PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Direito |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Direito Not Par041/22 |
PROFESSOR |
Jose Batista da Rosa |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Sociologia Jurídica |
0-19269 |
2º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Contexto histórico da Sociologia Jurídica. Direito e Sociedade. Abordagens durkheimiana, weberiana, marxista e sistêmica. Monismo e pluralismo jurídico. A democratização do Judiciário brasileiro. Quadro sociológico do Direito brasileiro na atualidade. |
OBJETIVO GERAL |
Compreender o Direito como fato social. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Contextualizar o social como processo dinâmico resultante de ações humanas. Apresentar pedagogicamente as teorias do fenômeno social. Socializar as interpretações da sociedade industrial. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação do contrato de trabalho, ementa, percentual de presença e metodologia de avaliação. |
2 |
2 |
A construção social do sujeito e a evolução do conhecimento. |
4 |
3 |
Paradigmas: antigo, medieval, moderno e pós-moderno |
4 |
4 |
Clássicos da Sociologia: Comte, Durkheim. Marx e Weber suas teorias e as implicações jurídicas. Sociologia Jurídica e seu objeto |
8 |
5 |
Direito como fato social |
6 |
6 |
Estado Moderno e suas transformações. Cenário brasileiro e a configuração do Estado. |
6 |
7 |
Instituições sociais e seus aparelhos ideológicos. |
4 |
8 |
Metamorfoses no mundo do trabalho. |
6 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
Não |
Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Capacidade de estabelecer sínteses dos processos sociais e questão jurídica. |
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HABILIDADES |
Capacidade de entender o contexto social. |
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ATITUDES |
Respeito às diferenças e a capacidade de trabalhar coletivamente. |
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OUTRAS |
Usufruir da reflexão como condição para entender a lógica do desenvolvimento humano.. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 1 SOCIOLOGIA CLÁSSICA |
2,3,4 |
x |
x |
x |
5.0 |
19/09/2024 |
x |
26/09/2024 |
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AVALIAÇÃO 2 SOCIOLOGIA JURÍDICA |
5,6,7,8 |
x |
x |
x |
5.0 |
21/11/2024 |
x |
28/11/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
CAVALIERI FILHO, Sérgio. Programa de sociologia jurídica. 15. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597022322. |
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2 |
DIAS, Reinaldo. Sociologia do direito: a abordagem do fenômeno jurídico como fato social. 2. São Paulo: Atlas, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788522485123. |
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3 |
ROCHA, José Manuel de Sacadura. Sociologia jurídica: fundamentos e fronteiras. 7. Rio de Janeiro: Forense, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786559644605. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
RODRIGUEZ, José Rodrigo. Manual de sociologia jurídica. 2. São Paulo: Saraiva, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788547219109. |
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2 |
ZIPPELIUS, Reinhold. Sociologia do direito e do Estado: noções fundamentais. São Paulo: Saraiva, 2015. 1 recurso online. (IDP). ISBN 9788502209640. |
|||||||||||
3 |
CASTRO, Celso Antônio Pinheiro de. Sociologia do direito: Fundamentos de sociologia geral, sociologia aplicada ao direito. 7.ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2001. 363 p. ISBN 852242741-0 |
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4 |
SANTOS, Boaventura de Sousa; CAMPILONGO, Celso Fernandes; RUIVO, Fernando; LOPES, José Reinaldo de Lima; KATO, Shelma Lombardi; FARIA, José Eduardo; FALCÃO, Joaquim de Arruda; FARIA, José Eduardo. Direito e justiça: a função social do judiciário. São Paulo: Editora Ática, 1989. 203 p. (Série Fundamentos) 447 ISBN 85-08-03250-2 |
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5 |
SCURO NETO, Pedro. Sociologia geral e jurídica: manual dos cursos de direito. 5.ed.reform. São Paulo: Editora Saraiva, 2007. 307 p. ISBN 8502045474 |
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obs:Não |
Para a atenticação do plano de ensino |