Uniplac - Graduação - Biomedicina - Bioquímica II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Biomedicina

ESTRUTURA CURRICULAR

Biomedicina Par039/22

PROFESSOR

Sandra Regina de Mello


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Bioquímica II

0-19575

4

80


EMENTA

Métodos e instrumentos gerais de análises bioquímicas. Noções de coleta e conservação de amostras

biológicas para exames bioquímicos. Biossegurança. Controle de qualidade enzimologia.

Interpretação clínico-laboratorial da função renal, hepática, das dislipidemias, carboidratos, proteínas,

compostos nitrogenados não proteico, marcadores do infarto do miocárdio, metabolismo ósseo,

hidroeletrolítico, equilíbrio ácido-básico. Gasometria. Marcadores tumorais. Práticas extensionistas

integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

O acadêmico deverá adquirir conhecimentos teóricos/práticos para manipular amostras biológicas, realizar e interpretar exames bioquímicos dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança, caracterizando patologias que apresentam alterações metabólicas, bem como resolver problemas relacionados com o diagnóstico laboratorial e acompanhamento de doenças humanas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1- Capacitar os estudantes a uma visão geral sobre as boas práticas e normas de Biossegurança, bem como a percepção dos riscos iminentes do trabalho em ambiente da saúde, orientando-os para que tenham o conhecimento suficiente para desenvolverem suas atividades de forma segura e com qualidade. 2- Reconhecer o sangue como líquido biológico, cujas dosagens bioquímicas (proteínas, eletrólitos, lipídeos, hormônios) permitem diagnosticar patologias. 3- Reconhecer as diferentes etapas de realização de um exame bioquímico laboratorial e os possíveis erros envolvidos em cada uma destas etapas. 4- Compreender o princípio e/ou fundamento das reações utilizadas em cada uma das dosagens bioquímicas. 5- Reconhecer as bases químicas e metabólicas de cada substância analisada (glicose, proteínas, lipídios, etc), relacionando os valores das concentrações plasmáticas com as condições fisiológicas ou patológicas do indivíduo. 6-Interpretar os resultados obtidos a partir dos exames bioquímicos, com base nos respectivos valores de referência e no conhecimento teórico das condições fisiológicas e/ou patológicas, envolvidas em cada caso.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação do Plano de Ensino/ metodologia / Avaliação. Introdução à Bioquímica Clínica.

2

2

Noções básicas de Biossegurança. Controle de qualidade em Bioquímica Clínica. Introdução, terminologia, erros no laboratório clínico. Noções de coleta, conservação e processamento de amostras biológicas para realização de exames bioquímicos.

8

3

Princípios básicos dos exames bioquímicos, reações colorimétricas, reações cinéticas e reações enzimáticas. Espectrofotometria

6

4

Distúrbio do Metabolismo Glicídico. Diabetes Mellitus. Avaliação Laboratorial do perfil glicídico

8

5

Marcadores de Dislipidemias. Avaliação Laboratorial do perfil lipídico

8

6

Enzimologia Clínica. Proteínas plasmáticas. Proteínas de infecção aguda

6

7

Sistema Hepatobiliar-Avaliação Bioquímica da função hepática: marcadores do perfil hepático

8

8

Marcadores Bioquímico do IAM. Enzimáticos e proteicos

6

9

Avaliação da Função Renal- Biomarcadores Renais

8

10

Distúrbio do Equilíbrio Hidroeletrolítico Distúrbio Ácido -básico. Gasometria

8

11

Marcadores do metabolismo ósseo (cálcio, fósforo e magnésio)

6

12

Marcadores Tumorais

6

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 horas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Estudo Dirigido com leitura e interpretação de textos referente aos conteúdos previstos no plano de ensino.


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; ; LAB – Aula em Laboratório; ; SE – Seminário;


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

A avaliação do desempenho dos acadêmicos será realizada nas atividades proposta, através de avaliações (objetivas e discursivas), estudos dirigidos, estudo de casos clínico, seminários verificando-se o domínio e compreensão conceitual. Execução dos processos laboratoriais nas aulas práticas.

HABILIDADES

Estabelecer correlação entre a teoria e prática. Participar das discussões e de análise crítica de publicações científicas, na área da disciplina. Desempenho nas devolutivas das atividades encaminhadas pela professora.

ATITUDES

Assiduidade, pontualidade e responsabilidade. Participação do acadêmico na elaboração nos trabalhos dirigidos, seminários e exercícios e participação ativa durante as aulas teóricas e práticas.

OUTRAS

REGIMENTO GERAL DA UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE – UNIPLAC Art. 124 - Somente será considerado aprovado, o aluno que obtiver: I - frequência às atividades letivas programadas igual ou superior a setenta e cinco por cento (75%); II - conceito final igual ou superior a sete (7,0). Critérios de arredondamento das notas pelo sistema. Não será realizado qualquer “ajuste” de nota. FALTAS: Serão justificadas com apresentação de atestado médico dentro do prazo determinado pela instituição. Frequência: acima ou igual a 75% da CH total da disciplina (máximo 20 faltas). Art. 128 - É vedado conceder ao aluno abono de faltas, exceto nos casos previstos em lei. Art. 126 - A verificação escrita da aprendizagem (provas e/ou trabalhos) realizada pelos alunos durante o processo de avaliação deverá ser devolvida a eles no prazo de quinze (15) dias úteis. Avaliações de Recuperação: será referente as avaliações teóricas. Caso o acadêmico não realize a avaliação e não tem justificativa protocolada, ele poderá realizar a avaliação de recuperação (como avaliação), mas sem direito a recuperação desta respectiva avaliação. AVALIAÇÃO FORA DO PRAZO – Resolução 011/2002 Em caso do acadêmico perder alguma avaliação escrita, estão amparados na legalidade dos fatos, poderão recorrer ao protocolo e solicitar parecer favorável por parte da professora e da coordenação de curso. O acadêmico terá no máximo 10 dias úteis, a contar da data da aplicação da prova ou da entrega do trabalho, para requerer avaliação fora de prazo, em requerimento formal, protocolado e destinado ao coordenador do curso que fará os encaminhamentos junto ao docente do componente curricular. A data da prova fora de prazo será no final do semestre. "Em conformidade com as leis de direitos autorais, fica expressamente proibida a gravação do professor durante a aula."

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

x

x

x

1.0

06/11/2024

Avaliação 01

2,3,4,5

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 2

5,6,7,8

x

x

x

2.5

A definir

x

A definir

Avaliação 03

9,10,11,12

x

x

x

2.5

A definir

x

A definir

Avaliação 04: Participação aulas de laboratório e/ocu relatório das atividades prátias e habilidades/atitudes

Todas

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 05:Seminário com discussão de Casos clínicos/ artigos científicos

x

x

x

1.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DEVLIN, Thomas M. Manual de bioquímica: com correlações clínicas. 7. ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda, 2011. 1007 p.:il ISBN 9788521205920

2

WALLACH, Jacques. Interpretação de Exames Laboratoriais. 8. Editora Guanabara Koogan S/a 2009 ISBN 9788527715232

3

MOTTA, Valter T. Bioquímica clínica para o laboratório: princípios e interpretações. 5. ed. Rio de Janeiro: Med-book, 2009. 382 p. ISBN 9788599977354.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

RAVEL, Richard. Laboratório clínico: aplicações clínicas dos dados laboratoriais. 6.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. 615 p. ISBN 9788527703970.

2

TOY, Eugene C; SEIFERT JUNIOR, William E; STROBLE, Henry W; HARMS, Konrad P. Casos clínicos em bioquímica (Lange). 3. Porto Alegre: AMGH, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788580555752.

3

LIMA, A. Oliveira. Métodos de laboratório aplicados à clínica: técnica e interpretação. Guanabara Koogan, 2010.

4

BERG, Jeremy M.; TYMOCZKO, John L.; STRYER, Lubert. Bioquímica. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. 1114 p. ISBN 9788527713696.

5

SACKHEIM, George I.; LEHMAN, Dennis D. Química e bioquímica para ciências biomédicas. 8. ed. São Paulo: Editora Manole Ltda, 2001. 644 p. ISBN 8520411193.

obs: Os conteúdos apresentados em aula (slides), textos para leitura e estudos, material didático para consulta e questões para aprendizagem do conteúdo e outros estarão disponíveis na plataforma do Google Classroom da disciplina. Código da turma no classroom: s3mepue

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