PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Biomedicina |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Biomedicina Par039/22 |
PROFESSOR |
Bruno Blanco Araujo |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Fisiologia II |
0-19572 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Processos e mecanismos de funcionamentos dos sistemas orgânicos: respiratório, renal, urinário, gastrointestinal, ósseo e endócrino. Integração dos diversos mecanismos fisiológicos responsáveis pela manutenção de homeostasia, e suas alterações na doença. |
OBJETIVO GERAL |
Ao término da disciplina de Fisiologia Humana II o estudante deverá compreender os aspectos fundamentais da fisiologia de diferentes sistemas, como o respiratório; o renal e urinário; o gastrointestinal. Além disso, entender a fisiologia da manutenção do tecido ósseo e, por fim, compreender os principais aspectos do sistema neuro-endócrino que integra e controla todos os outros sistemas na manutenção da homeostasia. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Sistema Respiratório - Identificar os aspectos morfofisiológicos do Aparelho Respiratório. - Entender a mecânica ventilatória, identificando as estruturas e músculos envolvidos na ventilação. - Compreender a processo de hematose e como se dá o transporte dos gases no corpo humano. - Compreender os diversos mecanismos de controle da ventilação. Sistema Renal - Identificar as estruturas que compôem o sistema renal - Relacionar a ultraestrutura do Nefron com os mecanismos de controle da filtração, depuração e clearance. - Reconhecer os mecanismos hormonais e mecânicos de controle da função renal e da pressão arterial sistemica - Analisar a atividade renal na manutenção da homeostase e controle de pH - Explicar os mecanismos de controle da micção Sistema Digestório - Identificar os aspectos morfofisiológicos do Aparelho Digestório. - Compreender os mecanismos de motilidade. - Compreender o sistema nervoso entérico e seu papel no controle das secreções e da motilidade. - Reconhecer as funções secretoras do tubo alimentar. - Compreender a digestão e os mecanismos de absorção do tratro gastrointestinal. Controle endócrino - Identificar as glândulas endócrinas,os mecanismos envolvidos na síntese, armazenamento e secreção dos principais hormônios e sua regulação. - Distinguir as relações existentes entre o hipotálamo e a hipófise e o papel desempenhado por ambos na regulação do organismo. - Identificar a glândula tireóide e a função de seus hormônios no metabolismo. - Identificar as glândulas supra-renais e a função de seus vários hormônios. - Identificar o pâncreas endócrino e o papel de seus hormônios na regulação da glicemia. - Identificar as paratireóides e a função do seu hormônio no metabolismo mineral. - Identificar a gônada masculina, suas funções no fenômeno reprodutivo e os hormônios androgênicos. - Identificar a gônada feminina, descrever os eventos e as alterações do ciclo menstrual e interligar os papéis endócrinos do hipotálamo, adenohipófise, folículo ovariano e corpo lúteo no controle desse ciclo. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Fisiologia Respiratória: |
18 |
2 |
Fisiologia Renal |
18 |
3 |
Fisiologia Gastrointestinal |
20 |
4 |
Fisiologia endócrina |
24 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:Aulas expositivas e dialogadas/TICS |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Avaliações objetivas, descritivas, estudos dirigidos sistemáticos e seminários. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Raciocíno associativo, integrado e capacidade de aplicação do conhecimento em situações problema. |
|||||||||||
ATITUDES |
Respeito, responsabilidade, pontualidade, assiduidade, interesse e proatividade em aula. |
|||||||||||
OUTRAS |
Avaliações recuperativas e avaliações fora de prazo serão descritivas. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação I |
I |
x |
x |
x |
2.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação II |
II |
x |
x |
x |
2.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação III |
III |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação IV |
IV |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
HALL, John E.; GUYTON, Arthur C. Tratado de fisiologia médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. 973 p. ISBN 9788535262858. |
|||||||||||
2 |
CURI, Rui; ARAÚJO FILHO, Joaquim Procópio de. Fisiologia básica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 817 p. ISBN 9788527731966. |
|||||||||||
3 |
KOEPPEN, Bruce M.; STANTON, Bruce A. (ed.). Berne & Levy: fisiologia. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. 844 p. ISBN 9788535230574. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
AIRES, Margarida de Mello. Fisiologia. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. 1232 p. ISBN 9788527713689. |
|||||||||||
2 |
SILVERTHORN, Dee Unglaub. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. 930 p. ISBN 978-85-8271-403-4. |
|||||||||||
3 |
HANSEN, John T.; KOEPPEN, Bruce M. Atlas de fisiologia humana de Netter. Porto Alegre: Artmed, 2003. 238 p. ISBN 8536301619. |
|||||||||||
4 |
CINGOLANI, Horácio E. Fisiologia humana de Houssay. 7.ed.atual. e ampl. Porto Alegre: Artmed, 2004. 1124 p. ISBN 8536300760 |
|||||||||||
5 |
MOURÃO JUNIOR, Carlos Alberto; ABRAMOV, Dimitri Marques. Fisiologia humana. 2. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021. 1 recurso online. ISBN 9788527737401. |
|||||||||||
6 |
WIDMAIER, Eric P et al. Vander: fisiologia humana. 14. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788527732345. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |