PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Direito |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Direito Mat Par041/22 |
PROFESSOR |
Altamir Guilherme Wagner, Edgar Jose Galilheti |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Extensionistas |
0-19685 |
4º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Formar bacharéis em direito com habilidades na produção de podcasts como ferramenta de comunicação jurídica, extensão universitária e engajamento social, fomentando a interdisciplinaridade, o trabalho em equipe, a criatividade, o senso crítico e a disseminação do conhecimento jurídico de forma acessível e inovadora. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Introduzir conceitos sobre Extensão Universitária e Produção de Podcasts • Capacitar os alunos na produção de podcasts, desde a concepção da ideia até a publicação e divulgação; • Incentivar a utilização do podcast como ferramenta de comunicação e divulgação do conhecimento; • Promover a interdisciplinaridade e o trabalho em equipe; • Desenvolver habilidades de pesquisa, comunicação oral e escrita, e edição de áudio; • Estimular a criatividade, a autonomia e o senso crítico dos alunos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
ORATÓRIA E TEORIA DA COMUNICAÇÃO |
20 |
2 |
PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DE PodCast |
20 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias:Aula Expositiva e dialogada/Prática/Criação e Edição de PodCast. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Análise crítica de podcasts jurídicos: Avaliação da qualidade do conteúdo, da estrutura narrativa, da clareza da comunicação e da relevância do tema para a extensão universitária em direito. Técnicas de escrita, edição e avaliação de textos multimodais. |
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HABILIDADES |
Desenvolvimento do roteiro do podcast: Avaliação da criatividade, da organização das ideias, da coerência interna e da adequação ao público-alvo. Edição e finalização do podcast: Avaliação da qualidade do áudio, da fluidez da edição, da utilização de recursos sonoros e da adequação à linguagem radiofônica. Apresentação do podcast para a turma: Avaliação da clareza da comunicação, da argumentação, da capacidade de responder perguntas e da interação com o público. Desenvolvimento da coesão e da coerência na produção escrita e oral |
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ATITUDES |
Participação nas atividades em equipe: Avaliação do interesse, da proatividade, da colaboração, do respeito à opinião dos colegas e da capacidade de resolução de conflitos. Responsabilidade e compromisso: Avaliação do cumprimento de prazos, da entrega de trabalhos dentro do prazo e da qualidade do material finalizado. Ética: Avaliação da postura ética na produção e divulgação do podcast, incluindo a utilização de fontes confiáveis, a verificação de informações e o respeito aos direitos autorais. |
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OUTRAS |
Engajamento na proposta da disciplina: Avaliação do interesse demonstrado na temática da extensão universitária e na produção de podcasts como ferramenta de comunicação jurídica. Criatividade e inovação na produção do podcast: Avaliação da originalidade da ideia, da utilização de recursos inovadores e da capacidade de apresentar o conteúdo jurídico de forma atraente e acessível. Leitura e fichamento de obras selecionadas, indicadas pelo professor da disciplina. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Av1 - Produção escrita - LA como espaço de desaprendizagem |
1 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
POLITO, Reinaldo. Assim é que se fala: como organizar a fala e transmitir idéias. 7.ed. São Paulo: Editora Saraiva, 1999. 224 p. 20851 ISBN 8502028863 |
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2 |
POLITO, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibições. 3.ed. São Paulo: Editora Saraiva, 1986. 206 p. 13273 |
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3 |
KALISH, Karen. Como fazer apresentações espetaculares. 4.ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2000. 109 p. (Série Trabalho Eficaz) 22907 ISBN 853520539-X |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
FRAZÃO, César; FRANCO JUNIOR. Sem sufoco: comunicação e persuasão em vendas: alcançando grandes transformações com o poder da fala. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555202823. |
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2 |
GONÇALVES NETO, João Francisco. A importância do falar bem: A expressividade do corpo. São Paulo: Lovise, 2000. 132p 20745 ISBN 8585274581. Número de chamada: 418.43 G635i. |
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3 |
POLITO, Reinaldo. A influência da emoção do orador: no processo de conquista dos ouvintes. 2.ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2001. 159 p. ISBN 8502035088. Número de chamada: 808.51 P769i. |
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4 |
POLITO, Reinaldo. Oratória para advogados e estudantes de Direito. 1.ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2016. 245p. ISBN 9788502071216. Número de chamada: 340.44 P769o. |
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5 |
SILVA, Benjamin. Você na vitrine(a): a responsabilidade pela linguagem para quem lida com o público. Florianópolis: Editora Insular Ltda, 2002. 79 p. ISBN 857474132-9. Número de chamada: 808.51 S586v. |
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6 |
WERNECK, Tom; GRASSE, Reinhard. Treinamento da argumentação. S.L.: Ediouro publicações 102 p. (Coleção master) ISBN 850030424-3. Número de chamada: 469.5 W491t. |
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7 |
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. Número de chamada: 469.8 M322p |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |