PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Direito |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Direito Not Par768/17 |
PROFESSOR |
Elza Maria Kumm Silva |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Filosofia do Direito |
0-17965 |
6º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Filosofia do Direito: Teoria da Justiça, Ética Epistemologia Jurídica. Pensamento clássico e pensamento crítico. Direito e complexidade. Tendências contemporâneas. |
OBJETIVO GERAL |
Identificar as concepções de Direito na interface com a Justiça a Ética desenvolvendo o senso crítico-reflexivo sobre a realidade vivida pelos acadêmicos |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Abordar Filosofia do Direito enfatizando sua importância para o profissional do Direito e sua relação com a realidade. - Correlacionar os diferentes momentos históricos da Filosofia do Direito (pensamento clássico, pensamento moderno, pensamento crítico e tendências contemporâneas) com o contexto atual. - Analisar a complexidade que envolve as concepções de Justiça e de Direito observando a dimensão da Ética e da Epistemologia Jurídica para a atuação do profissional de Direito. - Refletir sobre a contribuição das principais correntes e teorias jurídico-filosóficas. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Filosofia do Direito |
10 |
2 |
O contexto histórico da Filosofia do Direito, com consulta no livro: Curso de Filosofia de Direito, autor: Eduardo Bittar. |
10 |
3 |
A Complexidade do Direito e da Justiça - Manual de Filosofia do Direito de Rizzatto Nunes. |
10 |
4 |
As principais correntes filosóficas - Conversas com Filósofos Brasileiros, autor: José Marcio Rego e Marcos Nobre |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:AED TG SE TI |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Domínio conceitual, análise e reflexão. Analisar e relacionar os conteúdos trabalhados. Demonstrar nas avaliações o conhecimento adquirido. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Organização, desenvoltura, criatividade, produção de textos. |
|||||||||||
ATITUDES |
Assiduidade, responsabilidade, participação, pontualidade na entrega de trabalhos, postura profissional. Desenvolver atitudes de reflexão crítica nas avaliações a serem realizadas. |
|||||||||||
OUTRAS |
Postura ética. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa² |
|
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 1 – Escrita |
|
|
|
|
3 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 2---Seminário |
|
|
|
|
3 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Conhecimento, Habilidade, Atitude Frequência e Participação |
|
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
ADEODATO, João Maurício. Filosofia do direito: uma crítica a verdade na ética e na ciência. 5. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2013. ISBN 8502036424. |
|||||||||||
2 |
REALE, Miguel. Filosofia do direito. 20. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2016. 749 p. ISBN 850204147-9. |
|||||||||||
3 |
BITTAR, Eduardo C. B; ALMEIDA, Guilherme Assis de. Curso de filosofia do direito. 16. São Paulo: Atlas, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786559772698. |
|||||||||||
4 |
NUNES, Luiz Antônio Rizzatto. Manual de introdução ao estudo do direito. 13.ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2016. 306 p. ISBN 8502019422. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
HEERDT, Mauri Luiz. Pensando para viver : alguns caminhos da filosofia. Florianópolis: Sophos, 2005. 320p. |
|||||||||||
2 |
WARAT, Luis Alberto; PÊPE, Albano Marcos Bastos. Filosofia do direito : uma introdução crítica. São Paulo: Moderna, 1996. 95 p |
|||||||||||
3 |
GALVES, Carlos. Manual de filosofia do direito. 3.ed. Rio de Janeiro: Forense, 2002. 301 p. |
|||||||||||
4 |
WOLKMER, Antônio Carlos (COLAB.). Humanismo e cultura jurídica no Brasil. Florianópolis: Fundação Baiteux, 2003. 280 p. |
|||||||||||
5 |
NOBRE, Marcos; REGO, José Marcio. Conversas com filósofos brasileiros. São Paulo: Ed. 34, 2001. 431 p. |
|||||||||||
6 |
RAWLS, John. Uma teoria da justiça. São Paulo: Martins Fontes, 2000. 708 p. |
|||||||||||
7 |
TERRA, Ricardo. Kant e o direito. Rio de Janeiro: Zahar, 2004. 65p. |
|||||||||||
8 |
COELHO, Fábio Ulhoa. Para entender Kelsen. 4.ed. rev. São Paulo: Saraiva, 2001. 74 p. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |