PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Biomedicina |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Biomedicina Par764/17 |
PROFESSOR |
Marli Adelina de Souza |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Hemoterapia |
0-18544 |
6º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Histórico e princípios de hemoterapia. Legislação aplicada à doação de sangue. Composição do sangue. Critérios para a doação de sangue: captação, triagem de doadores e coleta de sangue. Produção de hemocomponentes: fracionamento, armazenamento. Controle de Qualidade de hemocomponentes. Gestão em Hemoterapia. Imuno-hematologia: testes pré-transfusionais. Triagem sorológica: doenças transmissíveis pelo sangue. Transfusão de sangue. Novas tecnologias aplicadas à hemoterapia. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar aos alunos os conhecimentos técnicos e científicos de um serviço de hemoterapia – Hemocentro – desde o ciclo do sangue até o processo transfusional, acompanhando as novas tecnologias, segundo a legislação vigente. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Reconhecer a importância da história da hemoterapia, da doação de sangue, desde o período empírico, que vai até 1900, ao científico, de 1900 em diante. - Caracterizar as fases do ciclo do sangue: captação, cadastro, pré-triagem, triagem clínica, coleta, triagem laboratorial. - Proporcionar o entendimento das fases da pré-triagem de sangue: verificação da pressão arterial, temperatura, peso e teste de microhematócrito. - Entender a triagem clínica, onde é realizada a entrevista, por meio da aplicação de um questionário estruturado conforme legislação vigente. - Apresentar as Legislações vigentes para o serviço de hemoterapia no Brasil. - Proporcionar aos alunos o conhecimento necessário para a realização de exames que envolvem a análise clínico-laboratorial realizada em um serviço de hemoterapia. -Compreender a composição do sangue: plasma e elementos figurados, aplicando o entendimento para a importância de cada elemento no processo transfusional. - Proporcionar o entendimento das fases da pré-triagem de sangue: verificação da pressão arterial, temperatura, peso e teste de microhematócrito. - Entender a triagem clínica, onde é realizada a entrevista, por meio da aplicação de um questionário estruturado conforme legislação vigente. - Compreender a partir da constituição da membrana celular das hemácias, constituição da hemoglobina, a conservação do sangue e as tendências atuais, para manter a viabilidade desde a doação até a transfusão. - Compreender a produção dos hemocomponentes: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado, e os procedimentos especiais: hemácias lavadas, filtradas (leucodepletadas) e irradiadas, pool de plaquetas. - Entender os testes realizados no controle de qualidade dos hemocomponentes. - Retomar a composição do sangue: plasma e elementos figurados, aplicando o entendimento para a importância de cada elemento no processo transfusional. - Proporcionar o entendimento das provas pré-transfusionais através da interação teoria-prática laboratorial, revendo o sistema imunológico, reação antígeno-anticorpo, resposta imunológica. - Compreender algumas patologias decorrentes da incompatibilidade materno fetal, dentre elas a Doença Hemolítica do Recém Nascido - Eritroblastose Fetal. - Entender a triagem sorológica, estudando as metodologias aplicadas aos testes sorológicos e as doenças transmissíveis pelo sangue. - Compreender o processo de transfusão sanguínea: indicações, suas implicações e intercorrências. - Atualizar os alunos nos processos da doação de medula óssea, cordão umbilical e novas metodologias/tecnologias aplicadas à hemoterapia. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da disciplina, do plano de ensino, cronograma. Contrato de trabalho Histórico e princípios da hemoterapia. |
2 |
2 |
Legislação aplicada à doação de sangue. |
2 |
3 |
Critérios para a doação de sangue: captação, triagem de doadores e coleta de sangue. |
2 |
4 |
Composição do sangue. Biologia e conservação das hemácias, estrutura e função da hemoglobina, soluções conservantes. |
2 |
5 |
Produção de hemocomponentes: fracionamento, armazenamento. Procedimentos especiais |
6 |
6 |
Controle de qualidade dos hemocomponentes. |
2 |
7 |
Avaliações. |
8 |
8 |
Devolutiva da 1ª Avaliação. Gestão em Hemoterapia. |
2 |
9 |
Indicadores de qualidade em serviço de hemoterapia. Elaboração de Indicadores de qualidade para laboratórios. |
2 |
10 |
Imuno-hematologia: testes pré-transfusionais. |
6 |
11 |
Triagem sorológica: doenças transmissíveis pelo sangue. |
2 |
12 |
Devolutiva da 2ª avaliação. Indicações de transfusões e Reações Transfusionais. |
2 |
13 |
Indicações de transfusões e Reações Transfusionais. |
2 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 4 horas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: ED e VT |
Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; LAB – Aula em Laboratório; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; TICS – Tecnologias de informação e comunicação. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Avaliações cognitivas, teóricas-práticas, apresentação de seminários e trabalhos em grupo. |
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HABILIDADES |
Capacidade de realizar as diferentes tarefas de forma eficiente. Domínio das ações na realização das tarefas. Realizar as atividades práticas, propostas em laboratório, desde a atenção, manipulação de materiais, reagentes e leitura das reações corretamente e de forma eficiente que atendam as habilidades básicas em bancada. Valorizar as atividades propostas no processo ensino-aprendizagem. |
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ATITUDES |
Responsabilidade na realização das diferentes tarefas. Contribuições, pontualidade, assiduidade, respeito, companheirismo, ética. |
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OUTRAS |
Os conteúdos poderão ser alterados de acordo com a necessidade da disciplina. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 1 |
de 1 a 8 |
x |
x |
|
2.5 |
27/08/2024 |
x |
17/09/2024 |
||||
Avaliação 2 |
de 9 a 15 |
x |
x |
|
2.5 |
12/11/2024 |
x |
26/11/2024 |
||||
Elaboração de Indicadores |
11 |
x |
x |
x |
1.0 |
10/09/2024 |
|
|
||||
Relatório aulas Práticas |
12,1314 |
x |
x |
x |
1.0 |
29/10/2024 |
|
|
||||
Seminário Legislação |
De 1 a 20 |
x |
x |
x |
1.0 |
26/11/2024 |
|
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Desempenho |
Todas |
|
x |
x |
1.0 |
03/12/2024 |
|
|
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Integrativa |
a selecionar |
x |
x |
x |
1.0 |
06/11/2024 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
COVAS, Dimas Tadeu; BORDIN, José Orlando. Hemoterapia: fundamentos e prática. São Paulo: Editora Atheneu, 2007. 632 p. ISBN 8573798742 |
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2 |
HARMENING, Denise M. Técnicas modernas em banco de sangue e transfusão. 4.ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2006. 594 p. ISBN 8573099801 |
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3 |
VERRASTRO, Therezinha (coord.). Hematologia e hemoterapia: fundamentos de morfologia, fisiologia, patologia e clínica. São Paulo: Editora Atheneu, 2005. 303 p. |
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4 |
VIZZONI, Alexandre Gomes. Fundamentos e técnicas em banco de sangue. São Paulo: Erica, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788536520971. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
LORENZI, Therezinha Ferreira. Manual de hematologia: propedêutica e clínica. 4.ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2011. ISBN 97885827712378. |
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2 |
AZEVEDO, Maria Regina Andrade de. Hematologia básica: fisiopatologia e diagnóstico laboratorial. 6. Rio de Janeiro: ThiemeBrazil, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788554651381. |
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3 |
COVAS, Dimas Tadeu; DANTE, Mário Langhi Júnior. Novas Tecnologias em Hemoterapia (Série Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular. São Paulo: editora Atheneu. Vol 1, 2016. Biblioteca Virtual: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/179599. |
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4 |
Brasil. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria de Consolidação Nº 5, de 28 de Setembro de 2017. Consolidação das normas sobre as ações e os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde. ANEXO IV - DO SANGUE, COMPONENTES E DERIVADOS |
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5 |
VERRASTRO, Therezinha. Hematologia e hemoterapia: fundamentos de morfologia, fisiologia, patologia e clínica. São Paulo: Editora Atheneu, 2005. 303p. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |