PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Biomedicina |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Biomedicina Par039/22 |
PROFESSOR |
Sandra Regina de Mello |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Bioquímica II |
0-19575 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Métodos e instrumentos gerais de análises bioquímicas. Noções de coleta e conservação de amostras biológicas para exames bioquímicos. Biossegurança. Controle de qualidade enzimologia. Interpretação clínico-laboratorial da função renal, hepática, das dislipidemias, carboidratos, proteínas, compostos nitrogenados não proteico, marcadores do infarto do miocárdio, metabolismo ósseo, hidroeletrolítico, equilíbrio ácido-básico. Gasometria. Marcadores tumorais. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
O acadêmico deverá adquirir conhecimentos teóricos/práticos para manipular amostras biológicas, realizar e interpretar exames bioquímicos dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança, caracterizando patologias que apresentam alterações metabólicas, bem como resolver problemas relacionados com o diagnóstico laboratorial e acompanhamento de doenças humanas. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1- Capacitar os estudantes a uma visão geral sobre as boas práticas e normas de Biossegurança, bem como a percepção dos riscos iminentes do trabalho em ambiente da saúde, orientando-os para que tenham o conhecimento suficiente para desenvolverem suas atividades de forma segura e com qualidade. 2- Reconhecer o sangue como líquido biológico, cujas dosagens bioquímicas (proteínas, eletrólitos, lipídeos, hormônios) permitem diagnosticar patologias. 3- Reconhecer as diferentes etapas de realização de um exame bioquímico laboratorial e os possíveis erros envolvidos em cada uma destas etapas. 4- Compreender o princípio e/ou fundamento das reações utilizadas em cada uma das dosagens bioquímicas. 5- Reconhecer as bases químicas e metabólicas de cada substância analisada (glicose, proteínas, lipídios, etc), relacionando os valores das concentrações plasmáticas com as condições fisiológicas ou patológicas do indivíduo. 6-Interpretar os resultados obtidos a partir dos exames bioquímicos, com base nos respectivos valores de referência e no conhecimento teórico das condições fisiológicas e/ou patológicas, envolvidas em cada caso. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação do Plano de Ensino/ metodologia / Avaliação. Introdução à Bioquímica Clínica. |
2 |
2 |
Noções básicas de Biossegurança. Controle de qualidade em Bioquímica Clínica. Introdução, terminologia, erros no laboratório clínico. Noções de coleta, conservação e processamento de amostras biológicas para realização de exames bioquímicos. |
8 |
3 |
Princípios básicos dos exames bioquímicos, reações colorimétricas, reações cinéticas e reações enzimáticas. Espectrofotometria |
6 |
4 |
Distúrbio do Metabolismo Glicídico. Diabetes Mellitus. Avaliação Laboratorial do perfil glicídico |
8 |
5 |
Marcadores de Dislipidemias. Avaliação Laboratorial do perfil lipídico |
8 |
6 |
Enzimologia Clínica. Proteínas plasmáticas. Proteínas de infecção aguda |
6 |
7 |
Sistema Hepatobiliar-Avaliação Bioquímica da função hepática: marcadores do perfil hepático |
8 |
8 |
Marcadores Bioquímico do IAM. Enzimáticos e proteicos |
6 |
9 |
Avaliação da Função Renal- Biomarcadores Renais |
8 |
10 |
Distúrbio do Equilíbrio Hidroeletrolítico Distúrbio Ácido -básico. Gasometria |
8 |
11 |
Marcadores do metabolismo ósseo (cálcio, fósforo e magnésio) |
6 |
12 |
Marcadores Tumorais |
6 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 horas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Estudo Dirigido com leitura e interpretação de textos referente aos conteúdos previstos no plano de ensino. |
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; ; LAB – Aula em Laboratório; ; SE – Seminário; |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
A avaliação do desempenho dos acadêmicos será realizada nas atividades proposta, através de avaliações (objetivas e discursivas), estudos dirigidos, estudo de casos clínico, seminários verificando-se o domínio e compreensão conceitual. Execução dos processos laboratoriais nas aulas práticas. |
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HABILIDADES |
Estabelecer correlação entre a teoria e prática. Participar das discussões e de análise crítica de publicações científicas, na área da disciplina. Desempenho nas devolutivas das atividades encaminhadas pela professora. |
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ATITUDES |
Assiduidade, pontualidade e responsabilidade. Participação do acadêmico na elaboração nos trabalhos dirigidos, seminários e exercícios e participação ativa durante as aulas teóricas e práticas. |
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OUTRAS |
REGIMENTO GERAL DA UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE – UNIPLAC Art. 124 - Somente será considerado aprovado, o aluno que obtiver: I - frequência às atividades letivas programadas igual ou superior a setenta e cinco por cento (75%); II - conceito final igual ou superior a sete (7,0). Critérios de arredondamento das notas pelo sistema. Não será realizado qualquer “ajuste” de nota. FALTAS: Serão justificadas com apresentação de atestado médico dentro do prazo determinado pela instituição. Frequência: acima ou igual a 75% da CH total da disciplina (máximo 20 faltas). Art. 128 - É vedado conceder ao aluno abono de faltas, exceto nos casos previstos em lei. Art. 126 - A verificação escrita da aprendizagem (provas e/ou trabalhos) realizada pelos alunos durante o processo de avaliação deverá ser devolvida a eles no prazo de quinze (15) dias úteis. Avaliações de Recuperação: será referente as avaliações teóricas. Caso o acadêmico não realize a avaliação e não tem justificativa protocolada, ele poderá realizar a avaliação de recuperação (como avaliação), mas sem direito a recuperação desta respectiva avaliação. AVALIAÇÃO FORA DO PRAZO – Resolução 011/2002 Em caso do acadêmico perder alguma avaliação escrita, estão amparados na legalidade dos fatos, poderão recorrer ao protocolo e solicitar parecer favorável por parte da professora e da coordenação de curso. O acadêmico terá no máximo 10 dias úteis, a contar da data da aplicação da prova ou da entrega do trabalho, para requerer avaliação fora de prazo, em requerimento formal, protocolado e destinado ao coordenador do curso que fará os encaminhamentos junto ao docente do componente curricular. A data da prova fora de prazo será no final do semestre. "Em conformidade com as leis de direitos autorais, fica expressamente proibida a gravação do professor durante a aula." |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
1.0 |
06/11/2024 |
|
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Avaliação 01 |
2,3,4,5 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
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Avaliação 2 |
5,6,7,8 |
x |
x |
x |
2.5 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 03 |
9,10,11,12 |
x |
x |
x |
2.5 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 04: Participação aulas de laboratório e/ocu relatório das atividades prátias e habilidades/atitudes |
Todas |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
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Avaliação 05:Seminário com discussão de Casos clínicos/ artigos científicos |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
DEVLIN, Thomas M. Manual de bioquímica: com correlações clínicas. 7. ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda, 2011. 1007 p.:il ISBN 9788521205920 |
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2 |
WALLACH, Jacques. Interpretação de Exames Laboratoriais. 8. Editora Guanabara Koogan S/a 2009 ISBN 9788527715232 |
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3 |
MOTTA, Valter T. Bioquímica clínica para o laboratório: princípios e interpretações. 5. ed. Rio de Janeiro: Med-book, 2009. 382 p. ISBN 9788599977354. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
RAVEL, Richard. Laboratório clínico: aplicações clínicas dos dados laboratoriais. 6.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. 615 p. ISBN 9788527703970. |
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2 |
TOY, Eugene C; SEIFERT JUNIOR, William E; STROBLE, Henry W; HARMS, Konrad P. Casos clínicos em bioquímica (Lange). 3. Porto Alegre: AMGH, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788580555752. |
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3 |
LIMA, A. Oliveira. Métodos de laboratório aplicados à clínica: técnica e interpretação. Guanabara Koogan, 2010. |
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4 |
BERG, Jeremy M.; TYMOCZKO, John L.; STRYER, Lubert. Bioquímica. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. 1114 p. ISBN 9788527713696. |
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5 |
SACKHEIM, George I.; LEHMAN, Dennis D. Química e bioquímica para ciências biomédicas. 8. ed. São Paulo: Editora Manole Ltda, 2001. 644 p. ISBN 8520411193. |
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obs: Os conteúdos apresentados em aula (slides), textos para leitura e estudos, material didático para consulta e questões para aprendizagem do conteúdo e outros estarão disponíveis na plataforma do Google Classroom da disciplina. Código da turma no classroom: s3mepue |
Para a atenticação do plano de ensino |