PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Biomedicina |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Biomedicina Par039/22 |
PROFESSOR |
Ana Luiza da Rosa de Oliveira Nerbass, Odila Maria Waldrich |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Extensionistas |
0-19252 |
2º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Princípios da extensão universitária. Função acadêmica e social. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Promover a interação entre universidade e comunidade como transmissora de conhecimento, envolvendo o acadêmico em iniciativas de educação em saúde na população local. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Despertar o interesse do acadêmico na busca e transmissão do conhecimento; Gerar conteúdo didático e de qualidade para informar práticas de saúde e prevenção de doenças. Atingir parte da comunidade para propagar o conhecimento repassado. Interagir com diferentes públicos e aprender a portar-se em frente aos mesmos. Verificar fragilidades na educação em saúde através de dúvidas e interesses do público alvo para próximas abordagens. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Início das atividades com encontro com orientadoras; |
6 |
2 |
Orientações em grupo |
22 |
3 |
Apresentação Interna e ajustes |
6 |
4 |
Apresentação para a Comunidade |
6 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Estimular o estudo individual e em grupo e sensibilizá-los ao autocuidado. Desenvolver a apresentação com didática a fim de atingir o público alvo. |
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HABILIDADES |
Construir e fortalecer vínculos do acadêmico ao interagir com as múltiplas características da comunidade na qual está inserido. |
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ATITUDES |
Desenvolver no acadêmico a capacidade de dividir o conhecimento com diferentes públicos, percebendo as diferentes realidades presentes em nosso município. |
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OUTRAS |
Entender a realidade e as dificuldades reais da comunidade local. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Relatório experiencial |
1, 2, 3 |
x |
x |
x |
4.0 |
06/11/2023 |
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Apresentação para Comunidade |
4 |
x |
x |
x |
6.0 |
13/11/2023 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
FREIRE, Caroline; ARAÚJO, Débora Peixoto de. Política nacional de saúde: contextualização, programas e estratégias públicas sociais. São Paulo: Erica, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788536521220. |
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2 |
KIDD, Michael. A contribuição da medicina de família e comunidade para os sistemas de saúde. 2. Porto Alegre: ArtMed, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788582713273. |
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3 |
CIANCIARULLO, Tamara Iwanow; GUALDA, Dulce Maria Rosa; CUNHA, Isabel Cristina Kowal Olm; SILVGA, Gilberto Tadeu. Saúde na família e na comunidade. São Paulo: Robe, 2002. 398 p. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BRAVO, Luiz. Trabalhando com a comunidade. Rio de Janeiro: Companhia Brasileira de Artes Gráficas, 1982. 104 p. |
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2 |
SALOMÃO, Reinaldo. Infectologia: bases clínicas e tratamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788527732628. |
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3 |
ZEIBIG, Elizabeth A. Parasitologia clínica: uma abordagem clínico-laboratorial. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788595151475. |
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4 |
MORAES, Sandra do Lago; FERREIRA, Antonio Walter. Diagnóstico laboratorial das principais doenças infecciosas e autoimunes. 3. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. 1 recurso online. ISBN 978-85-277-2308-4. |
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5 |
ALBUQUERQUE, Sandra Márcia Lins de. Qualidade de vida do idoso. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. 159 p. ISBN 8573962267 |
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6 |
ANTUNES, Ricardo César Pinto; PERDICARIS, Antônio André Magoulas; GOMES, Roberto (ed.). Prevenção do câncer. 2. Barueri: Manole, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788578682156. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |