|
|
|
|
2 |
A definir |
x |
A definir |
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Painel Final |
|
x |
x |
x |
3 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
BICCA, Briane Elisabeth Panitz; BICCA, Paulo Renato Silveira (org.). Arquitetura na formação do Brasil. Brasília: UNESCO, 2008. 368 p. ISBN 9788576520801. |
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2 |
CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade, 2006. ISBN 9788574480305. |
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3 |
BRANDI, Cesare. Teoria da restauração. São Paulo: Ateliê, 2004. ISBN 97888574806310. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
CARVALHO, Agatha Muller de et al. Técnicas retrospectivas, v. 1. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786581492267. |
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2 |
MENEZES, Catarina Agudo et al. Técnicas retrospectivas, v. 2. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786581492021. |
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3 |
ACHIAMÉ, Giovana Gonçalves; HAUTEQUESTT FILHO, Genildo Coelho. Mapa de danos: diretrizes de representação gráfica em projetos de restauro. Vitória, ES: Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, 2017. |
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4 |
GIAMBASTIANI, Gabriel Lima et al. Teoria do restauro e do patrimônio. Porto Alegre: SAGAH, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786556902685. |
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5 |
BONDUKI, Nabil. Intervenções urbanas na recuperação de centros históricos. Brasília, DF: IPHAN/Programa Monumenta. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |