PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Biomedicina |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Biomedicina Par039/22 |
PROFESSOR |
Odila Maria Waldrich |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Saúde Coletiva |
0-19574 |
4º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Conceito de saúde. Histórico do processo saúde doença. Educação em saúde. Histórico das políticas de saúde no Brasil. Sistema Único de Saúde(SUS). Planejamento e gerência em saúde coletiva. Indicadores de desenvolvimento. Níveis de atenção à saúde. Conceitos e noções básicas de Epidemiologia aplicada: endemias, epidemias, pandemias, doenças infecciosas de interesse da saúde coletiva. Estratégia saúde da família. |
OBJETIVO GERAL |
Adquirir noções sobre o campo da Saúde Coletiva, da Epidemiologia, das Políticas Públicas de Saúde no Brasil e, em especial o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Estratégia de Saúde da Família (ESF), bem como a inserção do profissional biomédico nestes campos do saber e de atuação. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Compreender Sistema de Saúde Brasileiro; • Despertar o senso crítico acerca das ações desenvolvidas no contexto do SUS e das Redes de Atenção em Saúde; • Reconhecer o perfil epidemiológico da população da região serrana; • Ampliar conhecimentos acerca da integralidade da assistência e interdisciplinaridade nas ações em saúde. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Conceito de saúde. Histórico do processo saúde doença. Educação em Saúde. Histórico das políticas de saúde no Brasil. Sistema Único de Saúde (SUS). 10 Aula expositiva dialogada. |
40 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias:Aula expositiva dialogada; Debates e rodas de conversa; Leituras e reflexões individuais e em grupo. Realização de resumos e resenhas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Avaliar as aptidões cognitivas nas discussões dos conteúdos apresentados. A avaliação do aproveitamento escolar do estudante será realizada de acordo com o disposto Regimento Geral da Uniplac. Ela compreenderá o conjunto da frequência e o alcance das competências expresso em notas. Esta avaliação deverá ser um processo contínuo e sistemático visando a formação do estudante, para assegurar a apropriação dos conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades, atitudes e comportamentos exigidos para a formação crítica, reflexiva e criativa, conforme estabelecido no Projeto Político Pedagógico do Curso. |
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HABILIDADES |
Capacidade de realizar as diferentes tarefas de forma eficiente. Valorizar as atividades propostas no processo ensino e aprendizagem. |
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ATITUDES |
Atitudes Responsabilidade na realização das diferentes tarefas. Contribuições, pontualidade, assiduidade, respeito, companheirismo, ética. |
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OUTRAS |
A avaliação desta disciplina será composta por quatro provas escritas. A participação do acadêmico nestas e outras atividades também será objeto de avaliação, conforme critérios estabelecidos em sala de aula pelo professor, em comum acordo com os acadêmicos. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Integrtiva |
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1.0 |
06/11/2024 |
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Avaliação 1 Prova escrita |
1 |
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2.0 |
02/09/2024 |
x |
16/09/2024 |
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Avaliação 2 Prova escrita |
2 |
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2.0 |
14/10/2024 |
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Avaliação 3 Prova |
3 |
|
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2.0 |
04/11/2024 |
|
|
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Avaliação Prova |
todas |
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2.0 |
18/11/2024 |
x |
25/11/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
ISHITANI, Lenice Harumi; FRANCO, Glaura da Conceição; PERPÉTUO, Ignez Helena Oliva; FRANÇA, Elisabeth. Desigualdade social e mortalidade precoce por doenças cardiovasculares no Brasil.. Revista de Saúde Pública, São Paulo, p.684-691. |
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2 |
SCROFERNEKER, Maria Lúcia; POHLMANN, Paula Raffin. Imunologia básica e aplicada. 1.ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1998. 578 p. ISBN 8524105720 |
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3 |
ALMEIDA FILHO, Naomar de. A Clínica, a Epidemiologia e a Epidemiologia Clínica. Physis, Rio de Janeiro, p.35-53. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa, MINAYO, Maria Cecília de Souza; AKERMAN, Marco; DRUMOND JÚNIOR, Marcos; CARVALHO, Yara Maria de (Org.). Tratado de saúde coletiva. São Paulo: Hucitec, 2012. Número de chamada: 614 T776 |
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2 |
CARVALHO, Sérgio Resende. Saúde coletiva e promoção da saúde: sujeito e mudança. São Paulo: Hucitec, 2013. |
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3 |
HELMAN, Cecil G. Cultura, saúde & doença. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. |
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4 |
AMER, Siham Abdel Karim; OLIVEIRA, Maria Conceição de. Percepções de cuidadores e de profissionais da estratégia saúde da família sobre a atenção domiciliar, às pessoas .... Lages, 2009. 97 p. |
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5 |
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Núcleo de gestão do trabalho e da educação na saúde. 2.ed. S.L.: SN Ltda, 2006. 18 p. |
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obs:SECCHI, Leonardo. Análise de políticas públicas diagnóstico de problemas, recomendação de soluções. São Paulo Cengage Learning 2016. |
Para a atenticação do plano de ensino |