Uniplac - Graduação - Arquitetura e Urbanismo - Urbanismo IV - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Arquitetura e Urbanismo

ESTRUTURA CURRICULAR

Arquitetura e Urbanismo Par762/17

PROFESSOR

Sandra Medeiros Santo


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Urbanismo IV

0-17651

4

80


EMENTA

Metodologia de intervenção no espaço urbano. Projetos de intervenção em espaço urbano consolidado e de expansão. Avaliação dos impactos decorrentes de intervenção urbana.


OBJETIVO GERAL

Conceber e desenvolver projeto urbano de uso público ao nível de anteprojeto com interface aos impactos ambientais, paisagísticos e ecológicos na cidade. Explorar a relação do planejamento do espaço urbano com condicionantes e camadas ambientais que constituem a cidade através do urbanismo ecológico e do desenho ambiental, elucidando marcos regulatórios ambientais como dos Conselhos de Meio Ambiente e o impacto social do projeto na cidade e no urbano.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender e avaliar a evolução e as dinâmicas do espaço urbano em áreas configuradas da cidade, a fim de elencar possível espaço potencial de intervenção; - Avaliar as camadas e dinâmicas ecológicas da cidade e suas relações com desenho urbano através do urbanismo ecológico e do desenho ambiental; - Analisar criticamente a produção econômica, social e espacial da cidade através de levantamentos para maior fundamentação de projeto; - Elencar estratégias e métodos de trabalho em projeto urbanístico; - Estudar casos nacionais e internacionais de reforma urbana e requalificação de projeto urbanístico; - Propor intervenção urbana em área relacionada a aspectos ambientais como beiras de rios, encostas, proximidades de áreas de preservação, dentre outras; - Relacionar e registrar o exercício de desenho do projeto com marcos regulatórios do urbano, como uso do solo, resoluções do Conama, plano diretor, dentre outros. - Articular conhecimentos da disciplina de paisagismo no projeto; - Demonstrar habilidade processual no exercício de concepção de projeto em registro pessoal de projeto em forma de caderno, bem como exercício final de síntese de anteprojeto em pranchas técnicas;


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentações, Plano de Ensino, Cronograma e Avaliações. Exposição do problema projetual e orientação do enfoque de projeto em áreas urbanas estabelecidas e com relação a elementos ambientais, como rios, córregos, encostas, áreas de preservação. Lançamento de demanda de caderno de processo de análises e leituras de projeto urbano. Desenvolvimento de conceitos e análises críticas da cidade e do espaço público. Seminários e atividades em sala de aula.

12

2

Apresentação de referências, de conceitos de espaços livres, sistemas de espaços livre, desenho ambiental e de cidade-mercadoria. Lançamento do Conceito ou estudo conceitual de projeto do semestre: definição do local de intervenção, conceito e de ação de projeto, inter-relacionados entre si. Apresentação de processos de leituras, de diagramas, organogramas, fluxogramas, levantamentos processuais do espaço urbano. Desenvolvimento dos estudos e definição do partido geral. Articulação individual / grupo. Seminários e atividades em sala de aula.

20

3

Relações de projeto com condicionantes ambientais aprofundamentos nas questões do meio ambiente, ecologia e desenho ambiental. Desenvolvimento de análise de lugar e contexto de projeto, bem como de condicionantes, dimensionamentos, zoneamentos e funcionamentos da intervenção pautadas na inserção urbana, legislação, histórico, paisagem, ambiente, situação atual. Apresentações dos Estudos preliminares de projeto: levantamento de dados, base cartográfica, legislação, registros gráficos e fotográficos, definição de diretrizes dos locais de intervenção. Elaboração de mapas, painéis, desenhos e maquetes do terreno.

16

4

Orientações, aulas de desenho, de referências projetuais na história, de partido, de situação, materialidade, programa. Avaliação de anteprojeto preliminar.

16

5

Análises e respostas para intervenção no lugar, graficação, maquetes, desenhos. Orientações e elaboração do painel final e apresentação do projeto. Análise crítica, resultados, conclusão. Avaliação de anteprojeto final.

16

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:AEX – APE – ET – TIG - SE – TG - Orientação


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Compreensão da forma de atuação dos agentes formadores do espaço urbano; aplicação das metodologias utilizadas no processo de intervenção urbana, tanto em áreas consolidadas, como em áreas de expansão do espaço urbano, visando dirimir ou atenuar os impactos dessas intervenções, procurando equilibrar os conceitos de sustentabilidade para garantir a qualidade da vida em áreas urbanas. Interpretação do problema projetual. Domínio dos usos, das funções e da distribuição dentro da escala do tema adotado. Equacionamento dos condicionantes, intervenientes e variáveis de projeto. Leitura do contexto urbano e estabelecimento de relações com o entorno e a cidade. Capacidade de desenho ambiental amalgamando condicionantes técnicas, ecológicas e sociais.

HABILIDADES

Atendimento e agilidade nas respostas. Pesquisa, seleção e definições para constituição de repertório. Comunicação gráfica e oral, vocabulário próprio da disciplina. Aquisição de conhecimento técnico / tecnológico e sua aplicação. Evolução, desenvolvimento e qualificação do trabalho, persistência e busca por resultados. Coerência entre intenções, comprometimento e adequação ao contexto, e as soluções.

ATITUDES

Presença, interesse, envolvimento, persistência, pesquisa, trabalho contínuo. Acompanhamento e assessoramento: nas aulas expositivas, exercícios, estudos, trabalhos em grupo e individuais, e nas demais atividades;

OUTRAS

Caderno processual com desenhos e exercícios de linguagem gráfica.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Leituras e Atividades Diárias

1 a 5

x

x

x

3

A definir

Trabalho de Campo - Caderno e Pré-Projeto

1 a 5

x

x

x

2

A definir

Anteprojeto Final

1 a 5

x

x

x

3

A definir

Avaliação Integrativa

1, 2, 3

2

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ARANTES, Otília Beatriz Fiori; VAINER, Carlos; MARICATO, Ermínia. A cidade do pensamento único: desmanchando consensos. 7.ed. Petrópolis: Vozes, 2012. 192p. ISBN 9788532623843.

2

ENCONTRO NACIONAL SOBRE ARBORIZAÇÃO URBANA,. Anais ... Curitiba: Fund. De Pesq. Florestais Do Parana, 1990. 368 p. 4080

3

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. 384 p. ISBN 8531407133

4

JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 510 p. ISBN 8533612184

5

KEVIN LYNCH. A imagem da cidade. 3. Martins Fontes 2011

6

MARICATO, Ermínia. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. 5.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2011. 203p. ISBN 9788532626332


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BRASIL. Lei nº 6.938 de 1981

2

______. Lei nº 99.274 de 1990

3

GUATTARI, Félix. As três ecologias. Campinas: Papirus,1990.

4

JEAN-LOUIS HAROUEL. História do Urbanismo. Papirus 1990

5

FRANÇOISE CHOAY. O Urbanismo. 7. Perspectiva 2013

6

SCHENINI, Pedro Carlos. Planejamento, gestão e legislação territorial urbana: uma abordagem sustentável. Florianópolis: Papa-Livro, 2006. 160 p. ISBN 8572911367

obs:

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