PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Biomedicina |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Biomedicina Par039/22 |
PROFESSOR |
Bruna Andersen Pereira de Jesus |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Bioética e Legislação |
0-19573 |
4º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Fundamentos teóricos de ética e moral. Moralidade no início da vida: aborto, reprodução assistida, manipulação genética, embrionária e fetal. Moralidade no fim da vida: eutanásia, morte, prolongamento da vida. Exercício da profissão. Responsabilidade técnica do Biomédico. Código de Ética. Legislação Sanitária Federal. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar a conscientização e o aprofundamento das questões éticas e bioéticas nos níveis filosófico, científico e político-social, comprometidos com uma ação que leve em conta o pluralismo e a diferença das culturas. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
-Conhecer os princípios do desenvolvimento da conduta ética, considerando o ser humano, a ética e o mundo científico. -Discutir questões inerentes à responsabilidade profissional nos aspectos da ética. -Refletir sobre os dilemas éticos profissionais da Biomedicina -Conhecer os pressupostos básicos da conduta profissional decorrentes da Lei do exercício profissional e do Código de Ética de Biomedicina. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação plano de Ensino. Fundamentos teóricos de Ética, Moral e Bioética. |
6 |
2 |
Moralidade no início da vida: aborto, reprodução assistida, manipulação/engenharia genética, embrionária e fetal. |
10 |
3 |
Moralidade no fim da vida: eutanásia, o conceito de morte, prolongamento da vida. |
4 |
4 |
Uso de animais e humanos em pesquisa. |
4 |
5 |
Exercício da profissão e responsabilidade técnica do Biomédico. |
4 |
6 |
Lei do exercício profissional e código de Ética de Biomedicina. |
8 |
7 |
Habilitações do Biomédico |
4 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Serão considerados contribuições pertinentes ao tema, coerência nas respostas orais solicitadas e domínio de conceitos estudados. Participação nos debates em sala de aula e apresentação de seminários. |
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HABILIDADES |
-Desenvolver a capacidade de raciocínio e coerência lógico- dialética diante dos fatos e desenvolvimento nas atividades propostas. -Desenvolver uma formação técnico-científica que confira qualidade ao futuro profissional; -Desenvolver comportamento profissional, ético, digno e respeitoso; -Desenvolver a capacidade de aplicar os conceitos aprendidos na prática enquanto futuro profissional; -Promover o desenvolvimento pessoal e profissional respeitando os valores morais e éticos da sociedade. |
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ATITUDES |
Iniciativa; Cooperação; Assiduidade; Responsabilidade; Interesse; Participação; Criatividade; Respeito com as opiniões contrárias dos colegas. Em relação ao uso de computador, celular, tablet: somente deverão ser usados para fins didáticos. Devem permanecer em modo silencioso. Não é permitido gravações das aulas. |
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OUTRAS |
Postura ética e profissional. Caso o aluno perca alguma prova escrita, amparados na legalidade dos fatos, poderão recorrer ao protocolo e solicitar parecer favorável por parte da professora e da coordenação de curso. A data da 2ª chamada será marcada pela professora, respeitando sua disponibilidade de horário. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
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Discussão em sala, participação nas atividades, postura, interesse, assiduidade, respeito com o professor e colegas durante as apresentações. |
1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
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Avaliação 1 |
|
x |
x |
x |
2.5 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 2 |
|
|
|
|
2.5 |
A definir |
x |
A definir |
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Atividades Extraclasse e em sala |
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
PESSINI, L et. Al. Problemas atuais de bioética. São Paulo Centro Universitário São Camilo 2007 ISBN ISBN: 851500321x |
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2 |
VALLS, Alvaro L. M. Da ética à bioética. Volta Redonda: Vozes, 2004. 196 p. ISBN 8532629245. |
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3 |
DURANT, Guy. A bioética: natureza, princípios e objetivos. São Paulo: Paulus, 2008. 102p. ISBN 9788534903689. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
CONSELHO FEDERAL DE BIOMEDICINA. Biomedicina: um painel sobre o profissional e a profissão. Brasília: O Conselho, 2009 |
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2 |
WIDER, Roberto. Reprodução assistida: aspectos do biodireito e da bioética. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007. 156 p. ISBN 9788537500187 |
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3 |
VALLE, Silvio; TELLES, José Luiz (org.). Bioética e biorrisco: abordagem transdisciplinar. Rio de Janeiro: Interciência, 2003. 417 p. ISBN 85-7193-075-9. |
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4 |
DWORKIN, Ronald; CAMARGO, Jefferson Luiz. Domínio da vida: aborto, eutanásia e liberdades individuais. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 362 p. (Justiça e direito) ISBN 853361560-4 |
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5 |
FONTINELE JÚNIOR, Klinger. Pesquisa em saúde: ética, bioética e legislação. Goiânia: AB editora, 2003. 127 p. (Curso de Enfermagem) ISBN 8574980846 |
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obs:Ao final do semestre não será feito qualquer ajuste de nota. Média final para aprovação: 7,0. Em caso de dúvida relacionado a matéria ou conteúdo específico da aula entrar em contato com a professora via e-mail ou classroom. Evite faltar, pois isso compromete o desenvolvimento no decorrer do semestre e dificulta o entendimento do conteúdo. |
Para a atenticação do plano de ensino |