PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Educação Física - Bach./Licenc Par062/22 |
PROFESSOR |
Andreia Munalli Pereira Borssatto |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Desenvolvimento Motor |
0-19270 |
2º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Teorias do desenvolvimento motor. Crescimento e maturação. Aprendizagem Motora. Avaliação motora. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar ao futuro profissional de Educação Física a compreensão de fundamentos e conceitos teórico-práticos do desenvolvimento motor e a capacidade de relacionar a evolução humana e suas aptidões pelo ensino das habilidades nas práticas de lazer, ludicidade, desenvolvimento e nas habilidades esportivas. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Conhecer as teorias do desenvolvimento humano, estudos e referências para relacioná-las às práticas dentro da área da Educação Física; Distinguir as especificidades do desenvolvimento desde a concepção até a morte; Conhecer os principais modelos teóricos e termos utilizados no desenvolvimento motor; Assimilar os principais fatores que influenciam o desenvolvimento motor; Identificar a influência do meio e da herança no desenvolvimento motor; Verificar os estágios de aquisição de habilidades motoras; Caracterizar a evolução humana em seus processos de crescimento, desenvolvimento e maturação; Reconhecer as características do crescimento e desenvolvimento; Diferenciar idade biológica e cronológica e a importância deste conhecimento na iniciação esportiva. Identificar padrões de desenvolvimento e seus possíveis desvios e adequar práticas no intuito de corrigi-los; Perceber os componentes da aptidão física em crianças, adolescentes e idosos; Conhecer e aplicar técnicas e instrumentos de avaliação do comportamento motor na infância e senescência; Atentar-se para o desenvolvimento motor em crianças neuroatípicas ou com algum diagnóstico de transtorno, síndrome ou espectro. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Introdução ao Desenvolvimento Motor |
2 |
2 |
Desenvolvimento Humano |
4 |
3 |
Desenvolvimento Motor – Etapa 1 |
20 |
4 |
Desenvolvimento Motor – Etapa 2 |
19 |
5 |
Avaliação Motora |
5 |
6 |
estes Motores |
30 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Unidades 5 e 6 contemplam as Práticas Extensionistas |
Estratégias:AED/TG AED/TG/SE AED/TG/SE/AP |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Apropriar-se dos conhecimento apresentados a partir da explanação dos temas / conteúdos a serem trabalhados durante o semestre. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Apresentar ações pedagógicas de acordo com as necessidades profissionais. Apresentar as atividades teórico/práticos, com informações significativas para o grupo, portando-se com postura corporal, entonação de voz e utilização de termos técnicos de acordo com a exigência da disciplina e de um curso de formação de professores/profissionais. Demonstrar capacidade de análise, compreensão, síntese e aplicabilidade dos conteúdos do programa. |
|||||||||||
ATITUDES |
Pontualidade, assiduidade (ausências justificadas), responsabilidade, participação ativa no desenvolvimento das atividades da disciplina, desuso de celulares e demais eletrônicos durante as aulas, apresentação/entrega das atividades ou trabalhos nos prazos previstos, postura ética nas aulas, frente aos colegas e professora, condizentes com o espaço universitário e com o dever do acadêmico em sala ou ambiente de aula. |
|||||||||||
OUTRAS |
Será considerado para efeito de aprovação o desenvolvimento do aluno o carácter qualitativo, priorizando o processo e não o fim, tendo por base o seu conhecimento inicial e o processo de avanço, demonstrando condições básicas em desenvolver o trabalho em seus diversos campos de atuação. Para efeitos de reprovação a frequência deverá ser inferior a 75%. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa² |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 02 |
2 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 03 |
3 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 04 |
4 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 05 |
2-3-4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 06 |
5 - 6 |
|
|
|
1.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 07 |
5-6 |
|
|
|
1.5 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
DAVID L. GALLAHUE; JOHN C. OZMUN E JACKIE D. GOODWAY. COMPREENDENDO O DESENVOLVIMENTO MOTOR - BEBÊS, CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS. 7. artmed 2013 |
|||||||||||
2 |
HAYWOOD, Kathleen M.; GETCHELL, Nancy. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 344 p. ISBN 853630179-1. |
|||||||||||
3 |
TANI, Go. Comportamento motor: conceitos, estudos e aplicações. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788527730624. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ROSE JUNIOR, Dante. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. 2. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788536319339. |
|||||||||||
2 |
Psicomotricidade abordagens emergentes |
|||||||||||
3 |
FONSECA, Vitor da. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788536314020. |
|||||||||||
4 |
ROSA NETO, Francisco. Manual de avaliação motora para terceira idade. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788536312101. |
|||||||||||
5 |
O desenvolvimento psicomotor: do nascimento até os 6 anos |
|||||||||||
6 |
Psicomotricidade: perspectivas multidisciplinares |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |