PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Direito |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Direito Mat Par767/17 |
PROFESSOR |
Elza Maria Kumm Silva |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Oratória Forense |
0-17947 |
10 |
2 |
40 |
EMENTA |
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Argumentação. Elementos de oratória. Articulação. Direção. Ênfase. Ritmo. O discurso. O orador na tribuna. |
OBJETIVO GERAL |
Propiciar ao acadêmico condições para desenvolver seu potencial de comunicação. Desenvolver a segurança para raciocinar e falar com fluência sobre conteúdo jurídico diante dos colegas de classe. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Tornar conhecido do futuro advogado breve histórico sobre o desenvolvimento da oratória no Brasil. - Trabalhar os diversos tipos de argumento como recurso primordial para convencimento. - Exercitar fluência, ênfase, ritmo, objetividade e inteligência emocional. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
- Argumentação – conceitos, tipos, mecanismos, elaboração de exercícios com ensaio, |
20 |
2 |
- Exercícios práticos: ocupar a tribuna. Ênfase, ritmo, voz, postura |
20 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Demonstrar nas avaliações o conhecimento adquirido. |
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HABILIDADES |
Desenvolver habilidades de reflexão crítica, adquirir as bases do discurso e sua apresentação em público, aplicar corretamente as técnicas de oratória, como meio de convencimento e como base fundamental da prática jurídica. |
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ATITUDES |
Desenvolver atitudes de reflexão crítica nas avaliações a serem realizadas. |
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OUTRAS |
De acordo com seu desempenho nas atividades de tratar o grupo e individuais. O acadêmico será avaliado quando de suas participações, quer as solicitadas ou voluntárias. Outras avaliações serão combinadas. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa² |
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|
0 |
A definir |
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Avaliação 1 – Tribuna I |
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3 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 2 – Tribuna II |
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|
3 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 3 – Seminário |
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3 |
A definir |
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Avaliação 4 – Participação – Habilidade - Conhecimento - Atitudes |
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1 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
BITTAR, Eduardo C. B. Linguagem jurídica: semiótica, discurso e direito. São Paulo: Editora Saraiva, 2015. ISBN 9788502625679. |
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2 |
CAPPI, Antonio; CAPPI, Carlo Crispim Baiocchi. Lógica jurídica: a construção do discurso jurídico. Goiânia: UCG, 2004. 678 p. ISBN 857103172x. |
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3 |
ORLANDI, Eni Puccinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 6 ed. Campinas: Pontes, 2011. 276 p. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
ALEXY, Robert. Teoria da argumentação jurídica: a teoria do discurso racional como teoria da justificação jurídica. São Paulo: Landy, 2005. 334 p. ISBN 8573290359. |
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2 |
ALVES, Léo da Silva. A arte da oratória: os segredos do orador de sucesso. Brasília: Brasýlia Jurýdica, 2004. 300 p. ISBN 8574692425 |
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3 |
Ferraz Junior, Tercio Sampaio. Direito, retórica e comunicação: subsídios para pragmática do discurso jurídico. 3ª edição São Paulo Atlas, 2014 |
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4 |
POLITO, Reinaldo. Oratória para Advogados e estudantes de direito: São Paulo, Saraiva, 2008 |
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5 |
HENRIQUES, Antonio. Linguagem jurídica e Argumentação: Teoria e prática. Atlas, 2013 |
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obs:OBSERVAÇÕES MISSÃO A missão do Curso de Direito da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC é promover a formação técnico-jurídica generalista, humanista e ética do profissional do Direito para o exercício da advocacia, da magistratura, do Ministério Público e das demais carreiras públicas, além da atuação em consultorias e outras atividades correlatas. As políticas específicas contemplam, além do necessário cabedal pedagógico, o conhecimento técnico-dogmático que proporcione ao aluno uma forte base que o habilite a identificar, prevenir e buscar soluções, de maneira crítica, responsável e criativa, para os problemas jurídicos de sua realidade. PERFIL PROFISSIOGRÁFICO O bacharel em direito da UNIPLAC deverá estar apoiado em sólida formação geral, humanista e axiológica, em razão do referencial teórico acumulado no decorrer do curso, apresentando capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valoração dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania. Deverá ter a consciência da atualização profissional permanente por meio do processo de educação continuada Descrição das Estratégias AEX Aula Expositiva, TG Trabalho em grupo, TI Trabalho Individual, SE Seminário, EO Exercício Oratório. obs: De acordo com o Art 2º Parágrafo único, da Resolução nº 435/2020, |
Para a atenticação do plano de ensino |