PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Biomedicina |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Biomedicina Par039/22 |
PROFESSOR |
Ediolane Hilbert Brati |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Histologia |
0-19248 |
2º |
6 |
120 |
EMENTA |
|||
Técnica histológica. Tecido epitelial. Tecido conjuntivo. Tecido ósseo e cartilaginoso. Tecido muscular. Células sanguíneas. Tecido nervoso. Sistema circulatório. Sistema urinário. Sistema genital feminino. Sistema genital masculino. Sistema tegumentar. Aparelho respiratório. Sistema digestório. Glândulas endócrinas. |
OBJETIVO GERAL |
Identificar, caracterizar, diferenciar e descrever morfologicamente, os tecidos e órgãos do organismo humano. Compreender a organização das células e matriz extracelular dos diferentes órgãos do organismo humano, estabelecendo relação com a fisiologia dos mesmos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Identificar os diferentes tipos de células animais. • Desenvolver habilidade de observação, comparação e conclusão através do estudo da organização e função dos tecidos animais. • Reconhecer como os diversos tecidos participam, tanto estrutural quanto fisiologicamente, da anatomia e da fisiologia dos órgãos e sistemas do organismo. • Reconhecer histologicamente os seguintes sistemas: Circulatório, Linfático, Digestivo, Endócrino, Respiratório, Urinário e Reprodutor. • Identificar os diversos órgãos a partir de sua constituição histológica. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1 Apresentação da disciplina e do Plano de Ensino. |
120 |
|
TOTAL DE HORAS |
120 h |
. |
Estratégias:AEX; LAB |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina |
|||||||||||
HABILIDADES |
Habilidades de articulação de ideias, coerência verbal, microscopia. |
|||||||||||
ATITUDES |
Responsabilidade no cumprimento das tarefas, ética, companheirismo, respeito, assiduidade, pontualidade, participação nas aulas, responsabilidade e cuidado com os materiais das aulas práticas. |
|||||||||||
OUTRAS |
. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 1 |
1 |
x |
|
|
1.5 |
28/08/2024 |
x |
28/11/2024 |
||||
Avaliação 2 |
1 |
x |
|
|
1.5 |
25/09/2024 |
x |
28/11/2024 |
||||
Avaliação 3 |
1 |
x |
|
|
1.5 |
30/10/2024 |
x |
28/11/2024 |
||||
Avaliação 4 |
1 |
x |
|
|
1.5 |
20/11/2024 |
x |
28/11/2024 |
||||
Avaliação pratica |
1 |
x |
x |
x |
2 |
27/11/2024 |
|
|
||||
Avaliação integrativa |
1 |
x |
|
|
1 |
28/10/2024 |
|
|
||||
Habilidades e atitudes |
1 |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, José. Histologia básica.. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan , 2013. |
|||||||||||
2 |
MOORE, Keith L.; Persaud, T. V. N.; Torchia,Mark G. Embriologia Básica. - 8ª Ed. Elsevier 2013 |
|||||||||||
3 |
ROSS, Michael H.; REITH, Edward J.; ROMRELL, Lynn J. Histologia: texto e atlas. 2.ed. São Paulo: Editorial Médica Panamericana S/a, 1993. 779 p. ISBN 8530300246 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ALBERTS, Bruce et. al. Fundamentos da biologia celular: uma introdução à biologia molecular da célula. 2.reimp. Porto Alegre: Artmed, 2002. 757 p. ISBN 8573074949. |
|||||||||||
2 |
MOORE, Keith L. Atlas Colorido de Embriologia Clínica. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. 284p. ISBN 9788527706919. |
|||||||||||
3 |
LÜLLMANN-RAUCH, Renate. Histologia: entenda, aprenda, consulte. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2006. 341 p. ISBN 8527711834 |
|||||||||||
4 |
KIERSZENBAUM, Abraham L. Histologia e biologia celular: uma introdução à patologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 677 p. ISBN 9788535225136 |
|||||||||||
5 |
GARTNER, Leslie P.; HIATT, James L. Tratado de histologia em cores. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. 456 p. ISBN 978-85-277-0813-5. |
|||||||||||
obs:. |
Para a atenticação do plano de ensino |