Uniplac - Graduação - Biomedicina - Patologia II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Biomedicina

ESTRUTURA CURRICULAR

Biomedicina Par764/17

PROFESSOR

Dhebora Mozena Dall Igna


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Patologia II

0-18543

4

80


EMENTA

Aspectos fisiopatológicos de desordens imunes e hemodinâmicas. Aspectos fisiopatológicos de desordens dos sistemas nervoso, cardiocirculatório, respiratório e renal. Fisiopatologia das doenças reumatológicas, gastrintestinais, hepáticas e metabólicas. Fisiopatologia das doenças geniturinárias. Avaliação de aspectos moleculares, histopatológicos e anatomopatológicos das diferentes lesões. Interpretação de exames laboratoriais. Marcadores clínicos.


OBJETIVO GERAL

Conhecer as principais disfunções que ocorrem nos diversos sistemas correlacionando com sua etiologia, mecanismos de doença, semiologia/manifestações clínicas e conduta.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Analisar a causa e a evolução de diferentes disfunções fisiológicas. Conhecer as causas das disfunções fisiológicas e compreender a semiologia. Compreender o papel do biomédico frente às diversas disfunções. Analisar casos clínicos específicos e utilizar conhecimentos para determinação de diagnósticos mais prováveis.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação do Plano de Ensino. Contrato pedagógico. Resgate Pato I.

4

2

Patologia clínica das doenças neurológicas I.

4

3

Patologia clínica das doenças neurológicas II.

4

4

Patologia clínica das doenças cardiocirculatórias I.

4

5

Patologia clínica das doenças cardiocirculatórias II.

4

6

Patologia clínica das doenças respiratórias I.

4

7

Patologia clínica das doenças respiratórias II.

4

8

Avaliação I (Teórica).

4

9

Avaliação Recuperativa I (Teórica).

4

10

Patologia clínica das doenças renais.

4

11

Patologia clínica dos distúrbios gasométricos. Atividade avaliativa II.

4

12

Patologia clínica das doenças reumatológicas.

4

13

Avaliação III (Teórica).

4

14

Avaliação Recuperativa II (Teórica).

4

15

Mostra Científica.

4

16

Patologia clínica das doenças metabólicas.

4

17

Patologia clínica das doenças hepáticas e gastrintestinais. Temas Projeto Integrador

4

18

Patologia clínica das doenças geniturinárias e reprodutivas.

4

19

Avaliação IV (Projeto).

4

20

Avaliação V (Teórica). Encerramento da disciplina.

4

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Mecanismos fisiopatológicos envolvidos nos diversos sistemas orgânicos.

HABILIDADES

Identificar, reconhecer, reproduzir, interpretar, exemplificar, classificar, resumir, comparar, criticar, planejar.

ATITUDES

Autocontrole, ética, liderança, comprometimento, postura, senso crítico, pontualidade, responsabilidade, autonomia, iniciativa, comprometimento, proatividade/participação, compromisso, solidariedade, comportamento, organização.

OUTRAS

Participação na Avaliação Institucional. Consulta das bibliografias sugeridas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Pluridisciplinar

x

x

x

1.0

14/11/2024

Avaliação I

2.3,4,5,6,7

x

x

x

2.5

04/09/2024

x

11/09/2024

Atividade avaliativa II

6,7,10,11

x

x

x

1.0

25/09/2024

Avaliação III

10,11,12

x

x

x

2.5

09/10/2024

x

16/10/2024

Avaliação IV Projeto

Todas

x

x

x

1.5

27/11/2024

Avaliação V

16,17,18

x

x

x

1.5

04/12/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

MITCHELL, Richard N et al. Robbins & Cotran Fundamentos de patologia. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788595151796.

2

ROBBINS, Stanley L et al. Fundamentos de Robbins patologia estrutural e funcional. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. 766 p. ISBN 85-277-0636-9.

3

PORTH, Carol Mattson; MATFIN, Glenn. Fisiopatologia. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. 911 p. ISBN 9788527716710 ( v. 1).


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BRASILEIRO FILHO, Geraldo. Bogliolo: patologia geral. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2004. 367 p. ISBN 852770892-2

2

BRAUN, Carie; ANDERSON, Cindy M. Fisiopatologia: alterações funcionais na saúde humana. Porto Alegre: Artmed, 2009. 544 p. ISBN 9788536319728

3

Fisiopatologia da doença: uma introdução à medicina clínica - 7.ed./2016 - (Livros) - Acervo 132739. MCPHEE, Stephen J.; GANONG, William F. Fisiopatologia da doença: uma introdução à medicina clínica. 7.ed. São Paulo: Mac Graw Hill, 2016. 642p. ISBN 9788577260102. Número de Chamada: 571.9 M113f.

4

Manual de Fisiopatologia – 2. ed./2007- (Livros). BIRNEY, Margaret Hamilton. São Paulo: Editora Roca Ltda., 2007. 622 p. ISBN 9788572416603. Número de Chamada: 571.9 M294.

5

Interpretação de exames laboratoriais – 8. ed./2011- (Livros). WALLACH, Jacques. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a., 2011. 1465 p. ISBN 9788527715232. Número de Chamada: 616.0756 W187i.

obs:- Os encontros serão nas quartas-feiras às 18h40 até 22h10, com respeito ao horário. Vocês terão acesso aos materiais da disciplina, via sala específica no google classroom (código ld4sdkt). Após encerramento do semestre, a sala será arquivada, não tendo o aluno mais acesso à mesma. - O acesso ao classroom deverá ser feito EXCLUSIVAMENTE via e-mail institucional, não pessoal. O contato com a professora deverá ser feito de forma presencial e via google classroom e e-mail, canais oficiais de comunicação. Whatsapp pessoal não será utilizado como recurso de contato, apenas líder de turma. - As devolutivas de avaliação serão realizadas na mesma semana da avaliação e as recuperativas ocorrerão logo após o período de correção e tira-dúvidas, na semana seguinte. É fundamental a presença do aluno nas devolutivas para discussão das dúvidas e encaminhamentos para as avaliações recuperativas que ocorrerão em 07 dias após as devolutivas. - Caso haja necessidade (por motivo justificado) de realizar alguma avaliação em outra data, avisar a professora em no máximo 10 dias corridos para a marcação de nova data e o mesmo prazo serve para solicitação de avaliação fora do prazo junto a secretaria e ao apoio do curso. Só serão realizadas avaliações fora do prazo mediante a solicitação formal da secretaria assinada e autorizada pela coordenação. As avaliações fora do prazo serão realizadas em outro horário que não o mesmo de aula, em turma que o professor dê aula e esteja disponível para aplicação. - É proibida a gravação de áudio e imagens de aulas do professor no período da aula, informação está respaldada pela Pró-Reitoria de Ensino. - É importante que o aluno monitore seu portal para checagem de notas e frequência; qualquer divergência, contatar a professora pelos meios de comunicação institucionais. A média final para aprovação é de 7,0. A frequência é de acima ou igual a 75% da CH total da disciplina (máximo 20 faltas). Não serão feitos ajustes de nota no final do semestre. A professora conta com a colaboração e participação de todxs, para conduzirmos um excelente e produtivo semestre! Bons estudos!

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