PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Biomedicina |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Biomedicina Par039/22 |
PROFESSOR |
Dhebora Mozena Dall Igna |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Gestão Laboratorial e Controle de Qualidade |
0-19251 |
2º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Gestão da qualidade pré-analítica, analítica e pós-analítica. Controle de qualidade interno e externo. Tendência analítica e tipos de erros. Precisão e exatidão de resultados. Sensibilidade, especificidade e cut off. Indicadores de desempenho. Legislações aplicadas. Gestão de recursos humanos. Gestão financeira. Gestão de Biossegurança. Construção de mapas de riscos. Gestão de estoques laboratoriais. Gerenciamento de descarte de resíduos laboratoriais. Empreendedorismo aplicado ao laboratório. |
OBJETIVO GERAL |
Conhecer as principais normas de Controle e Gestão de Qualidade bem como de Gestão de Biossegurança aplicáveis aos laboratórios de análises clínicas de forma a nortear a prática do biomédico. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Compreender os fundamentos e os princípios de Controle e Gestão da Qualidade. Conhecer os princípios de Controle de Qualidade, bem como rever os princípios de Gestão em laboratórios. Identificar e interpretar fatores interferentes na qualidade dos resultados de exames laboratoriais. Compreender atitudes proativas que visam manter os princípios de qualidade no dia a dia dos laboratórios. Identificar itens necessários à construção de Procedimentos Operacionais Padrão e Manuais de Boas Práticas. Compreender os princípios de atuação do profissional biomédico frente às gestões de biossegurança, recursos humanos e financeiros e gestão de estoques e descartes de resíduos. Resolução de problemas diante de não-conformidades. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação do Plano de Ensino. Contrato Pedagógico. Princípios de Controle de Qualidade e de Gestão laboratorial. |
2 |
2 |
Ferramentas da Qualidade. |
2 |
3 |
Noções de Manual de Boas Práticas, Procedimentos Operacionais Padrão e Manual de Excelência em Gestão. Atividade avaliativa I. |
2 |
4 |
Avaliação II (teórica). |
2 |
5 |
Gestão da fase pré-analítica do Laboratório I. |
2 |
6 |
Capacitação docente (sem aula). |
2 |
7 |
Gestão da fase pré-analítica do Laboratório II. |
2 |
8 |
Gestão da fase analítica do Laboratório. |
2 |
9 |
Gestão da fase pós-analítica do Laboratório. |
2 |
10 |
Avaliação III (teórica). Temas Projeto Integrador |
2 |
11 |
Avaliação Recuperativa I (teórica). |
2 |
12 |
Gestão comportamental nas organizações. |
2 |
13 |
Avaliação IV (projeto) parte I. |
2 |
14 |
Avaliação IV (projeto) parte II. |
2 |
15 |
Erros, sensibilidade, especificidade, cut off. |
2 |
16 |
Controle de qualidade interno I. |
2 |
17 |
Controle de qualidade interno II. |
2 |
18 |
Controle de qualidade externo. |
2 |
19 |
Avaliação V (teórica). |
2 |
20 |
Avaliação Recuperativa II (teórica). Encerramento da disciplina. |
2 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Princípios gerais de Gestão da Qualidade, Controle de Qualidade e Gestão da Biossegurança aplicáveis aos laboratórios clínicos. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Identificar, reconhecer, reproduzir, interpretar, exemplificar, classificar, resumir, comparar, criticar, planejar. |
|||||||||||
ATITUDES |
Autocontrole, ética, liderança, comprometimento, postura, senso crítico, pontualidade, responsabilidade, autonomia, iniciativa, comprometimento, pró-atividade/participação, compromisso, solidariedade, comportamento, organização. |
|||||||||||
OUTRAS |
Participação na Avaliação Institucional. Consulta das bibliografias sugeridas. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
Pluridisciplinar |
x |
x |
x |
1.0 |
14/11/2024 |
|
|
||||
Atividade avaliativa I |
1,2,3 |
x |
x |
x |
1.0 |
01/08/2024 |
|
|
||||
Avaliação II (teórica) |
1,2,3 |
x |
x |
x |
1.5 |
08/08/2024 |
|
|
||||
Avaliação III (teórica) |
5,7,8,9 |
x |
x |
x |
2.5 |
26/09/2024 |
x |
03/10/2024 |
||||
Avaliação IV Projeto |
Todas |
x |
x |
x |
1.5 |
24/10/2024 |
|
|
||||
Avaliação V (teórica) |
15,16,17,18 |
x |
x |
x |
2.5 |
28/11/2024 |
x |
05/12/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
HARMENING, Denise M. Administração de laboratórios: princípios e processos. 2. ed. São Paulo: Livraria Médica Paulista, 2009. 487p. ISBN 9788599305393 |
|||||||||||
2 |
MASTROENI, Marco Fabio. Biossegurança: aplicada a laboratórios e serviços de saúde. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2006. 334 p. ISBN 8573797533. |
|||||||||||
3 |
BERNARDI, Luiz Antônio. Manual de empreendedorismo e gestão: fundamentos, estratégias e dinâmicas. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2003. 314 p. ISBN 8522433380 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
GIL, Antônio de Loureiro. Auditoria operacional e de gestão: qualidade da auditoria, técnicas da auditoria. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2000. 171 p. ISBN 852242650-3. |
|||||||||||
2 |
PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade: teoria e prática. 4. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597022032. |
|||||||||||
3 |
COUTO, Renato Camargos; PEDROSA, Tania Moreira Grillo. Hospital: acreditação e gestão em saúde. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. 377 p. ISBN 9788527712729. |
|||||||||||
4 |
RAVEL, Richard. Laboratório clínico: aplicações clínicas dos dados laboratoriais. 6.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. 615 p. ISBN 9788527703970. |
|||||||||||
5 |
COSTA, Marco Antônio F. da. Qualidade em biossegurança. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000. 100 p. ISBN 8573032510. |
|||||||||||
obs:- Os encontros serão nas quintas-feiras às 18h40 até 20h20, com respeito ao horário. Vocês terão acesso aos materiais da disciplina, via sala específica no google classroom (código zce2w5q). Após encerramento do semestre, a sala será arquivada, não tendo o aluno mais acesso à mesma. - O acesso ao classroom deverá ser feito EXCLUSIVAMENTE via e-mail institucional, não pessoal. O contato com a professora deverá ser feito de forma presencial e via google classroom e e-mail, canais oficiais de comunicação. Whatsapp pessoal não será utilizado como recurso de contato, apenas líder de turma. - As devolutivas de avaliação serão realizadas na mesma semana da avaliação e as recuperativas ocorrerão logo após o período de correção e tira-dúvidas, na semana seguinte. É fundamental a presença do aluno nas devolutivas para discussão das dúvidas e encaminhamentos para as avaliações recuperativas que ocorrerão em 07 dias após as devolutivas. - Caso haja necessidade (por motivo justificado) de realizar alguma avaliação em outra data, avisar a professora em no máximo 10 dias corridos para a marcação de nova data e o mesmo prazo serve para solicitação de avaliação fora do prazo junto a secretaria e ao apoio do curso. Só serão realizadas avaliações fora do prazo mediante a solicitação formal da secretaria assinada e autorizada pela coordenação. As avaliações fora do prazo serão realizadas em outro horário que não o mesmo de aula, em turma que o professor dê aula e esteja disponível para aplicação. - É proibida a gravação de áudio e imagens de aulas do professor no período da aula, informação está respaldada pela Pró-Reitoria de Ensino. - É importante que o aluno monitore seu portal para checagem de notas e frequência; qualquer divergência, contatar a professora pelos meios de comunicação institucionais. A média final para aprovação é de 7,0. A frequência é de acima ou igual a 75% da CH total da disciplina (máximo 10 faltas). Não serão feitos ajustes de nota no final do semestre. A professora conta com a colaboração e participação de todxs, para conduzirmos um excelente e produtivo semestre! Bons estudos! |
Para a atenticação do plano de ensino |