Uniplac - Graduação - Biomedicina - Bioética e Legislação - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Biomedicina

ESTRUTURA CURRICULAR

Biomedicina Par039/22

PROFESSOR

Bruna Andersen Pereira de Jesus


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Bioética e Legislação

0-19573

2

40


EMENTA

Fundamentos teóricos de ética e moral. Moralidade no início da vida: aborto, reprodução assistida,

manipulação genética, embrionária e fetal. Moralidade no fim da vida: eutanásia, morte,

prolongamento da vida. Exercício da profissão. Responsabilidade técnica do Biomédico. Código de

Ética. Legislação Sanitária Federal.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar a conscientização e o aprofundamento das questões éticas e bioéticas nos níveis filosófico, científico e político-social, comprometidos com uma ação que leve em conta o pluralismo e a diferença das culturas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-Conhecer os princípios do desenvolvimento da conduta ética, considerando o ser humano, a ética e o mundo científico. -Discutir questões inerentes à responsabilidade profissional nos aspectos da ética. -Refletir sobre os dilemas éticos profissionais da Biomedicina -Conhecer os pressupostos básicos da conduta profissional decorrentes da Lei do exercício profissional e do Código de Ética de Biomedicina.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação plano de Ensino. Fundamentos teóricos de Ética, Moral e Bioética.

6

2

Moralidade no início da vida: aborto, reprodução assistida, manipulação/engenharia genética, embrionária e fetal.

10

3

Moralidade no fim da vida: eutanásia, o conceito de morte, prolongamento da vida.

4

4

Uso de animais e humanos em pesquisa.

4

5

Exercício da profissão e responsabilidade técnica do Biomédico.

4

6

Lei do exercício profissional e código de Ética de Biomedicina.

8

7

Habilitações do Biomédico

4

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Serão considerados contribuições pertinentes ao tema, coerência nas respostas orais solicitadas e domínio de conceitos estudados. Participação nos debates em sala de aula e apresentação de seminários.

HABILIDADES

-Desenvolver a capacidade de raciocínio e coerência lógico- dialética diante dos fatos e desenvolvimento nas atividades propostas. -Desenvolver uma formação técnico-científica que confira qualidade ao futuro profissional; -Desenvolver comportamento profissional, ético, digno e respeitoso; -Desenvolver a capacidade de aplicar os conceitos aprendidos na prática enquanto futuro profissional; -Promover o desenvolvimento pessoal e profissional respeitando os valores morais e éticos da sociedade.

ATITUDES

Iniciativa; Cooperação; Assiduidade; Responsabilidade; Interesse; Participação; Criatividade; Respeito com as opiniões contrárias dos colegas. Em relação ao uso de computador, celular, tablet: somente deverão ser usados para fins didáticos. Devem permanecer em modo silencioso. Não é permitido gravações das aulas.

OUTRAS

Postura ética e profissional. Caso o aluno perca alguma prova escrita, amparados na legalidade dos fatos, poderão recorrer ao protocolo e solicitar parecer favorável por parte da professora e da coordenação de curso. A data da 2ª chamada será marcada pela professora, respeitando sua disponibilidade de horário.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

x

x

x

1.0

A definir

Discussão em sala, participação nas atividades, postura, interesse, assiduidade, respeito com o professor e colegas durante as apresentações.

1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 1

x

x

x

2.5

A definir

x

A definir

Avaliação 2

2.5

A definir

x

A definir

Atividades Extraclasse e em sala

1, 2, 3, 4, 5, 6, 7

x

x

x

3.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

PESSINI, L et. Al. Problemas atuais de bioética. São Paulo Centro Universitário São Camilo 2007 ISBN ISBN: 851500321x

2

VALLS, Alvaro L. M. Da ética à bioética. Volta Redonda: Vozes, 2004. 196 p. ISBN 8532629245.

3

DURANT, Guy. A bioética: natureza, princípios e objetivos. São Paulo: Paulus, 2008. 102p. ISBN 9788534903689.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CONSELHO FEDERAL DE BIOMEDICINA. Biomedicina: um painel sobre o profissional e a profissão. Brasília: O Conselho, 2009

2

WIDER, Roberto. Reprodução assistida: aspectos do biodireito e da bioética. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007. 156 p. ISBN 9788537500187

3

VALLE, Silvio; TELLES, José Luiz (org.). Bioética e biorrisco: abordagem transdisciplinar. Rio de Janeiro: Interciência, 2003. 417 p. ISBN 85-7193-075-9.

4

DWORKIN, Ronald; CAMARGO, Jefferson Luiz. Domínio da vida: aborto, eutanásia e liberdades individuais. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 362 p. (Justiça e direito) ISBN 853361560-4

5

FONTINELE JÚNIOR, Klinger. Pesquisa em saúde: ética, bioética e legislação. Goiânia: AB editora, 2003. 127 p. (Curso de Enfermagem) ISBN 8574980846

obs:Ao final do semestre não será feito qualquer ajuste de nota. Média final para aprovação: 7,0. Em caso de dúvida relacionado a matéria ou conteúdo específico da aula entrar em contato com a professora via e-mail ou classroom. Evite faltar, pois isso compromete o desenvolvimento no decorrer do semestre e dificulta o entendimento do conteúdo.

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