Uniplac - Graduação - Design de Interiores - Computação Gráfica I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Design de Interiores

ESTRUTURA CURRICULAR

Tecnologia em Design de Interiores Par058/22

PROFESSOR

Felipe da Silva Muniz


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Computação Gráfica I

0-19362

4

80


EMENTA

Representação digital de projetos. Desenho técnico aplicado ao projeto de design de interiores

baseado nas normas de representação utilizando desenho assistido por computador. Introdução

a representação em três dimensões.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver a capacidade de representação digital por meio da utilização de diferentes softwares, proporcionando conhecimento, técnica e pratica necessárias para uso e aplicação nas atividades de estudo, concepção, elaboração e edição de projetos de design de interiores.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Desenvolver aptidão para a correta utilização das ferramentas de representação; - Promover o aprimoramento das técnicas de construção e interpretação de projetos de design de interiores com o auxílio de computadores; - Simular situações relacionadas ao desenvolvimento de projetos; - Utilizar os softwares no desenvolvimento de projetos de forma interdisciplinar otimizando o trabalho acadêmico; - Preparar o discente para as atividades a serem desempenhadas posteriormente pelo mesmo no mercado de trabalho.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

- Apresentação do plano de ensino da disciplina, procedimentos e formas de avaliação, encaminhamentos relativos ao andamento da disciplina.
- Apresentação do software a ser usado na disciplina, orientações iniciais sobre download e instalação do software.

4

2

- Iniciação a utilização do software: abrir, salvar, formatos de arquivo, tela gráfica, utilização de ícones da tela gráfica, localização de ferramentas, formas de seleção, utilização do mouse, inserção de medidas.
- Ferramentas básicas de construção e edição de desenhos.

8

3

- Iniciação ao projeto de interiores através da utilização do software.
- Utilização de layers no desenho: função, utilidade, propriedades e organização. Apresentação de normas ABNT referentes ao assunto.
- Blocos: criação de blocos, inserção de blocos no desenho, dimensionamento, criação de biblioteca, download de blocos, diferença entre os tipos de blocos existentes, propriedades.
- Grupos: criação de grupos, utilização, propriedades e configurações.

18

4

Graficação: - Dimensionamento: estilos de cota de acordo com as normas Abnt, ferramentas de cotagem, uso correto das cotas. - Textos: estilos de texto, utilização, normas ABNT relativas ao assunto
- Estilos de linhas de chamada. Utilização e aplicação de hachuras. Ferramentas para cálculo de área. Criação de tabelas. Inserção e edição de imagens.
- Impressão do Desenho: montagem, configuração e criação de estilo de plotagem. Criação de arquivo padrão

14

5

Iniciação do desenho em 3D

12

6

Trabalho individual interdisciplinar.

24

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais as Atividades Práticas Extraclasse através de trabalhos individuais/grupo.


Estratégias:AEX/LAB/ARM/APE/TI


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

A avaliação dos conhecimentos será feita através de trabalhos individuais sob orientação e acompanhamento do professor e avaliações práticas.

HABILIDADES

A avaliação das habilidades será feita através do acompanhamento dos trabalhos práticos e avaliações baseadas na capacidade do acadêmico de dominar e resolver as situações necessárias ao desenvolvimento do projeto

ATITUDES

Como critérios de avaliação de atitudes serão considerados: - Frequência às aulas; - Relacionamento com os colegas e professor; - Cumprimento de prazos na entrega dos trabalhos; - Envolvimento do acadêmico nas atividades propostas.

OUTRAS

Proatividade, interesse e desenvolvimento

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01

1,2 e 3

x

x

1.0

19/08/2024

x

02/09/2024

Avaliação 2

3

x

x

x

2.0

16/09/2024

x

07/10/2024

Avaliação 03

3 e 4

x

x

x

2.0

28/10/2024

x

11/11/2024

Avaliação 04

2 a 6

x

x

x

3.0

25/11/2024

Desenvolvimento

Todas

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação Integrativa

1.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CAMPOS NETTO, Claudia. Autocad 2019 2019 para Windows. São Paulo: Erica, 2019. 1 recurso online. (Estudo dirigido). ISBN 9788536530840.

2

CAMPOS NETTO, Claudia. Desenho arquitetônico e design de interiores. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536519678.

3

SILVA, Arlindo; RIBEIRO, Carlos Tavares; DIAS, João .; SOUSA, Luís. Desenho técnico moderno. 4.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. 475 p. ISBN 9788521615224.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ABRANTES, José; FILGUEIRAS FILHO, Carleones Amarante. Desenho técnico básico: teoria e prática. Rio de Janeiro: LTC, 2018. 1 recurso online. (Educação profissional). ISBN 9788521635741.

2

GIBBS, Jenny. Design de interiores: guia útil para estudantes e profissionais. São Paulo: Gustavo Gili, 2015. ISBN 9788425223587

3

HIGGINS, Ian. Planejar espaços para o design de interiores. São Paulo: GG, 2015. 171p. ISBN 9788584520084

4

PANERO, Julius; ZELNIK, Martin. Dimensionamento humano para espaços interiores: um livro de consultas e referência para projetos. São Paulo: GG, 2011. 304p.

5

CAVASSANI, Glauber. SketchUp PRO 2016: ensino prático e didático. 1. São Paulo: Erica, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788536524986.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática