Uniplac - Graduação - Biomedicina - Práticas Extensionistas - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Biomedicina

ESTRUTURA CURRICULAR

Biomedicina Par039/22

PROFESSOR

Rosileia Marinho de Quadros, Bruna Andersen Pereira de Jesus


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Práticas Extensionistas

0-19577

2

40


EMENTA

Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Promover a interação entre universidade e comunidade como transmissora de conhecimento, envolvendo o acadêmico em iniciativas de educação em saúde para a população alvo dentro deste projeto.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Despertar o interesse do acadêmico na busca e transmissão do conhecimento; • Despertar nos acadêmicos participantes a sensibilidade de olhar, gerando os conceitos de empatia; • Gerar conteúdo didático e de qualidade para informar e prevenir a população alvo sobre microrganismos causadores de enfermidades; • Buscar através de atividades lúdicas e divertidas de como trabalhar a saúde em relação a saúde coletiva; • Verificar fragilidades na educação em saúde através de dúvidas e interesses do público alvo para próximas abordagens.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

• Início das atividades com encontro com orientadoras;
• Divisão de grupos/subgrupos com seus respectivos orientadores(as), locais de abrangência e seleção de temas
• Início das atividades nas Escolas.

12

2

• Divisão de grupos/subgrupos com seus respectivos orientadores(as), locais de abrangência e seleção de temas;
• Início das atividades nas casas de Repouso.

12

3

• Encontro com as orientadoras
• Atividades nas Escolas

4

4

• Encontro com as orientadoras
• Atividades na casa de repouso

4

5

• Relatório das atividades nas Escolas
• Apresentação do E-book das casas de repousos

8

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Apresentação de conteúdo teórico, em educação em saúde, para a comunidade supracitada ao final do semestre.

HABILIDADES

Serão avaliadas as etapas na confecção da atividade, participação e o seu cumprimento com êxito (o subgrupo deve demonstrar criatividade; iniciativa; conhecimento do conteúdo; organização) para a confecção do trabalho final.

ATITUDES

Serão disponibilizadas no mínimo 2 orientações agendadas com cada subgrupo; cabendo ao acadêmico a responsabilidade do agendamento com o orientador sobre todas as atividades a serem relacionadas nas unidades que sofrerão as intervenções.

OUTRAS

Após as atividades relacionadas, os acadêmicos farão um material didáticos sobre o trabalho desenvolvido e confeccionarão um e-book sobre as casas de repouso. Tais ações trazem o intuito de desenvolver no acadêmico a capacidade de dividir o conhecimento com diferentes públicos, percebendo as diferentes realidades presentes em nosso município.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1.0

A definir

Participação e presença nas atividades

1, 2, 3, 4

6.0

A definir

x

A definir

Elaboração de relatório e apresentação

5

3.0

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA. Política de extensão. 3.ed. Piracicaba: Editora Unimep, 1998. 89 p.

2

POZZOBON, Maria Elizete; BUSATO, Maria Assunta. Extensão universitária: reflexão e ação. Chapecó: Argos, 2009. 173 p.

3

GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de projetos de extensão universitária. São Paulo: Avercamp, 2008. 115 p. ISBN 9788589311403.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

HENNINGTON, Élida Azevedo. Acolhimento como prática interdisciplinar num programa de extensão universitária.

2

HENNINGTON, Élida Azevedo. Acolhimento como prática interdisciplinar num programa de extensão universitária. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.21, n.1, jan. 2005, p.256-265.

3

GARCIA, Berenice Zabbot. Direitos humanos: infância e adolescência - a contribuição da extensão universitária. Joinville: Universidade de Joinville, 2008. 115p.

4

BRASIL. Parecer CNE/CES n. 608/2018f. Diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira. Portaria n. 1350, publicado no DOU de 17/12/2018, Seção 1, p. 34.

5

BRASIL. Resolução n. 7, de 18 de dezembro de 2018e. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php@p0option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192.

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