PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Biomedicina |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Biomedicina Par039/22 |
PROFESSOR |
Rosileia Marinho de Quadros, Bruna Andersen Pereira de Jesus |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Extensionistas |
0-19577 |
4º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Promover a interação entre universidade e comunidade como transmissora de conhecimento, envolvendo o acadêmico em iniciativas de educação em saúde para a população alvo dentro deste projeto. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Despertar o interesse do acadêmico na busca e transmissão do conhecimento; • Despertar nos acadêmicos participantes a sensibilidade de olhar, gerando os conceitos de empatia; • Gerar conteúdo didático e de qualidade para informar e prevenir a população alvo sobre microrganismos causadores de enfermidades; • Buscar através de atividades lúdicas e divertidas de como trabalhar a saúde em relação a saúde coletiva; • Verificar fragilidades na educação em saúde através de dúvidas e interesses do público alvo para próximas abordagens. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
• Início das atividades com encontro com orientadoras; |
12 |
2 |
• Divisão de grupos/subgrupos com seus respectivos orientadores(as), locais de abrangência e seleção de temas; |
12 |
3 |
• Encontro com as orientadoras |
4 |
4 |
• Encontro com as orientadoras |
4 |
5 |
• Relatório das atividades nas Escolas |
8 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Apresentação de conteúdo teórico, em educação em saúde, para a comunidade supracitada ao final do semestre. |
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HABILIDADES |
Serão avaliadas as etapas na confecção da atividade, participação e o seu cumprimento com êxito (o subgrupo deve demonstrar criatividade; iniciativa; conhecimento do conteúdo; organização) para a confecção do trabalho final. |
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ATITUDES |
Serão disponibilizadas no mínimo 2 orientações agendadas com cada subgrupo; cabendo ao acadêmico a responsabilidade do agendamento com o orientador sobre todas as atividades a serem relacionadas nas unidades que sofrerão as intervenções. |
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OUTRAS |
Após as atividades relacionadas, os acadêmicos farão um material didáticos sobre o trabalho desenvolvido e confeccionarão um e-book sobre as casas de repouso. Tais ações trazem o intuito de desenvolver no acadêmico a capacidade de dividir o conhecimento com diferentes públicos, percebendo as diferentes realidades presentes em nosso município. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
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|
1.0 |
A definir |
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Participação e presença nas atividades |
1, 2, 3, 4 |
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6.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Elaboração de relatório e apresentação |
5 |
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3.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA. Política de extensão. 3.ed. Piracicaba: Editora Unimep, 1998. 89 p. |
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2 |
POZZOBON, Maria Elizete; BUSATO, Maria Assunta. Extensão universitária: reflexão e ação. Chapecó: Argos, 2009. 173 p. |
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3 |
GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de projetos de extensão universitária. São Paulo: Avercamp, 2008. 115 p. ISBN 9788589311403. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
HENNINGTON, Élida Azevedo. Acolhimento como prática interdisciplinar num programa de extensão universitária. |
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2 |
HENNINGTON, Élida Azevedo. Acolhimento como prática interdisciplinar num programa de extensão universitária. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.21, n.1, jan. 2005, p.256-265. |
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3 |
GARCIA, Berenice Zabbot. Direitos humanos: infância e adolescência - a contribuição da extensão universitária. Joinville: Universidade de Joinville, 2008. 115p. |
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4 |
BRASIL. Parecer CNE/CES n. 608/2018f. Diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira. Portaria n. 1350, publicado no DOU de 17/12/2018, Seção 1, p. 34. |
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5 |
BRASIL. Resolução n. 7, de 18 de dezembro de 2018e. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php@p0option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |