PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Direito |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Direito Mat Par767/17 |
PROFESSOR |
Douglas Fontana Sirtoli |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Direito da Criança e do Adolescente |
0-17942 |
10 |
2 |
40 |
EMENTA |
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Princípio da Proteção Integral. Adoção. Menoridade e responsabilidade penal. Atos infracionais. Medidas socioeducativas. Procedimentos. Crimes e infrações administrativas. |
OBJETIVO GERAL |
Analisar o sistema de garantias preconizado pela Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), e demais diplomas correlatos, para assegurar a proteção e normatização dos direitos da crianças e adolescentes. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1 - Compreender a Lei 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), e demais legislações pertinentes, numa perspectiva contextual no sistema de proteção/garantista, assegurado em favor da criança e do adolescente. 2 – Desenvolver o senso crítico através da análise de casos hipotéticos e da resolução de questões de concurso e exame da OAB. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
APRESENTAÇÃO DO PLANO DE ENSINO: |
2 |
2 |
Revisão histórica e noções preliminares |
6 |
3 |
Conceitos, princípios, direitos e deveres previstos na legislação (Constituição Federal e ECA). |
4 |
4 |
Direitos e garantias fundamentais. Doutrina da proteção integral. Deveres. Família natural e substituta – preferência em relação à primeira; excepcionalidade da última. Medidas de proteção para assegurar a permanência com a família natural. Modalidades de colocação em família substituta – guarda, tutela e adoção. |
4 |
5 |
Ato infracional. Medidas socioeducativas. Medida de proteção |
2 |
6 |
Estrutura da política de atendimento: Federal, Estadual e Municipal; Entidades de atendimento; fiscalização; penalidades. Conselho tutelar, estrutura, membros. |
2 |
7 |
Acesso á Justiça. Disposições gerais, serviços auxiliares. |
4 |
8 |
Vara da infância e Juventude. Competência. Estrutura. Ministério Público e Advogado. Processo/ Procedimentos previstos no ECA. |
2 |
9 |
Crimes e infrações Administrativas previstos no ECA. |
2 |
10 |
Processos e procedimentos. Recursos. Proteção judicial dos interesses individuais, difusos e coletivos. |
2 |
11 |
Avaliações programadas. Provas escritas (múltipla escolha sem consulta) e oral |
10 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
O conteúdo programático transmitido ao aluno durante o semestre será avaliado mediante prova escrita e/ou oral e trabalhos (esse último, se for o caso, a ser combinado com a turma). Poderão ser entregues, como complemento, testes/questionários com perguntas referentes ao conteúdo, com data certa para devolução, sendo que, neste caso, cada trabalho devolvido com as questões resolvidas implicará em acréscimo no conceito do acadêmico. |
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HABILIDADES |
O Aluno será avaliado mediante o conceito obtido nas provas, nos trabalhos (se realizados) durante o semestre, participação efetiva em aula, comportamento e atitudes positivas. |
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ATITUDES |
As provas previstas para o semestre letivo serão escritas e/ou orais. O aluno não poderá valer-se da consulta de livros, manuais e matérias correlatos durante a realização das provas. Os trabalhos serão individuais e deverão ser apresentados na forma escrita e/ou oral, se houver. Assiduidade e pontualidade terão relevo na formação do conceito do aluno. |
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OUTRAS |
Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação I |
diversas |
x |
x |
x |
5 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação II |
todo o conteúdo |
x |
x |
x |
5 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
NUCCI, Guilherme de Souza. Estatuto da Criança e do Adolescente comentado. 5. Rio de Janeiro: Forense, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788530992798. |
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2 |
PEREIRA, Tânia da Silva. O melhor interesse da criança: um debate interdisciplinar. Rio de Janeiro: Livraria E Editora Renovar Ltda, 2000. 737 p. ISBN 8571471541 |
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3 |
PEREIRA, Tânia da Silva. Direito da criança e do adolescente: uma proposta interdisciplinar. 2. ed.rev. e atual. São Paulo: Livraria E Editora Renovar Ltda, 2008. 1100 p. ISBN 9788571476615 |
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4 |
PEREIRA, Tânia da Silva; PEREIRA, Rodrigo da Cunha. A ética da convivência familiar: sua efetividade no cotidiano dos tribunais. Rio de Janeiro: Forense, 2006. 591 p. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
SABATOVSKI, Emilio; FONTOURA, Iara P. Estatuto da criança e do adolescente. 7.ed.atual. Curitiba: Editora Juruá, 2012. 163p. ISBN 9788536237718 |
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2 |
ARAÚJO JÚNIOR, Gediel Claudino de. Prática no Estatuto da Criança e do Adolescente. 3. São Paulo: Atlas, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788597019148. |
|||||||||||
3 |
MACIEL, Kátia Regina Ferreira Lobo Andrade. Curso de direito da criança e do adolescente: aspectos teóricos e práticos. 4.ed.rev. e atual. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010. 949p. ISBN 9788537506868 |
|||||||||||
4 |
RAMIDOFF, Mário Luiz. Lições de direito da criança e do adolescente: ato infracional e medidas socioeducativas. 3.ed.rev. e atual. Curitiba: Editora Juruá, 2011. 236p. ISBN 9788536234588 |
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5 |
ISHIDA, Valter Kenji. Estatuto da criança e do adolescente: doutrina e jurisprudência. 4.ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2003. 491 p. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |