Uniplac - Graduação - Educação Física - Desenvolvimento Motor - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bach./Licenc Par062/22

PROFESSOR

Andreia Munalli Pereira Borssatto


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Desenvolvimento Motor

0-19270

4

80


EMENTA

Teorias do desenvolvimento motor. Crescimento e maturação. Aprendizagem Motora. Avaliação

 

motora.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar ao futuro profissional de Educação Física a compreensão de fundamentos e conceitos teórico-práticos do desenvolvimento motor e a capacidade de relacionar a evolução humana e suas aptidões pelo ensino das habilidades nas práticas de lazer, ludicidade, desenvolvimento e nas habilidades esportivas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer as teorias do desenvolvimento humano, estudos e referências para relacioná-las às práticas dentro da área da Educação Física; Distinguir as especificidades do desenvolvimento desde a concepção até a morte; Conhecer os principais modelos teóricos e termos utilizados no desenvolvimento motor; Assimilar os principais fatores que influenciam o desenvolvimento motor; Identificar a influência do meio e da herança no desenvolvimento motor; Verificar os estágios de aquisição de habilidades motoras; Caracterizar a evolução humana em seus processos de crescimento, desenvolvimento e maturação; Reconhecer as características do crescimento e desenvolvimento; Diferenciar idade biológica e cronológica e a importância deste conhecimento na iniciação esportiva. Identificar padrões de desenvolvimento e seus possíveis desvios e adequar práticas no intuito de corrigi-los; Perceber os componentes da aptidão física em crianças, adolescentes e idosos; Conhecer e aplicar técnicas e instrumentos de avaliação do comportamento motor na infância e senescência; Atentar-se para o desenvolvimento motor em crianças neuroatípicas ou com algum diagnóstico de transtorno, síndrome ou espectro.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Introdução ao Desenvolvimento Motor
Termos
Conceitos

2

2

Desenvolvimento Humano
Teorias
Aspectos motores
Aspectos cognitivos
Aspectos afetivos
Aspectos sociais

4

3

Desenvolvimento Motor – Etapa 1
3.1 Período pré-natal
3.2 Primeira Infância
3.3 Segunda Infância
3.4 Adolescência
3.5 Crianças / adolescentes neuro atípicas (os) ou com algum diagnóstico de transtorno, síndrome ou espectro

20

4

Desenvolvimento Motor – Etapa 2
4.1 Idade Adulta
4.2 Senescência
4.3 Aprendizagem Motora
4.4 Estágios
4.5 Função Motora
4.6 Controle Motor

19

5

Avaliação Motora
5.1 Instrumentos de avaliação
5.2 Avaliações do desenvolvimento motor

5

6

estes Motores
6.1 Anamnese
6.2 Aplicação de testes / protocolos motores
6.3 Verificação de desempenho
6.4 Parecer

30

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Unidades 5 e 6 contemplam as Práticas Extensionistas


Estratégias:AED/TG AED/TG/SE AED/TG/SE/AP


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Apropriar-se dos conhecimento apresentados a partir da explanação dos temas / conteúdos a serem trabalhados durante o semestre.

HABILIDADES

Apresentar ações pedagógicas de acordo com as necessidades profissionais. Apresentar as atividades teórico/práticos, com informações significativas para o grupo, portando-se com postura corporal, entonação de voz e utilização de termos técnicos de acordo com a exigência da disciplina e de um curso de formação de professores/profissionais. Demonstrar capacidade de análise, compreensão, síntese e aplicabilidade dos conteúdos do programa.

ATITUDES

Pontualidade, assiduidade (ausências justificadas), responsabilidade, participação ativa no desenvolvimento das atividades da disciplina, desuso de celulares e demais eletrônicos durante as aulas, apresentação/entrega das atividades ou trabalhos nos prazos previstos, postura ética nas aulas, frente aos colegas e professora, condizentes com o espaço universitário e com o dever do acadêmico em sala ou ambiente de aula.

OUTRAS

Será considerado para efeito de aprovação o desenvolvimento do aluno o carácter qualitativo, priorizando o processo e não o fim, tendo por base o seu conhecimento inicial e o processo de avanço, demonstrando condições básicas em desenvolver o trabalho em seus diversos campos de atuação. Para efeitos de reprovação a frequência deverá ser inferior a 75%.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa²

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 02

2

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 03

3

x

x

x

1.0

A definir

x

A definir

Avaliação 04

4

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 05

2-3-4

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 06

5 - 6

1.5

A definir

x

A definir

Avaliação 07

5-6

1.5

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DAVID L. GALLAHUE; JOHN C. OZMUN E JACKIE D. GOODWAY. COMPREENDENDO O DESENVOLVIMENTO MOTOR - BEBÊS, CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS. 7. artmed 2013

2

HAYWOOD, Kathleen M.; GETCHELL, Nancy. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 344 p. ISBN 853630179-1.

3

TANI, Go. Comportamento motor: conceitos, estudos e aplicações. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788527730624.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ROSE JUNIOR, Dante. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. 2. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788536319339.

2

Psicomotricidade abordagens emergentes

3

FONSECA, Vitor da. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788536314020.

4

ROSA NETO, Francisco. Manual de avaliação motora para terceira idade. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788536312101.

5

O desenvolvimento psicomotor: do nascimento até os 6 anos

6

Psicomotricidade: perspectivas multidisciplinares

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática