Uniplac - Graduação - Direito - Oratória Forense - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Direito

ESTRUTURA CURRICULAR

Direito Mat Par767/17

PROFESSOR

Elza Maria Kumm Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Oratória Forense

0-17947

10

2

40


EMENTA

Argumentação. Elementos de oratória. Articulação. Direção. Ênfase. Ritmo. O discurso. O orador na tribuna.


OBJETIVO GERAL

Propiciar ao acadêmico condições para desenvolver seu potencial de comunicação. Desenvolver a segurança para raciocinar e falar com fluência sobre conteúdo jurídico diante dos colegas de classe.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Tornar conhecido do futuro advogado breve histórico sobre o desenvolvimento da oratória no Brasil. - Trabalhar os diversos tipos de argumento como recurso primordial para convencimento. - Exercitar fluência, ênfase, ritmo, objetividade e inteligência emocional.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

- Argumentação – conceitos, tipos, mecanismos, elaboração de exercícios com ensaio
- Manipulação da palavra – conceito, as diversas maneiras de fazer uso desse expediente, objetivo.
- Exercícios para a melhoria da oralidade
- Elementos de Oratória - conceito dos elementos, quais são@p0
- Falar sobre cada um.
- Exercícios observando estes aspectos na oralidade do orador.
- Discurso: conceito, partes do discurso.
- Elaboração em conjunto de um pequeno discurso e a leitura do mesmo, pelos acadêmicos.
- Oralidades do orador: oralidades e repertório. Exercícios práticos.

20

2

- Exercícios práticos: ocupar a tribuna. Ênfase, ritmo, voz, postura
- Seminários sobre os livros: Argumentação jurídica de Vitor Gabriel e a Arte de argumentar de Antonio Suarez Abreu
Fale Claro de Sonya Hamlin.

20

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Demonstrar nas avaliações o conhecimento adquirido.

HABILIDADES

Desenvolver habilidades de reflexão crítica, adquirir as bases do discurso e sua apresentação em público, aplicar corretamente as técnicas de oratória, como meio de convencimento e como base fundamental da prática jurídica.

ATITUDES

Desenvolver atitudes de reflexão crítica nas avaliações a serem realizadas.

OUTRAS

De acordo com seu desempenho nas atividades de tratar o grupo e individuais. O acadêmico será avaliado quando de suas participações, quer as solicitadas ou voluntárias. Outras avaliações serão combinadas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa²

0

A definir

Avaliação 1 – Tribuna I

3

A definir

x

A definir

Avaliação 2 – Tribuna II

4

A definir

x

A definir

Avaliação 3 – Seminário

2

A definir

Avaliação 4 – Participação – Habilidade - Conhecimento - Atitudes

1

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BITTAR, Eduardo C. B. Linguagem jurídica: semiótica, discurso e direito. São Paulo: Editora Saraiva, 2015. ISBN 9788502625679.

2

CAPPI, Antonio; CAPPI, Carlo Crispim Baiocchi. Lógica jurídica: a construção do discurso jurídico. Goiânia: UCG, 2004. 678 p. ISBN 857103172x.

3

ORLANDI, Eni Puccinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 6 ed. Campinas: Pontes, 2011. 276 p.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

POLITO, Reinaldo. Oratória para advogados e estudantes de Direito. São Paulo: Saraiva, 2008.

2

ALEXY, Robert. Teoria da argumentação jurídica: a teoria do discurso racional como teoria da justificação jurídica. São Paulo: Landy, 2005.

3

ALVES, Léo da Silva. A arte da oratória: os segredos do orador de sucesso. Brasília: Brasýlia Jurýdica, 2004.

4

FERRAZ JUNIOR, Tercio Sampaio. Direito, retórica e comunicação: subsídios para uma pragmática do discurso jurídico. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

5

HENRIQUES, Antonio. Argumentação e discurso jurídico. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

obs:OBSERVAÇÕES MISSÃO A missão do Curso de Direito da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC é promover a formação técnico-jurídica generalista, humanista e ética do profissional do Direito para o exercício da advocacia, da magistratura, do Ministério Público e das demais carreiras públicas, além da atuação em consultorias e outras atividades correlatas. As políticas específicas contemplam, além do necessário cabedal pedagógico, o conhecimento técnico-dogmático que proporcione ao aluno uma forte base que o habilite a identificar, prevenir e buscar soluções, de maneira crítica, responsável e criativa, para os problemas jurídicos de sua realidade. PERFIL PROFISSIOGRÁFICO O bacharel em direito da UNIPLAC deverá estar apoiado em sólida formação geral, humanista e axiológica, em razão do referencial teórico acumulado no decorrer do curso, apresentando capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valoração dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania. Deverá ter a consciência da atualização profissional permanente por meio do processo de educação continuada Descrição das Estratégias AEX Aula Expositiva, TG Trabalho em grupo, TI Trabalho Individual, SE Seminário, EO Exercício Oratório. obs: De acordo com o Art 2º Parágrafo único, da Resolução nº 435/2020,

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