PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Ciências Contábeis |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Ciências Contábeis Par766/17 |
PROFESSOR |
Cleveonei da Silva |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Elaboração de Projetos |
0-17679 |
6º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Definição de projetos. Processo de planejamento. Metodologias de gestão de projetos. Equipes de projetos. Gerenciamento de projetos. Indicadores de desempenho de projetos. Identificação de fontes financeiras. Estudo de viabilidade. |
OBJETIVO GERAL |
Orientar o acadêmico no sentido de estar preparado para a elaboração de Projetos em seu ambiente de trabalho, identificando as necessidades regionais. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1 Dominar os processos de estruturação de projetos; 2 Desenvolver um projeto participativo; 3 Demonstrar como deve ser um projeto estratégico, operacional e orçamentário; 4 Identificar as fontes de captação de recursos; 5 Demonstrar a viabilidade do projeto; 6 Elaborar o projeto. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Apresentação e discussão do programa; |
2 |
2 |
2. CONCEITOS BÁSICOS: |
8 |
3 |
3. METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS: |
4 |
4 |
4. ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO: |
10 |
5 |
5. CAPTAÇÃO DE RECURSOS: |
8 |
6 |
6. AVALIAÇÃO: |
8 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:ARS, PD, AEX, TG e SE. *Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; ARS/PD - Aulas de forma remota e síncrona utilizando plataforma digital. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Questionamentos; apresentação e análise do projeto selecionado. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Fundamentação nas tomadas de decisão |
|||||||||||
ATITUDES |
Postura, frequência, participação |
|||||||||||
OUTRAS |
. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
2, 3, 4, e 5 |
x |
x |
x |
2.0 |
18/11/2024 |
|
|
||||
Avaliação 1 (Prova) |
1 a 5 |
x |
x |
|
3.0 |
22/10/2024 |
x |
29/10/2024 |
||||
Trabalho do Semestre 1 – Apresentação |
1 a 5 |
x |
x |
x |
2.0 |
19/11/2024 |
x |
26/11/2024 |
||||
Trabalho do Semestre 2 – Entrega do Projeto |
1 a 5 |
x |
x |
x |
2.0 |
26/11/2024 |
|
|
||||
Envolvimento no processo de ensino aprendizagem - (frequência/participação/produção) |
1 a 5 |
x |
x |
x |
1.0 |
26/11/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru; VERONEZE, Fernando. Gestão de projetos: preditiva, ágil e estratégica. 6. São Paulo: Atlas, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786559771721. |
|||||||||||
2 |
HASTINGS, David F. Análise financeira de projetos de investimento de capital. São Paulo: Saraiva, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788502205505. |
|||||||||||
3 |
LARSON, Erik W; GRAY, Clifford F. Gerenciamento de projetos: o processo gerencial. 6. Porto Alegre: AMGH, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788580555677. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ARMANI, Domingos. Como elaborar projetos: guia prático para elaboração e gestão de projetos sociais. Porto Alegre: Tomo editorial, 2009. |
|||||||||||
2 |
CARVALHO, Marly Monteiro de; RABECHINI JÚNIOR, Roque. Construindo competências para gerenciar projetos: teoria e casos. 2 ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2008. |
|||||||||||
3 |
CASAROTO FILHO, Nelson. Elaboração de projetos empresariais. São Paulo: Editora Atlas 2016. |
|||||||||||
4 |
VALERIANO, Dalton. Moderno gerenciamento de projetos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. |
|||||||||||
5 |
CAVALCANTI, Francisco Rodrigo P.; SILVEIRA, Jarbas Aryel Nunes da. Fundamentos de gestão de projetos. Rio de Janeiro: Editora Atlas 2016. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |