Uniplac - Graduação - Direito - Práticas Extensionistas - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Direito

ESTRUTURA CURRICULAR

Direito Not Par041/22

PROFESSOR

Altamir Guilherme Wagner, Edgar Jose Galilheti


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Práticas Extensionistas

0-19636

2

40


EMENTA

Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Formar bacharéis em direito com habilidades na produção de podcasts como ferramenta de comunicação jurídica, extensão universitária e engajamento social, fomentando a interdisciplinaridade, o trabalho em equipe, a criatividade, o senso crítico e a disseminação do conhecimento jurídico de forma acessível e inovadora.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Introduzir conceitos sobre Extensão Universitária e Produção de Podcasts • Capacitar os alunos na produção de podcasts, desde a concepção da ideia até a publicação e divulgação; • Incentivar a utilização do podcast como ferramenta de comunicação e divulgação do conhecimento; • Promover a interdisciplinaridade e o trabalho em equipe; • Desenvolver habilidades de pesquisa, comunicação oral e escrita, e edição de áudio; • Estimular a criatividade, a autonomia e o senso crítico dos alunos.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

ORATÓRIA E TEORIA DA COMUNICAÇÃO
1. A Extensão Universitária e o Podcast: Conceito, princípios e fundamentos da extensão universitária; A relevância da extensão universitária no contexto do ensino jurídico; O podcast como ferramenta de comunicação e divulgação do conhecimento jurídico; A interdisciplinaridade e o trabalho em equipe na produção de podcasts;
2. Produção de Podcast: Formatos de podcasts e suas características; Definição do tema, público-alvo e objetivos do podcast; Roteiro e pesquisa para produção de conteúdo jurídico;
3. O Podcast como Ferramenta de Extensão Universitária em Direito: Temas relevantes para a extensão universitária em direito e suas aplicações em podcasts; O podcast como instrumento de acesso à justiça e direito à informação; O podcast na promoção da educação jurídica e da cidadania; O podcast como ferramenta de debate público sobre questões jurídicas; O podcast na difusão de pesquisas e projetos extensionistas em direito;
4. Habilidades Essenciais para a Produção de Podcasts Jurídicos: Pesquisa e seleção de fontes de informação confiáveis; Comunicação oral clara, objetiva e concisa; Criação de roteiros criativos e informativos; Trabalho em equipe e interdisciplinaridade;

20

2

PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DE PodCast
1. Formatos de PodCast: Episódio Solo; Mesa Redonda; Debate; Narração; Dramaturgia.
Critérios para a Escolha: Público-alvo; Tema; Duração; Recursos disponíveis; Objetivos do Podcast
2. Engajamento do Público e Fidelização de Ouvintes: Conteúdos: Temas atuais e de interesse público; Convidados especialistas e renomados; Linguagem clara, acessível e objetiva; Formato dinâmico e interativo; Conteúdo informativo e de qualidade;
3. Qualidade de Áudio e Edição Profissional para Podcasts Jurídicos: Equipamentos; Ambiente de Gravação; softwares de Edição; Técnicas de Edição
4. Formatação e Publicação: Formatos de Áudio; Edição de Áudio; Plataformas de Publicação.
5. Processos de Produção Textual: Noção de língua, texto e textualidade; Noção de linguística do texto, textualidade e sua inserção situacional e sociocultural; Critérios de textualização: Coesão; Coerência; Intencionalidade; Aceitabilidade; Situacionalidade; Intertextualidade; Informatividade

20

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:Aula Expositiva e dialogada/Prática/Criação e Edição de PodCast.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Análise crítica de podcasts jurídicos: Avaliação da qualidade do conteúdo, da estrutura narrativa, da clareza da comunicação e da relevância do tema para a extensão universitária em direito. Técnicas de escrita, edição e avaliação de textos multimodais.

HABILIDADES

Desenvolvimento do roteiro do podcast: Avaliação da criatividade, da organização das ideias, da coerência interna e da adequação ao público-alvo. Edição e finalização do podcast: Avaliação da qualidade do áudio, da fluidez da edição, da utilização de recursos sonoros e da adequação à linguagem radiofônica. Apresentação do podcast para a turma: Avaliação da clareza da comunicação, da argumentação, da capacidade de responder perguntas e da interação com o público. Desenvolvimento da coesão e da coerência na produção escrita e oral

ATITUDES

Participação nas atividades em equipe: Avaliação do interesse, da proatividade, da colaboração, do respeito à opinião dos colegas e da capacidade de resolução de conflitos. Responsabilidade e compromisso: Avaliação do cumprimento de prazos, da entrega de trabalhos dentro do prazo e da qualidade do material finalizado. Ética: Avaliação da postura ética na produção e divulgação do podcast, incluindo a utilização de fontes confiáveis, a verificação de informações e o respeito aos direitos autorais.

OUTRAS

Engajamento na proposta da disciplina: Avaliação do interesse demonstrado na temática da extensão universitária e na produção de podcasts como ferramenta de comunicação jurídica. Criatividade e inovação na produção do podcast: Avaliação da originalidade da ideia, da utilização de recursos inovadores e da capacidade de apresentar o conteúdo jurídico de forma atraente e acessível. Leitura e fichamento de obras selecionadas, indicadas pelo professor da disciplina.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Av1 - Atividade escrita - Escrevo, logo existo

1

x

x

x

1.0

A definir

x

A definir

Av2 - 4 temas + justificativa

1

x

x

x

1.0

A definir

Av3 - Delimitação do Tema do Podcast

1

x

x

x

1.0

A definir

Av4 - Esgotamento do tema

1

x

x

x

1.0

A definir

Av5 - Entrega do roteiro

1

x

x

x

1.0

A definir

Av6 - Gravação e entrega de PodCast finzalizado

2

x

x

x

5.0

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

POLITO, Reinaldo. Assim é que se fala: como organizar a fala e transmitir idéias. 7.ed. São Paulo: Editora Saraiva, 1999. 224 p. 20851 ISBN 8502028863

2

POLITO, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibições. 3.ed. São Paulo: Editora Saraiva, 1986. 206 p. 13273

3

KALISH, Karen. Como fazer apresentações espetaculares. 4.ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2000. 109 p. (Série Trabalho Eficaz) 22907 ISBN 853520539-X


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

FRAZÃO, César; FRANCO JUNIOR. Sem sufoco: comunicação e persuasão em vendas: alcançando grandes transformações com o poder da fala. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555202823.

2

GONÇALVES NETO, João Francisco. A importância do falar bem: A expressividade do corpo. São Paulo: Lovise, 2000. 132p 20745 ISBN 8585274581. Número de chamada: 418.43 G635i.

3

POLITO, Reinaldo. A influência da emoção do orador: no processo de conquista dos ouvintes. 2.ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2001. 159 p. ISBN 8502035088. Número de chamada: 808.51 P769i.

4

POLITO, Reinaldo. Oratória para advogados e estudantes de Direito. 1.ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2016. 245p. ISBN 9788502071216. Número de chamada: 340.44 P769o.

5

SILVA, Benjamin. Você na vitrine(a): a responsabilidade pela linguagem para quem lida com o público. Florianópolis: Editora Insular Ltda, 2002. 79 p. ISBN 857474132-9. Número de chamada: 808.51 S586v.

6

WERNECK, Tom; GRASSE, Reinhard. Treinamento da argumentação. S.L.: Ediouro publicações 102 p. (Coleção master) ISBN 850030424-3. Número de chamada: 469.5 W491t.

7

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. Número de chamada: 469.8 M322p

obs:

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