PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Direito |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Direito Not Par768/17 |
PROFESSOR |
Josiane Hoffmann Eger |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Direito Civil V |
0-17957 |
5º |
3 |
60 |
EMENTA |
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Princípios do Direito das famílias. Casamento e União estável. Novos tipos de famílias. Direito patrimonial. Dissolução do casamento e da união estável. Relações de parentesco. Obrigação alimentar. Proteção dos filhos. Bem de família. Tutela, curatela e tomada de decisão apoiada. |
OBJETIVO GERAL |
Propiciar ao aluno uma formação técnico-jurídica generalista, humanística e ética, apoiado em sólida formação geral, humanística e axiológica, a fim de tomar conhecimento sobre os aspectos históricos, sociológicos e antropológicos da família, os princípios do Direito de Família, a família atual e a nova feição constitucional, bem como os novos tipos de família e sua dissolução, as relações de parentesco, o direito patrimonial, os alimentos, a proteção dos filhos, o bem de família, a tutela, a curatela e a tomada de decisão apoiada. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1 - Demonstrar o atual Direito das Famílias, analisando a evolução do Direito, seu conceito, as Constituições brasileiras e o Código Civil 1916 e 2002, os princípios do Direito de Família, sua natureza jurídica e sua importância; 2 - Analisar as formas de família (casamento, união estável, família monoparental, entre outras), suas características, eficácia e nuances; 3 - Verificar as formas de dissolução da sociedade de fato e do vínculo conjugal; 4 - Analisar os regimes de bens constantes do Código Civil de 2002; 5 - Identificar as formas de parentesco, de acordo com a doutrina moderna (filiação, poder familiar, adoção); 6 - Propiciar o estudo do direito alimentar, seus pressupostos, sujeitos da obrigação; 7 - Verificar as modalidades de proteção aos filhos (guarda, direito de visitas, alienação parental); 8 - Analisar bem de família, suas diferenciações; 9 - Averiguar a tutela, a curatela, suas diferenciações e a tomada de decisão apoiada. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação do plano de ensino. Estratégias do semestre. |
2 |
2 |
Introdução ao Direito de Família: Evolução e importância social da |
4 |
3 |
Casamento. Histórico. Conceito. Casamento Civil e Religioso. |
10 |
4 |
Dissolução da Sociedade e do Vínculo Conjugal: Falecimento. |
4 |
5 |
Regime de bens. Princípios fundamentais. Pacto antenupcial. |
6 |
6 |
Relação de Parentesco. Direito parental. Contagem de graus. |
8 |
7 |
Alimentos. Introdução. Conceito. Pressupostos. Modalidades. |
6 |
8 |
Guarda. Guarda Compartilhada. Alienação Parental. Direito de |
6 |
9 |
Bem de Família. Conceito. Bem de Família Voluntário. Bem de |
2 |
10 |
Institutos Assistenciais: Tutela. Curatela. Conceito. Requisitos. |
4 |
11 |
Avaliações e exercícios extras |
8 |
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TOTAL DE HORAS |
60 h |
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Estratégias:Aulas expositivas dialogadas. Estudos de caso e exercícios. Discussões interdisciplinares. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
A avaliação do conteúdo será feita por meio de duas avaliações (objetivas ou subjetivas) do conteúdo ministrado, e 2 pontos de laboratório. A avaliação final, deve alcançar, no mínimo, a média 7. |
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HABILIDADES |
Os acadêmicos deverão demonstrar as seguintes habilidades no estudo da disciplina: Concentração e dedicação em aula e interesse na disciplina, ESTUDO e LEITURA constante e contínuos das obras indicadas. É imprescindível o acompanhamento dos tópicos abordados através de LEITURA COMPLEMENTAR. A motivação própria para o aprendizado e o senso de responsabilidade individual e para com o grupo também constituem critérios complementares de avaliação, bem como eventuais exercícios de aprendizagem aplicados durante as aulas |
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ATITUDES |
Os acadêmicos serão avaliados também pelas seguintes ATITUDES: FREQUÊNCIA, PARTICIPAÇÃO, COOPERAÇÃO e INTERESSE nas aulas e no conteúdo ministrado. |
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OUTRAS |
A verificação de presença será efetuada em todas as aulas, sendo que as justificativas de faltas deverão ser encaminhadas diretamente à coordenação do curso. Os alunos que não estiverem matriculados, deverão, desde o início do semestre, comparecerem em aula, sob pena de levarem falta. Ainda importa destacar que o aluno deverá acompanhar o diário em sua frequência, devendo ter, segundo as normas da Universidade, pelo menos, 75% de presença, sob pena de reprovação. As datas das avaliações serão repassadas com 15 dias de antecedência, levando-se em consideração o andamento da disciplina, e serão devolvidas na aula subsequente à sua realização. A chamada é realizada ao final da aula. O aluno que sair, pelo menos, 30 minutos antes da chamada, levará 1 falta, assim como, aquele que entrar em sala de aula, com 30 minutos de atraso, a partir do início da aula. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 1 |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
4.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 2 |
5,6,7,8,9 |
x |
x |
x |
4.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Laboratório |
|
|
|
|
2.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
PAULO LÔBO. Direito civil: famílias. |
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2 |
MADALENO, Rolf. Direito de família. 12. Rio de Janeiro: Forense, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786559644872. |
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3 |
GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo curso de direito civil, v. 6: direito de família. 12. São Paulo: Saraiva Jur, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786553622258. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
MARIA BERENICE DIAS. DO DIREITO DAS FAMÍLIAS. 2006 |
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2 |
MARIA BERENICE DIAS. Manual de direito das famílias. |
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3 |
MARIA BERENICE DIAS. Afeto e estruturas familiares. |
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4 |
RODRIGO DA CUNHA PEREIRA. Príncipios fundamentais norteadores para o direito de família. |
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5 |
SILVIO DE SALVO VENOSA. Direito Civil: direito de família. |
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obs:1 – Será ignorado qualquer contato realizado com a professora por meio de redes sociais, ou aplicativo de mensagens. Qualquer requerimento/ solicitação deverá ser formalizado (a) exclusivamente via e-mail institucional (prof.josiane@uniplaclages.edu.br), ou diretamente com a secretaria acadêmica e/ou coordenação do curso de Direito, facultado à professora a conversa via aplicativo de mensagens com os líderes da turma. 2 – O aluno deve observar o regramento quanto à nota de laboratório. 3 – Não serão computados pontuação fora das avaliações. 4 – Avaliações fora de prazo serão na modalidade de prova oral, com data definida pela professora. 5 – Alunos que estiverem ou entrarem em licença saúde, deverão se submeter a atividade semestral + prova no final da licença. |
Para a atenticação do plano de ensino |