PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Arquitetura e Urbanismo |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Arquitetura e Urbanismo Par762/17 |
PROFESSOR |
Marcia Heck |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio Curricular Supervisionado |
0-17659 |
10 |
6 |
120 |
EMENTA |
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Complementação do ensino e da aprendizagem aos acadêmicos pela realização de estágio curricular em escritórios de arquitetura, empresas construtoras e demais locais com atividades afins. |
OBJETIVO GERAL |
Complementar o ensino e a aprendizagem a partir do aperfeiçoamento técnico-científico e do treinamento prático junto a escritórios de arquitetura, empresas construtoras e demais locais. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Despertar a vocação profissional em diferentes áreas de conhecimento, possibilitando uma visão global das diversas atividades desenvolvidas pelo arquiteto e urbanista; Exercitar individual e coletivamente a complexidade de projeto e obra, visando articular o trabalho teórico com o prático; Proporcionar experiência no campo do relacionamento interpessoal; Desenvolver capacidade técnica, interpretativa e construtiva, demonstrada no relatório de estágio; Adquirir habilidade e agilidade a fim de compatibilizar conteúdo acadêmico e trabalho prático de estágio, consolidando o aprendizado na aplicação junto às demandas reais do campo de atuação profissional. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Plano de Ensino, Cronograma e Avaliações. |
20 |
2 |
Desenvolvimento das atividades de estágio e elaboração de relatório. |
100 |
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TOTAL DE HORAS |
120 h |
*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. TIC’s – Tecnologias da Informação e Comunicação ARS-Aula Remota Síncrona; AEDRS- Aula e Estudo Dirigido Remota Síncrona |
Estratégias:ARS, AEX, TI, ARS |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Entendimento de problemas e questões concernentes à profissão. Constituição de repertório técnico e aporte sistemático. Leitura e estabelecimento de relações entre teoria e prática, conteúdo acadêmico e aplicação. Capacidade de relatar a experiência e demonstrar o aprendizado. |
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HABILIDADES |
Reflexão e posicionamento crítico sobre os conteúdos e práticas no campo de estágio. Atendimento às demandas e agilidade nas respostas. Comunicação interpessoal, relacionamento no trabalho. Inserção em grupo, formação de redes de trabalho e de interesse. Aquisição de conhecimento técnico / tecnológico e sua aplicação. |
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ATITUDES |
Presença, Interesse, Iniciativa, Participação, Envolvimento, Continuidade, Comprometimento, Comunicação. Interesse no desenvolvimento do relatório. |
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OUTRAS |
Não serão aceitos relatórios fora do prazo |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
Não se aplica |
|
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0.0 |
A definir |
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Relatório de Estágio |
1,2 |
x |
x |
x |
10 |
05/11/2024 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
DEMO, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. 7. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2012. 125 p. (Biblioteca tempo universitário, 96). ISBN 978-85-282-0060-7. |
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2 |
FARIAS FILHO, Milton Cordeiro; ARRUDA FILHO, Emílio J. M. Planejamento da pesquisa científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2015. 157 p. ISBN 9788522495344. |
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3 |
MATIAS-PEREIRA, José. Manual de metodologia da pesquisa científica. 2.ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2010. 154p. ISBN 97885522458615 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
ACEVEDO, Claudia Rosa. Como fazer monografias TCC, dissertações e teses. São Paulo: Atlas, 2013. |
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2 |
APPOLINÁRIO, Fabio. Metodologia científica. São Paulo: Cengage Learning, 2015. |
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3 |
BIANCHI, Ana Cecília de Moraes et al. Manual de orientação: estágio supervisionado. São Paulo: Pioneira, 1998. |
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4 |
CRESWELL, John W. Pesquisa de métodos mistos. Porto Alegre: Bookman, 2014. |
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5 |
BRASIL. Lei n. 11.78, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre estágio de estudantes (...). 2008. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |