PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Direito |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Direito Not Par768/17 |
PROFESSOR |
Marco Antonio Souza Arruda |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Direito Processual Civil I |
0-17960 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Função jurisdicional. Atos processuais. Processo de conhecimento: procedimento comum. |
OBJETIVO GERAL |
Promover a formação técnico-jurídica generalista, humanística e ética. Fomentar no acadêmico o conhecimento sobre o processo civil, especialmente o processo de conhecimento em todas as suas fases. Permitindo ao acadêmico a capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais. Dar ao acadêmico a capacidade de aplicar com segurança o conhecimento adquirido na disciplina, em sua futura atividade profissional. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Conhecer o processo de conhecimento também chamado de processo de cognição, em todas as suas fases. Bem como as normas fundamentais do processo civil, e a aplicação das normas processuais. Compreender o que seja e qual a finalidade da Jurisdição e ação, como meio efetivo e adequado da solução de conflitos de interesse. Entender o que seja competência e identificar os critérios de competência cível. Identificar os sujeitos do processo e suas responsabilidades. Conhecer e distinguir os atos processuais, especialmente suas formas, tempo, lugar e prazos processuais. Compreender como se forma, se desenvolve, suspende e extingue o processo de conhecimento. Identificar e conhecer o processo e o procedimento comum até a sentença e a formação da coisa julgada. Bem como a teoria das provas e os tipos de prova. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação do plano de ensino. |
4 |
2 |
JURISDIÇÃO, PROCESSO E AÇÃO - art. 16 ao 41 do CPC |
4 |
3 |
COMPETÊNCIA art. 42 ao art. 69 |
8 |
4 |
DAS PARTES E DOS PROCURADORES -art. 70 ao 112 do CPC. |
14 |
5 |
ATOS PROCESSUAIS - art. 188 ao 293 do CPC. |
16 |
6 |
FORMAÇÃO, SUSPENSÃO E EXTINÇÃO DO PROCESSO - art. 312 ao 317 do CPC. |
2 |
7 |
DO PROCESSO E DO PROCEDIMENTO COMUM - art. 318 ao 368 do CPC. |
32 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Os alunos precisam obrigatoriamente participar das aulas de laboratório. |
Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; DG – Dinâmicas de Grupo; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Domínio de conteúdo |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de integração na disciplina e de aplicação do conteúdo em estudo |
|||||||||||
ATITUDES |
Participação/Frequência/Pontualidade/Intervenções durante a aula/Interesse/Cumprimento de prazos/Postura crítica. |
|||||||||||
OUTRAS |
Participação em eventos promovidos pelo Curso de Direito da Uniplac. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação integrativa |
|
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 01 |
|
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 02 |
|
|
|
|
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 03 |
|
|
|
|
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 04 |
|
|
|
|
0.5 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 05 |
|
|
|
|
0.5 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel; ARENHART, Sérgio Cruz. Código de processo civil comentado. 4.ed.rev. atual. e ampl. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2018. 1264p. ISBN 9788520351864. |
|||||||||||
2 |
NERY JÚNIOR, Nelson. Comentários ao código de processo civil/ novo CPC - lei 13.105/2015. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2015. 248 p. ISBN 9788520359402. |
|||||||||||
3 |
WAMBIER, Teresa Arruda Alvim; DIDIER JÚNIOR, Fredie; TALAMINI, Eduardo; DANTAS, Bruno. Breves comentários ao novo código de processo civil. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2015. 336 p. ISBN 8520328598. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ALVIM, Angélica Arruda. Comentários ao Código de Processo Civil. São Paulo: Saraiva, 2016 |
|||||||||||
2 |
BUENO, Cassio Scarpinella. Manual de direito processual civil. 8. São Paulo: Saraiva Jur, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786553622111. |
|||||||||||
3 |
MISAEL MONTENEGRO FILHO. Código de processo civil: comentado e interpretado. |
|||||||||||
4 |
lenio streck |
|||||||||||
5 |
GONÇALVES, Marcus Vinícius Rios. Direito processual civil. 13. São Paulo: Saraiva Jur, 2022. 1 recurso online. (Esquematizado). ISBN 9786555597103. |
|||||||||||
obs:• As avaliações 02 e 03 são provas subjetivas/objetivas e possuem recuperação; • A avaliação 01 é atividade realizada em sala de aula e não possui recuperação; • A avaliação 04 será realizada durante todo o semestre e consistirá na escolha pelo professor de alguns alunos (dependendo do tamanho da turma) para responderem indagações sobre a aula anterior. A escolha será feita por sorteio entre os presentes em sala. Não haverá segunda oportunidade; • A avaliação 05 consiste em postar no classroom até o final do semestre certificado de pelo menos 2 (dois) eventos promovidos pelo Curso de Direito da Uniplac durante os meses de julho/novembro de 2024; MISSÃO DO CURSO DE DIREITO: A missão do Curso de Direito da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC é promover a formação técnico-jurídica generalista, humanista e ética do profissional do Direito para o exercício da advocacia, da magistratura, do Ministério Público e das demais carreiras públicas, além da atuação em consultorias e outras atividades correlatas. As políticas especificas contemplam, além do necessário cabedal pedagógico, o conhecimento técnico-dogmático que proporcione ao aluno uma forte base que o habilite a identificar, prevenir e buscar soluções, de maneira crítica, responsável e criativa, para os problemas jurídicos de sua realidade. PERFIL PROFISSIOGRÁFICO: O bacharel em direito da UNIPLAC deverá estar apoiado em sólida formação geral, humanista e axiológica, em razão do referencial teórico acumulado no decorrer do curso, apresentando capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valoração dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania. Deverá ter a consciência da atualização profissional permanente por meio do processo de educação continuada. |
Para a atenticação do plano de ensino |