Uniplac - Graduação - Design de Interiores - Ética Profissional - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Design de Interiores

ESTRUTURA CURRICULAR

Tecnologia em Design de Interiores Par058/22

PROFESSOR

Mariana Campos de Andrade


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Ética Profissional

0-20307

2

40


EMENTA

Legislação profissional, regulamentação e atribuições. Conselho profissional e entidades

representativas de classe. Competências e formas de exercício profissional. Relacionamento cliente

– profissional. Organização e prática profissional. Honorários profissionais e formas de contratação.

Responsabilidades profissionais. Ética profissional.


OBJETIVO GERAL

Competências e níveis de atuação profissional. Relacionamento com o cliente. Responsabilidades e contratos. Honorários e ética profissional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-Expôr as competências e atribuições do profissional designer de interiores; - Promover o debate sobre a atuação do profissional nos dias atuais; - Debater sobre o relacionamento cliente-profissional: suas dificuldades, responsabilidades, princípios éticos e morais; - Implementar métodos de organização de rotinas e trabalho; - Estabelecer métodos legais para a criação e desenvolvimento de contratos de trabalho; - Discutir sobre os métodos de cobrança de honorários, tabelas existentes e formas de cálculo; - Dialogar sobre o futuro da profissão e a organização dos profissionais no mercado de trabalho. - Disseminar valores éticos na formação profissional dos discentes.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação do plano de ensino, apresentação do conteúdo a ser aplicado, critérios e métodos de avaliação, considerações gerais sobre o funcionamento da disciplina.

2

2

Competências e níveis de atuação do profissional designer de interiores.

2

3

Relacionamento com o cliente:
- Maneira de portar-se junto ao mesmo;
- Dificuldades no relacionamento designer-cliente;
- Princípios éticos ao relacionar-se com o cliente;
- Responsabilidades do designer de interiores no relacionamento com clientes.

10

4

Honorários e ética profissional:
- Como cobrar honorários;
- Tabelas de honorários existentes;
- Como calcular o valor do trabalho;
- Relacionamento com profissionais e prestadores de serviço;
- Como trabalhar de forma ética, com respeito e bom relacionamento;

10

5

Responsabilidades e contratos:
- A importância do contrato para o designer de interiores e o cliente;
- Como elaborar um contrato;
- Bases legais para a elaboração de um contrato;
- Responsabilidades;
- Legalização das atividades: procedimentos e condutas.

8

6

Organização de rotinas e método de trabalho:

- Organização de horários;
- Rotinas de trabalho;
- Atividades extras;
- Saúde e bem estar do profissional.

8

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

A avaliação dos conhecimentos será feita através de trabalhos individuais/grupo focados em situações do dia a dia do profissional designer de interiores. Estes trabalhos serão teóricos e práticos, sendo os teóricos baseados em pesquisa e posterior discussão e os práticos em situações problema a serem resolvidas.

HABILIDADES

A avaliação das habilidades será feita através do acompanhamento dos trabalhos práticos denominados situações problema, os quais o discente será submetido a situações ocasionais do profissional, tendo que propor saídas para as mesmas. Desta maneira será possível avaliar suas habilidades para resolver tais questões.

ATITUDES

Como critérios de avaliação de atitudes serão considerados: - Frequência as aulas; - Relacionamento com os colegas e professor; - Cumprimento de prazos na entrega dos trabalhos; - Envolvimento do acadêmico nas atividades propostas.

OUTRAS

Responsabilidade com as datas de entrega

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

1

A definir

Avaliação 01 – Questionário de Perguntas

1.5

28/08/2024

Avaliação 02 – Cálculo de orçamento de um apartamento

2

25/09/2024

x

09/10/2024

Avaliação 03 – Redigindo um contrato

3

23/10/2024

x

06/11/2024

Avaliação 04 – Entrevista com uma pessoa da área

2.5

20/11/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

STRUNCK, Gilberto. Viver de design. 6.ed.atual. Rio de Janeiro: 2AB, 2010. 171p. ISBN 9788586695520

2

NEUMEIER, Marty. A empresa orientada pelo design: como construir uma cultura de inovação permanente. Porto Alegre: Bookman, 2010. 181p. ISBN 9788577806027

3

BEST, Kathryn. Fundamentos de gestão do design. Porto Alegre: Bookman, 2012. 207p. ISBN 98788540701465


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

Arquitetura, Design, Ecologia e Ética

2

G&N. PLANO DE NEGOCIOS. GESTÕ & NEGÓCIOS 2007

3

NALINI, José Renato. Ética geral e profissional. 3.ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2001. 360 p. ISBN 852032068-6

4

NERY, Deborah Cristina dos Santos. Contratos de prestação de serviços por adesão: uma análise do art. 424 do Código Civil. São Paulo: Almedina Brasil, 2021. 1 recurso online. (IDIP). ISBN 9786556273334.

5

GIBBS, Jenny. Design de interiores: guia útil para estudantes e profissionais. São Paulo: Gustavo Gili, 2015. ISBN 9788425223587

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática