Uniplac - Graduação - Direito - Linguagem Jurídica - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Direito

ESTRUTURA CURRICULAR

Direito Not Par041/22

PROFESSOR

Danusia Apparecida Silva, Danusia Apparecida Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Linguagem Jurídica

0-19634

2

40


EMENTA

Estilística do texto jurídico. Figuras de linguagem e o discurso jurídico. Correção da linguagem

 

jurídica e os vícios de linguagem. Redação jurídica. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver o discurso e a escrita com eloquência e organização do pensamento, estruturando e desenvolvendo a capacidade de argumentação com grau de formalidade adequado à oralidade e redação jurídica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Capacitar o acadêmico do Curso de Direito a interagir com e através da Língua Portuguesa, usando habilidade e competência de comunicação com vistas à atuação profissional. - Compreender que o ato de escrever é uma atitude social indispensável ao operador o Direito.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

A Palavra e o Direito
Semântica: polissemia, sinonímia, antonímia, paronímia
Vocabulário jurídico. O sentido das palavras na linguagem jurídica.
Notas acerca das classes gramaticais que mais interessam à redação nos cartórios, juízos e tribunais.
Código ortográfico

10

2

Qualidades do Estilo
Estilo de escrita e pensamento: Coordenação e/ou Subordinação
Pontuação
Coesão e coerência
Redação jurídica: o parágrafo descritivo; o parágrafo narrativo; o parágrafo dissertativo.

10

3

O Processo da Leitura
Leitura de textos da imprensa diária
Leitura para reflexão e debates de obras clássicas e contemporâneas
Artigos veiculados na imprensa diária
Desempenho oral

10

4

Seminários: livros e filmes.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão.
ELUF,Luiza Nagib. A paixão no banco dos réus. São Paulo: Saraiva,2002.
Müssnich,Francisco. Cartas a um jovem advogado. Rio de Janeiro: Sextante,2019

10

 

TOTAL DE HORAS

40 h

*Descrição das Estratégias: ARSPD – Aula Remota e Síncrona utilizando plataforma digital- ARM – Aula com Recursos Multimídia; AED - Aula expositiva dialogada; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; SE – Seminário; TI - Trabalho Individual;


Estratégias:AEX, TG, TI, SE


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Comunicação clara e objetiva. Uso de recursos linguísticos adequados. Concisão. Interação com colegas e professores. Coesão e coerência. Correção ortográfica.

HABILIDADES

Organização. Apresentação do trabalho. Análise de casos e exemplos. Apresentação de soluções para problemas propostos.

ATITUDES

Autocontrole. Ética. Liderança. Comprometimento. Postura adequada à situação.

OUTRAS

Participação e interesse. Produção de textos. Seminários. Exercícios práticos.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação – Avaliação Integrativa³

1

x

x

x

2

A definir

Avaliação 01 - Escrita

2

A definir

x

A definir

Avaliação 02-Escrita

2

A definir

x

A definir

Avaliação 03- Participação

2

A definir

Avaliação 04- Oral

2

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BITTAR, Eduardo C. B. Curso de ética jurídica: ética geral e profissional. 12.ed. rev. atual. São Paulo: Editora Saraiva, 2015. 547 p. ISBN 8502033883.

2

FERRAZ JUNIOR, Tercio Sampaio. Argumentação jurídica. 2. Barueri: Manole, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788520451267.

3

SOARES, Edvaldo. Fundamentos de lógica: elementos de lógica formal e teoria da argumentação. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2003. 187 p. ISBN 8522434700


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

PETRI, Maria José Constantino.

2

SABAGG, Eduardo. Manual de português jurídico. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

3

TOMASI, Carolina. Português jurídico. São Paulo: Atlas, 2010.

4

TRUBILHANO, Fabio. Linguagem jurídica e argumentação: teoria e prática. 5. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2017.

5

KASPARY, Adalberto J. O verbo na linguagem jurídica: acepções e regimes. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006.

obs:ATENÇÃO! Todos os alunos matriculados nas seguintes fases: 2ª 3ª 4ª 5ª6ª7ª e 8ª, devem cursar o LABORATÓRIO extracurricular de suas respectivas fases, sendo este correspondente a 2.0 pontos na média final de cada disciplina que o aluno possuir matrícula. Dúvidas, sanar com a coordenação do curso.

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