PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Direito |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Direito Not Par041/22 |
PROFESSOR |
Fernanda Xavier de Souza |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Direito Civil III |
0-19392 |
3º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Contratos em geral. Contratos em espécie. Atos unilaterais.. |
OBJETIVO GERAL |
Estimular o raciocínio jurídico do acadêmico; Promover a educação jurídica, dando ênfase a função social dos contratos; Conscientizar para a importância dos contratos e seu cumprimento; Incentivar o estudo em compasso com os avanços da ciência jurídica e da jurisprudência; Oferecer bagagem cultural suficiente à compreensão da teoria geral contratual e dos principais contratos em espécie; Conscientizar à responsabilidade social, civil e criminal no contexto social. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1) Estudar as noções preliminares, concepção, conceito, natureza jurídica e posição doutrinária sobre os contratos perante a legislação civilista brasileira; 2) Examinar os princípios fundamentais do direito contratual; 3) Propiciar o estudo da formação dos contratos, analisando em especial os elementos indispensáveis à formação do contrato, as negociações preliminares, a proposta, a aceitação, o momento da conclusão do contrato, o lugar da formação do contrato e a forma e prova do contrato; 4) Analisar a classificação dos contratos; 5) Debater acerca da estipulação em favor de terceiro; 6) Trabalhar sobre os vícios redibitórios e evicção; 7) Debater sobre as diferentes formas de extinção da relação contratual; 8) Reconhecer as diferentes espécies de contratos tipificados e atípicos; 9) Identificar para cada espécie de contrato: os elementos constitutivos, a natureza jurídica, os aspectos gerais e suas finalidades; 10) Reconhecer os aspectos relevantes dos institutos relacionados as declarações unilaterais de vontade. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
APRESENTAÇÃO DO PLANO DE ENSINO: |
2 |
2 |
CONTRATOS EM GERAL: |
22 |
3 |
CONTRATOS EM ESPÉCIE: |
12 |
4 |
3) TROCA OU PERMUTA: |
2 |
5 |
4) DOAÇÃO: |
8 |
6 |
5) LOCAÇÃO: |
2 |
7 |
6) EMPRÉSTIMO: |
6 |
8 |
7) PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: |
2 |
9 |
8) EMPREITADA: |
2 |
10 |
9) DEPÓSITO: |
2 |
11 |
10) MANDATO: |
2 |
12 |
11) CORRETAGEM: |
2 |
13 |
12) TRANSPORTE: |
4 |
14 |
13) SEGURO: |
4 |
15 |
14) FIANÇA: |
4 |
16 |
15) JOGO E APOSTA: |
2 |
17 |
16) DECLARAÇÃO UNILATERAL DE VONTADE: |
2 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; PAL – Palestra; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual. Aulas expositivo-dialogadas em que será transmitido aos discentes o conteúdo objeto desta ementa, incentivando-os a participarem das aulas, por meio de discussões jurídicas atinentes à matéria ministrada. Ainda, poderão ser aplicados trabalhos individuais e/ou em grupo, tudo com vistas ao estímulo dos acadêmicos à participação, indagações, debates doutrinários e jurisprudenciais. Haverá disponibilização de material complementar. Utilização do Google Classroom, para encaminhamento de material, atividades, exercícios, sendo responsabilidade do acadêmico providenciar o e-mail de acesso, que deverá ser o institucional. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Provas escritas individuais, com questões objetivas e/ou subjetivas. Será ainda objeto de avaliação a participação, a cooperação e o interesse de cada aluno em aula. Esta avaliação ocorrerá durante todo o semestre, a cada aula. Avaliações individuais e de maneira presencial, sendo que aplicar-se-ão 03 [três] avaliações. Desta forma, as avaliações 01 e 02 terão peso 4,0 [quatro] e a avaliação 03 peso 2,0 [dois]. Ressalta-se que para a aprovação do acadêmico na disciplina, este deverá obter o conceito mínimo de 7,0 [sete], derivado da somatória dos resultados das avaliações do semestre. Obedecendo a Resolução 131/2014 serão aplicadas 02 [duas] recuperações, sendo que uma recuperação será relativa a avaliação 01 e a outra recuperação será concernente à avaliação 02. Em relação as avaliações, as mesmas serão formuladas com questões objetivas e/ou subjetivas. Concernente as avaliações fora de prazo, será seguido em sua totalidade o disposto na Resolução n.º 011/2002, sendo que as mesmas não se realizarão sem que o procedimento previsto na referida resolução tenha sido observado em sua integralidade e o acadêmico apresente documentação que comprove o pedido de avaliação fora de prazo. Os trabalhos efetuados, somente serão aceitos dentro do prazo estabelecido e NÃO SERÃO REALIZADOS TRABALHOS COM A FINALIDADE DE RECUPERAÇÃO. |
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HABILIDADES |
Em conformidade com o artigo 5.º, inciso II da Resolução 131/2014, entende-se como habilidades: os saberes acumulados dentro e fora de processos de ensino-aprendizagem. Nestes termos, os acadêmicos deverão demonstrar, também, as seguintes habilidades no estudo da disciplina: concentração e dedicação em aula e interesse na disciplina, estudo e leitura constante e contínuos das obras indicadas. É imprescindível o acompanhamento dos tópicos abordados através de leitura complementar. A motivação própria para o aprendizado e o senso de responsabilidade individual e para com o grupo também constituem critérios complementares de avaliação. |
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ATITUDES |
Em consonância com os termos do artigo 5º, inciso III, da Resolução 131/2014 são consideradas atitudes: vontades concretizadas em atos, de transformar qualitativamente a realidade com base em sentidos e valores. Os acadêmicos, ainda, serão avaliados também pelas seguintes atitudes: frequência, participação, cooperação e interesse nas aulas. A participação e o interesse do aluno serão avaliados subjetivamente pela professora, inclusive através dos trabalhos e exercícios elaborados. Pontualidade, respeito aos colegas, e dedicação aos conteúdos repassados. |
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OUTRAS |
O material eventualmente disponibilizado para acompanhamento das aulas, não será o único solicitado nas avaliações, sendo necessário o estudo das obras bibliográficas indicadas. A verificação de presença será efetuada em todas as aulas, sendo que as justificativas de faltas deverão ser encaminhadas diretamente à coordenação do curso, sendo que se considera frequência mínima o equivalente a 75% (setenta e cinco por cento). A professora reserva-se no direito de não responder, contato feito por meio de redes sociais ou aplicativo de mensagens. Qualquer requerimento/solicitação deverá ser formalizado(a), exclusivamente via e-mail institucional (professorafernanda@uniplaclages.edu.br) ou diretamente com a Secretaria Acadêmica e/ou Coordenação do Curso de Direito, sendo facultado à professora a conversa via aplicativo de mensagens com o líder da turma. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 1 |
- |
x |
x |
x |
4.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 2 |
- |
x |
x |
x |
4.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 3 |
- |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo curso de direito civil: contratos. 5. ed. São Paulo: SaraivaJur, 2022. 837 p. ISBN 978-65-5362-230-2. |
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2 |
GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro, v. 3: contratos e atos unilaterais. 19. São Paulo: Saraiva Jur, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786555596120. |
|||||||||||
3 |
VENOSA, Sílvio de Salvo. Direito civil, v. 3: contratos. 22. São Paulo: Atlas, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786559772773. |
|||||||||||
4 |
LÔBO, Paulo. Direito civil, v. 3: contratos. 8. São Paulo: Saraiva Jur, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786555596793. |
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5 |
TARTUCE, Flávio. Manual de direito civil: volume único. 8.ed. Rio de Janeiro: Gen, 2018. ISBN 9788530959869. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
SILVIO RODRIGUES. Direito civil: dos contratos e das declarações unilaterais da vontade. |
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2 |
GUILHERME, Luiz Fernando do Vale de Almeida. Código civil comentado e anotado. 3. Barueri: Manole, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786555768183. |
|||||||||||
3 |
PEREIRA, Caio Mario da Silva; MULHOLLAND, Caitlin (colab.). Instituições de direito civil, v. 3: contratos: declaração unilateral de vontade, responsabilidade civil. 25. Rio de Janeiro: Forense, 2022. 1 recurso online. (Clássicos forenses). ISBN 9786559643387. |
|||||||||||
4 |
GOMES, Orlando. Contratos. 28. Rio de Janeiro: Forense, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786559645640. |
|||||||||||
5 |
TARTUCE, Flávio. Direito civil, v. 3: teoria geral dos contratos e contratos em espécie. 17. Rio de Janeiro: Forense, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786559643608. |
|||||||||||
6 |
GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil, v. 2: contratos em espécie, direito das coisas. 10. São Paulo: Saraiva Jur, 2022. 1 recurso online. (Esquematizado). ISBN 9786553622869. |
|||||||||||
7 |
NADER, Paulo. Curso de direito civil, v. 3: contratos. 9. Rio de Janeiro: Forense, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788530979621. |
|||||||||||
8 |
PELUZO, CESAR (COORD.). CÓDIGO CIVIL COMENTADO. MANOLE |
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9 |
REBOUÇAS, Rodrigo Fernandes. Contratos eletrônicos: formação e validade: aplicações práticas. 2. São Paulo: Grupo Almedina, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788584933105. |
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obs:MISSÃO: A missão do Curso de Direito da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC é promover a formação técnico-jurídica generalista, humanista e ética do profissional do Direito para o exercício da advocacia, da magistratura, do Ministério Público e das demais carreiras públicas, além da atuação em consultorias e outras atividades correlatas. As políticas específicas contemplam, além do necessário cabedal pedagógico, o conhecimento técnico-dogmático que proporcione ao aluno uma forte base que o habilite a identificar, prevenir e buscar soluções, de maneira crítica, responsável e criativa, para os problemas jurídicos de sua realidade. 4 – PERFIL PROFISSIOGRÁFICO: O bacharel em direito da UNIPLAC deverá estar apoiado em sólida formação geral, humanista e axiológica, em razão do referencial teórico acumulado no decorrer do curso, apresentando capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valoração dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania. Deverá ter a consciência da atualização profissional permanente por meio do processo de educação continuada. |
Para a atenticação do plano de ensino |