PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Ciências Contábeis |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Ciências Contábeis Par040/22 |
PROFESSOR |
Marcelo Coelho de Farias |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Extensionistas |
0-19258 |
2º |
3 |
60 |
EMENTA |
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Introdução ao Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal. Introdução ao sistema da Receita Federal. Receita Federal, Estadual e Municipal. |
OBJETIVO GERAL |
Promover a eficiência, transparência e conformidade tributária por meio do fornecimento de suporte técnico e orientação a contribuintes hipossuficientes, visando facilitar o cumprimento das obrigações tributárias e fortalecer a relação entre contribuintes, órgão fiscalizador e comunidade acadêmica. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Proporcionar aos acadêmicos promover atividades de educação fiscal, prover conhecimento sobre a função econômica e social dos tributos e sobre os direitos e deveres associados à tributação. Oportunizar vivência prática do conhecimento obtido em sala de aula à aplicação profissional do aprendizado. Prestar assistência contábil à população de baixa renda, bem como a microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos. Prestar assistência fiscal e contábil a comunidade através dos conhecimentos obtidos nas disciplinas do Curso de Ciências Contábeis. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
CAPACITAÇÃO DIRECIONADA |
40 |
2 |
APLICAÇÃO DIRECIONADA |
20 |
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TOTAL DE HORAS |
60 h |
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Estratégias:AEX/TG AEX/TG/AI |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
A capacidade de aprendizado, posicionamento e retenção do conteúdo serão objetos de análise para construção da avaliação do aluno. |
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HABILIDADES |
O aluno será avaliado pela habilidade de síntese, posicionamento perante a todos além da comunicação verbal e escrita e poder de interpretar e dialogar. |
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ATITUDES |
O aluno será avaliado pela participação ativa em sala de aula, assiduidade, interesse e comprometimento com as atividades designadas (individuais e grupo). A conduta no relacionamento interpessoal, ética e pontualidade contribuirão positivamente. |
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OUTRAS |
ok |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
1 e 2 |
x |
x |
x |
2.00 |
02/12/2024 |
x |
20/09/2024 |
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Avaliação 1 (Prova) |
1 |
x |
x |
|
4.0 |
13/09/2024 |
x |
20/09/2024 |
||||
Avaliação 2 (Prova) |
2 |
x |
x |
x |
4.0 |
22/11/2024 |
x |
29/11/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
SILVA, Lourival Lopes da. Contabilidade avançada e tributária. 3ª. 2011 |
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2 |
CHAVES, Francisco Coutinho; MUNIZ, Érika Gadêlha. Contabilidade tributária na prática. 2. São Paulo: Atlas, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788597004441. |
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3 |
SOUZA, Ailton Fernando de. Contabilidade na prática. São Paulo: Trevisan, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788599519622. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BRASIL. SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL. Um perfil da administração tributária brasileira. Brasília: Administração fazendária, 1995. 135 p. 2144 |
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2 |
1 OLIVEIRA, Gustavo Pedro de. Contabilidade Tributária. 4. São Paulo; Saraiva, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788502204621. |
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3 |
HOJI, Masakazu. Administração financeira e orçamentária. 12. São Paulo: Atlas, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788597010534. |
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4 |
IUDÍCIBUS, S.; MARTINS, E. GELBCKE, E. R. Manual de contabilidade das sociedades por ações: aplicável às demais sociedades - Suplemento. São Paulo: Atlas, 2008. |
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5 |
PAULSEN, Leandro; VELLOSO, Andrei Pitten. Contribuições no sistema tributário brasileiro. 4. São Paulo: Saraiva, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788553612932. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |