PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Direito |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Direito Mat Par041/22 |
PROFESSOR |
Gisele Luciane de Liz |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Direito Penal II |
0-19262 |
2º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Teoria da pena. Espécies de pena. Dosimetria da pena. Efeitos da pena. Concurso de crimes. Execução das penas. Medidas de segurança. Ação penal. Extinção de punibilidade. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar ao aluno uma ampla visão da Parte Geral do Direito Penal, nos seus aspectos teóricos e práticos, habilitando-o a atuar com base na Legislação, Doutrina e Jurisprudência, a partir dos preceitos teóricos e práticos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Conscientizar o acadêmico acerca da importância do Direito Penal; Inspirar no acadêmico a ideia do Direito Penal como norma de pacificação social, alertando-o sobre a necessidade e a suficiência da aplicação de sanções penais, levando-se em conta os princípios Constitucionais aplicáveis ao tema, mormente o da Dignidade da Pessoa Humana e da Proibição de Penas Desumanas; Incutir que o reeducando é um ser humano membro do corpo social, primando sempre pela observância das finalidades das sanções penais, principalmente, na sua função ressocializadora; Busca-se incentivar o acadêmico a simpatizar-se pelo Direito Penal e a entendê-lo de forma jurídica, longe das paixões pessoais, primando pelo tecnicismo e entendimentos interdisciplinares, dado que o Direito Penal não pode ser dissociado da Execução Penal (Lei nº 7.210/84), do Processo Penal e muito menos do Direito Constitucional. MISSÃOA missão do Curso de Direito da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC é promover a formação técnico-jurídica generalista, humanista e ética do profissional do Direito para o exercício da advocacia, da magistratura, do Ministério Público e das demais carreiras públicas, além da atuação em consultorias e outras atividades correlatas. As políticas específicas contemplam, além do necessário cabedal pedagógico, o conhecimento técnico-dogmático que proporcione ao aluno uma forte base que o habilite a identificar, prevenir e buscar soluções, de maneira crítica, responsável e criativa, para os problemas jurídicos de sua realidade. PERFIL PROFISSIOGRÁFICOO bacharel em direito da UNIPLAC deverá estar apoiado em sólida formação geral, humanista e axiológica, em razão do referencial teórico acumulado no decorrer do curso, apresentando capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valoração dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania. Deverá ter a consciência da atualização profissional permanente por meio do processo de educação continuada. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Das Penas – artigos 32 a 95 do Código Penal |
30 |
2 |
Das Medidas de Segurança – artigos 96 a 99 do Código Penal |
04 |
3 |
Da Ação Penal – artigos 100 a 106 do Código Penal |
16 |
4 |
Da Extinção da Punibilidade – artigos 107 a 120 do Código Penal |
30 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:AEX, ARM, EX, EC |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
A avaliação efetuada com base em provas escritas, envolvendo o conteúdo ministrado, com resoluções de casos jurídicos hipotéticos, possibilitará avaliar a assimilação de conhecimentos adquiridos pelo acadêmico |
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HABILIDADES |
A avaliação efetuada com base em provas escritas, envolvendo o conteúdo ministrado, com resoluções de casos jurídicos hipotéticos, possibilitará avaliar as habilidades do acadêmico na resolução das questões propostas |
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ATITUDES |
Será avaliado o desempenho do aluno, com base na participação das atividades desenvolvidas, frequência e assiduidade, bem como o interesse demonstrado na disciplina. Capacidade de manifestação e linguagem adequadas, de acordo com os termos técnicos afetos à disciplina, respeito e consideração pelos colegas e pelo professor. Bom comportamento é conduta mínima a ser exigida em sala de aula. |
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OUTRAS |
Não há. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação I |
A definir |
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|
|
4.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação II |
A definir |
|
|
|
4.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
MASSON, Cleber. Direito penal: parte geral (arts. 1º a 120). 16. ed. Rio de Janeiro: Método, 2022. 875 p. ISBN 978-65-596-4257-1. |
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2 |
NUCCI, Guilherme de Souza. Curso de direito penal: parte geral: arts 1º a 120 do código penal. Rio de Janeiro: Forense, 2022. v. 1, 938 p. ISBN 978-65-596-4238-0. |
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3 |
BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de direito penal: parte geral (Arts.1º a 120). 28. ed. rev. atual. São Paulo: Saraiva Jur, 2022. v. 1, 1078 p. ISBN 978-65-5559-719-6. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
SILVA FILHO, Acacio Miranda da et al. Código penal comentado: doutrina e jurisprudência. 5. ed., rev., atual. Santana de Parnaíba - SP: Manole, 2022. 1134 p. ISBN 978-65-5576-735-3. |
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2 |
CAPEZ, Fernando. Curso de direito penal, v. 1: parte geral: arts. 1º a 120. 26. São Paulo: Saraiva Jur, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786555596021. |
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3 |
CUNHA, Rogério Sanches. Manual de direito penal: parte geral (arts. 1º ao 120). 11. ed. rev. ampl. e atual. São Paulo: Jus Podivm, 2022. 800 p. ISBN 978-65-5680-959-5. |
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4 |
GRECO, Rogério. Curso de direito penal: volume 1 : parte geral : artigos 1 a 120 do Código Penal. 24. ed. Barueri, SP: Atlas, 2022. 833 p. ISBN 978-65-59-77147-9. |
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5 |
CUNHA, Rogério Sanches. Manual de direito penal: parte geral (arts. 1º ao 120). 11. ed. rev. ampl. e atual. São Paulo: Jus Podivm, 2022. 800 p. ISBN 978-65-5680-959-5. |
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obs:1. O canal de comunicação extraclasse com a professora é a Plataforma Google Classroom – Código da turma eijon77 e o e-mail institucional – giseleliz@uniplaclages.edu.br. 2. Não serão respondidas mensagens enviadas ao WhatsApp pessoal da professora. 3. Justificativa de faltas e avaliações fora de prazo dependem de requerimento próprio que deve ser feito junto à Instituição. Eventuais pedidos feitos à professora serão devolvidos. Quaisquer dúvidas acerca do procedimento poderão ser sanadas com a Coordenação. |
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