PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Direito |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Direito Not Par041/22 |
PROFESSOR |
Maykhel Beltrame Goulart, Celio Adriano Spagnoli |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Extensionistas |
0-19395 |
3º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Princípios da extensão universitária. Função acadêmica e social. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Elaboração e Análise de Estatutos de Associações Sem Fins Lucrativos no âmbito do Código Civil Brasileiro. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Compreender os fundamentos legais e éticos relacionados à constituição e funcionamento de entidades sem fins lucrativos no Brasil. Capacitar os estudantes para a prática extensionista, promovendo o envolvimento com a comunidade por meio da elaboração e análise de estatutos de associações sem fins lucrativos. Desenvolver habilidades práticas na redação, revisão e interpretação de estatutos, alinhados às normativas do Código Civil Brasileiro. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
O TERCEIRO SETOR |
4 |
2 |
AS SOCIEDADES SEM FINS LUCRATIVOS E SUA NORMATIZAÇÃO |
8 |
3 |
O ESTATUTO SOCIAL |
18 |
4 |
CASOS PRÁTICOS |
10 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias:AULA EXPOSITIVA DIALOGADA ANALISE DE ESTATUTO SOCIAL DE INSTITUIÇÃO REAL SIMULAÇÃO DE ELABORAÇÃO DE UM ESTATUTO SOCIAL |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Compreender os fundamentos legais e éticos relacionados à constituição e funcionamento de entidades sem fins lucrativos no Brasil. Identificar a normatização legal necessária para a elaboração de um estatuto social Identificar a normatização llegal de regtramento de uma sociedade sem fins lucrativos |
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HABILIDADES |
Capacitar os estudantes para a elaboração e análise de estatutos de associações sem fins lucrativos. Desenvolver habilidades práticas na redação, revisão e interpretação de estatutos, alinhados às normativas do Código Civil Brasileiro. |
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ATITUDES |
Capacidade e autonomia na realização das atividades propostas Frequência Participação |
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OUTRAS |
Não |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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1ª AVALIAÇÃO |
1.2 |
x |
x |
|
4.0 |
A definir |
x |
A definir |
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2ª AVALIAÇÃO |
3,4 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
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3ª AVALIAÇÃO |
1.2.3.4 |
|
|
|
3.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
NEGRÃO, Theotônio. Código civil e legislação civil em vigor. 27.ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2008. 2033 p. ISBN 9788502066038 |
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2 |
ESTATUTO social. São Paulo: Centro de Integração Empresa-escola, 2000. 23 p 22164 |
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3 |
PELUSO, Cezar et al. (coord.). Código civil comentado: doutrina e jurisprudência: Lei n. 10.406, de 10.01.2002. 16. Barueri: Manole, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786555766134. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
SZAZI, Eduardo. Terceiro setor: regulação no Brasil. 3. ed. rev. ampl. São Paulo: Peiropolis, 2003. 380 p. ISBN 857596001-6 |
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2 |
HAIDUKE, Ivonete Ferreira. O que é terceiro setor. Curitiba: Ed. do Autor, 200-. 101p. |
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3 |
QUINTEIRO, Eudosia Acuña (org.). Um sensível olhar sobre o terceiro setor. São Paulo: Summus, 2006. 231 p. ISBN 85-323-0302-1. |
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4 |
FALCÃO, Joaquim. Democracia, direito e terceiro setor. 2.ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2006. 211 p. ISBN 852250475x |
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5 |
PIOVEZANE, Pedro de Milanésio. Constituição Federal. 2.ed. São Paulo: Editora Rideel Ltda, 1996. 283 p. (Coleções De Leis Rideel, Série Compacta) 831 ISBN 85-339-0205-0 |
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obs: MISSÃO: A missão do Curso de Direito da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC é promover a formação técnico-jurídica generalista, humanista e ética do profissional do Direito para o exercício da advocacia, da magistratura, do Ministério Público e das demais carreiras públicas, além da atuação em consultorias e outras atividades correlatas. As políticas especificas contemplam, além do necessário cabedal pedagógico, o conhecimento técnico-dogmático que proporcione ao aluno uma forte base que o habilite a identificar, prevenir e buscar soluções, de maneira crítica, responsável e criativa, para os problemas jurídicos de sua realidade. PERFIL PROFISSIOGRÁFICO: O bacharel em direito da UNIPLAC deverá estar apoiado em sólida formação geral, humanista e axiológica, em razão do referencial teórico acumulado no decorrer do curso, apresentando capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valoração dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania. Deverá ter a consciência da atualização profissional permanente por meio do processo de educação continuada. DAS AULA: 1- As aulas serão presenciais. 2- A frequência será controlada por meio de chamada AVALIAÇÕES, RECUPERAÇÕES E TRABALHOS: 3- Durante o Semestre serão realizadas: 01 AVALIAÇÃO referente ao conteudo doutrinário e legislativo trabalhado, com peso 4,0 01 AVALIAÇAO refernte à analise do estatuto social da entidade selecionada, com peso 3,0 01 AVALIAÇÃO referente à elaboração de um estatuto social ficticio, com peso 3,0 4 - Serão realizadas DUAS RECUPERAÇÃOES no smestre, 01 referente ao conteudo e 01 referrente ao estatuto fictício PRATICA EXTENSIONISTA Durante o semestre poderão ser utilizados os ESTATUTOS SOCIAIS das seguintes entidades, já devidamente contatadas e concordes com a prática extensionista proposta: APAE, ASDEF, ADEVIPS E APAS |
Para a atenticação do plano de ensino |