Uniplac - Graduação - Arquitetura e Urbanismo - Estágio Curricular Supervisionado - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Arquitetura e Urbanismo

ESTRUTURA CURRICULAR

Arquitetura e Urbanismo Par762/17

PROFESSOR

Marcia Heck


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Curricular Supervisionado

0-17659

10

6

120


EMENTA

Complementação do ensino e da aprendizagem aos acadêmicos pela realização de estágio curricular em escritórios de arquitetura, empresas construtoras e demais locais com atividades afins.


OBJETIVO GERAL

Complementar o ensino e a aprendizagem a partir do aperfeiçoamento técnico-científico e do treinamento prático junto a escritórios de arquitetura, empresas construtoras e demais locais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Despertar a vocação profissional em diferentes áreas de conhecimento, possibilitando uma visão global das diversas atividades desenvolvidas pelo arquiteto e urbanista; Exercitar individual e coletivamente a complexidade de projeto e obra, visando articular o trabalho teórico com o prático; Proporcionar experiência no campo do relacionamento interpessoal; Desenvolver capacidade técnica, interpretativa e construtiva, demonstrada no relatório de estágio; Adquirir habilidade e agilidade a fim de compatibilizar conteúdo acadêmico e trabalho prático de estágio, consolidando o aprendizado na aplicação junto às demandas reais do campo de atuação profissional.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Plano de Ensino, Cronograma e Avaliações.
Estrutura do relatório: 1. Introdução; 2. Justificativa; 3. Problema; 4. Objetivo Geral e Objetivos Específicos; 5. Pressupostos ou Hipóteses; 6. Referencial Teórico ou Revisão da Literatura; 7. Material e Métodos; 8.Resultados Esperados; 9. Cronograma; 10 Recursos Necessários; 11. Bibliografia.

20

2

Desenvolvimento das atividades de estágio e elaboração de relatório.

100

 

TOTAL DE HORAS

120 h

*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. TIC’s – Tecnologias da Informação e Comunicação ARS-Aula Remota Síncrona; AEDRS- Aula e Estudo Dirigido Remota Síncrona


Estratégias:ARS, AEX, TI, ARS


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Entendimento de problemas e questões concernentes à profissão. Constituição de repertório técnico e aporte sistemático. Leitura e estabelecimento de relações entre teoria e prática, conteúdo acadêmico e aplicação. Capacidade de relatar a experiência e demonstrar o aprendizado.

HABILIDADES

Reflexão e posicionamento crítico sobre os conteúdos e práticas no campo de estágio. Atendimento às demandas e agilidade nas respostas. Comunicação interpessoal, relacionamento no trabalho. Inserção em grupo, formação de redes de trabalho e de interesse. Aquisição de conhecimento técnico / tecnológico e sua aplicação.

ATITUDES

Presença, Interesse, Iniciativa, Participação, Envolvimento, Continuidade, Comprometimento, Comunicação. Interesse no desenvolvimento do relatório.

OUTRAS

Não serão aceitos relatórios fora do prazo

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Não se aplica

0.0

A definir

Relatório de Estágio

1,2

x

x

x

10

05/11/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DEMO, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. 7. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2012. 125 p. (Biblioteca tempo universitário, 96). ISBN 978-85-282-0060-7.

2

FARIAS FILHO, Milton Cordeiro; ARRUDA FILHO, Emílio J. M. Planejamento da pesquisa científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2015. 157 p. ISBN 9788522495344.

3

MATIAS-PEREIRA, José. Manual de metodologia da pesquisa científica. 2.ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2010. 154p. ISBN 97885522458615


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ACEVEDO, Claudia Rosa. Como fazer monografias TCC, dissertações e teses. São Paulo: Atlas, 2013.

2

APPOLINÁRIO, Fabio. Metodologia científica. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

3

BIANCHI, Ana Cecília de Moraes et al. Manual de orientação: estágio supervisionado. São Paulo: Pioneira, 1998.

4

CRESWELL, John W. Pesquisa de métodos mistos. Porto Alegre: Bookman, 2014.

5

BRASIL. Lei n. 11.78, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre estágio de estudantes (...). 2008. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática