PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Direito |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Direito Mat Par041/22 |
PROFESSOR |
Fernanda Xavier de Souza |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Direito Civil IV |
0-19680 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Posse. Direitos reais. Direito de vizinhança. Direito de construir. Condomínio. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar ao acadêmico o estudo das normas jurídicas referentes ao Direito Civil – Coisas, estimulando o raciocínio jurídico acerca dos princípios teóricos, da legislação, doutrina e jurisprudência, que regem a disciplina, com enfoque no conteúdo programático constante da ementa e também nas questões práticas da vida profissional. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1) Estudar os DIREITOS REAIS, tratando acerca do conceito, evolução, classificação e conteúdo; 2) Verificar as características e a distinção entre DIREITO REAL e DIREITO PESSOAL; 3) Analisar o conceito, natureza, origem, classificação e efeitos da POSSE; 4) Propiciar o estudo sobre a PROPRIEDADE e os seus institutos; 5) Tratar sobre os DIREITOS REAIS DE GARANTIA: PENHOR, ANTICRESE e HIPOTECA; 6) Discorrer sobre as ações de defesa da posse, as ações afins e as de defesa da propriedade; 7) Aprender sobre SERVIDÕES, DIREITO DE SUPERFÍCIE, USUFRUTO, USO, HABITAÇÃO, CONCESSÃO DE USO ESPECIAL PARA FINS DE MORADIA, CONCESSÃO DE DIREITO REAL DE USO, DIREITO DE LAJE. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
APRESENTAÇÃO DO PLANO DE ENSINO: |
2 |
2 |
DIREITO REAIS: Conceito, evolução, classificação e conteúdo. |
4 |
3 |
PRINCÍPIOS APLICÁVEIS AOS DIREITOS REAIS. |
8 |
4 |
DA POSSE: Conceito, natureza e origem. Classificação da Posse. Aquisição e perda. Efeitos da Posse. Proteção Possessória. |
12 |
5 |
AÇÕES POSSESSÓRIAS: Discutir e descrever as espécies e hipóteses de cabimento de cada uma das ações possessórias. |
2 |
6 |
DA PROPRIEDADE: Fundamentos Jurídicos. Conceito e caracteres. Da propriedade em geral. Das restrições ao Direito de propriedade. Da propriedade imóvel. |
26 |
7 |
DO DIREITO DE SUPERFÍCIE: Conceito e disposições gerais sobre o instituto. |
2 |
8 |
DAS SERVIDÕES: Conceito e princípios fundamentais. Classificação das servidões. |
4 |
9 |
USUFRUTO: Conceito, classificação, objeto, direitos e deveres das partes, extinção. |
4 |
10 |
USO: Conceito e principais aspectos. |
2 |
11 |
DIREITO DO PROMITENTE COMPRADOR |
2 |
12 |
DOS DIREITOS REAIS DE GARANTIA: Características. Legitimidade e objeto do direito real de garantia. Modalidades de garantias. |
6 |
13 |
DA CONCESSÃO DE USO ESPECIAL PARA FINS DE MORADIA: Conceito. Forma de concessão. Requisitos. |
2 |
14 |
DIREITO DE LAJE: Introdução, conceito e tratamento jurídico. |
2 |
15 |
PROPRIEDADE FIDUCIÁRIA: Conceito. Natureza Jurídica. Características. Estrutura Jurídica. |
2 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; PAL – Palestra; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual. Aulas que serão expositivo-dialogadas, transmitido aos discentes o conteúdo objeto desta ementa, incentivando-os a participarem das aulas, por meio de discussões jurídicas atinentes à matéria ministrada. Ainda, poderão ser aplicados trabalhos individuais e/ou em grupo, bem como trabalhar-se-á na análise e interpretação de textos e peças processuais, tudo com vistas ao estímulo dos acadêmicos à participação, indagações, debates doutrinários e jurisprudenciais. Haverá disponibilização de material complementar. Utilização do Google Classroom, para encaminhamento de material, atividades, exercícios, sendo responsabilidade do acadêmico providenciar o e-mail de acesso, que deverá ser o institucional. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Provas escritas individuais, com questões objetivas e/ou subjetivas. Será ainda objeto de avaliação a participação, a cooperação e o interesse de cada aluno em aula. Esta avaliação ocorrerá durante todo o semestre, a cada aula. Avaliações individuais utilizando as plataformas digitais ou de maneira presencial, observando-se as determinações da instituição. Exercícios individuais para tomada de decisão e discussão em grupos para debater os resultados. De acordo com a Resolução 131/2014, aplicar-se-ão 03 [três] avaliações e 02 [duas] recuperações. Desta forma, a avaliação 01 e 02 terão peso 4,0 [quatro] e a avaliação 03 peso 2,0 [dois]. Ressalta-se que para a aprovação do acadêmico na disciplina, este deverá obter o conceito mínimo de 7,0 [sete], derivado da somatória dos resultados das avaliações do semestre. Ainda, obedecendo a Resolução 131/2014 serão aplicadas 02 [duas] recuperações, sendo que uma recuperação será relativa a avaliação 01 e a outra recuperação será concernente à avaliação 02. Em relação as avaliações, as mesmas serão formuladas com questões objetivas e/ou subjetivas. Concernente as avaliações fora de prazo, será seguido em sua totalidade o disposto na Resolução n.º 011/2002, sendo que as mesmas não se realizarão sem que o procedimento previsto na referida resolução tenha sido observado em sua integralidade e o acadêmico apresente documentação que comprove o pedido de avaliação fora de prazo. Os trabalhos efetuados, somente serão aceitos dentro do prazo estabelecido e NÃO SERÃO REALIZADOS TRABALHOS COM A FINALIDADE DE RECUPERAÇÃO. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Em conformidade com o artigo 5.º, inciso II da Resolução 131/2014, entende-se como habilidades: os saberes acumulados dentro e fora de processos de ensino-aprendizagem. Nestes termos, os acadêmicos deverão demonstrar, também, as seguintes habilidades no estudo da disciplina: concentração e dedicação em aula e interesse na disciplina, estudo e leitura constante e contínuos das obras indicadas. É imprescindível o acompanhamento dos tópicos abordados através de leitura complementar. A motivação própria para o aprendizado e o senso de responsabilidade individual e para com o grupo também constituem critérios complementares de avaliação. |
|||||||||||
ATITUDES |
Em consonância com os termos do artigo 5º, inciso III, da Resolução 131/2014 são consideradas atitudes: vontades concretizadas em atos, de transformar qualitativamente a realidade com base em sentidos e valores. Os acadêmicos, ainda, serão avaliados também pelas seguintes atitudes: frequência, participação, cooperação e interesse nas aulas. A participação e o interesse do aluno serão avaliados subjetivamente pela professora, inclusive através dos trabalhos e exercícios elaborados. Pontualidade, respeito aos colegas, e dedicação aos conteúdos repassados. |
|||||||||||
OUTRAS |
O material eventualmente disponibilizado para acompanhamento das aulas por meio virtual, não será o único solicitado nas avaliações, sendo necessário o estudo das obras bibliográficas abaixo indicadas. A verificação de presença será efetuada em todas as aulas, sendo que as justificativas de faltas deverão ser encaminhadas diretamente à coordenação do curso, sendo que se considera frequência mínima o equivalente a 75% [setenta e cinco por cento]. A professora reserva-se no direito de não responder, contato feito por meio de redes sociais ou aplicativo de mensagens. Qualquer requerimento/solicitação deverá ser formalizado(a), exclusivamente via e-mail institucional (professorafernanda@uniplaclages.edu.br) ou diretamente com a Secretaria Acadêmica e/ou Coordenação do Curso de Direito, sendo facultado à professora a conversa via aplicativo de mensagens com o líder da turma. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 1 |
- |
x |
x |
x |
4.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 2 |
- |
x |
x |
x |
4.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 3 |
- |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro: direito das coisas. 29. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2014. 612 p. ISBN 9788502214026 |
|||||||||||
2 |
GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil, v. 2: contratos em espécie, direito das coisas. 10. São Paulo: Saraiva Jur, 2022. 1 recurso online. (Esquematizado). ISBN 9786553622869. |
|||||||||||
3 |
WASHINGTON DE BARROS MONTEIRO. Curso de direito civil: direito das coisas. |
|||||||||||
4 |
RIZZARDO, Arnaldo. Direito das coisas. 9. Rio de Janeiro: Forense, 2021. 1 recurso online. ISBN 9788530990886. |
|||||||||||
5 |
SÍLVIO DE SALVO VENOSA. Direito Civil: direitos reais. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Manual de direito civil. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. 1720 P. ISBN 9788547229702. |
|||||||||||
2 |
GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil: direito das coisas. 20. São Paulo: Saraiva, 2020. 1 recurso online. (Sinopses jurídicas, v. 3). ISBN 9788553619689. |
|||||||||||
3 |
TARTUCE, Flávio. Manual de direito civil: volume único. 8.ed. Rio de Janeiro: Gen, 2018. ISBN 9788530959869. |
|||||||||||
4 |
GOMES, Orlando. Direitos reais. 21. Rio de Janeiro: Forense, 2012. 1 recurso online. ISBN 978-85-309-4392-9. |
|||||||||||
5 |
GUILHERME, Luiz Fernando do Vale de Almeida. Código civil comentado e anotado. 3. Barueri: Manole, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786555768183. |
|||||||||||
6 |
NADER, Paulo. Curso de direito civil, v.4: direito das coisas. 7. Rio de Janeiro: Forense, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788530968700. |
|||||||||||
obs:MISSÃO: A missão do Curso de Direito da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC é promover a formação técnico-jurídica generalista, humanista e ética do profissional do Direito para o exercício da advocacia, da magistratura, do Ministério Público e das demais carreiras públicas, além da atuação em consultorias e outras atividades correlatas. As políticas específicas contemplam, além do necessário cabedal pedagógico, o conhecimento técnico-dogmático que proporcione ao aluno uma forte base que o habilite a identificar, prevenir e buscar soluções, de maneira crítica, responsável e criativa, para os problemas jurídicos de sua realidade. 4 – PERFIL PROFISSIOGRÁFICO: O bacharel em direito da UNIPLAC deverá estar apoiado em sólida formação geral, humanista e axiológica, em razão do referencial teórico acumulado no decorrer do curso, apresentando capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valoração dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania. Deverá ter a consciência da atualização profissional permanente por meio do processo de educação continuada. |
Para a atenticação do plano de ensino |