PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Educação Física - Bach./Licenc Par062/22 |
PROFESSOR |
Luis Carlos Muniz, Paulo Roberto Alves Falk |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Esportes Coletivos I (Basquetebol e Handebol) |
0-19271 |
2º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Aspectos metodológicos do Basquetebol e do Handebol a nível escolar e de iniciação desportiva. |
OBJETIVO GERAL |
Abordar e analisar os aspectos sobre a história, os conceitos e os métodos de treinamento do Basquetebol e do Handebol. Entender o basquetebol e o handebol como componentes do desenvolvimento motor de seus praticantes. Explorar os fundamentos dos esportes em questão e estimular o seu aperfeiçoamento técnico. Desenvolver no graduando a formação necessária para se desenvolver dentro das modalidades acerca das táticas e das técnicas do Basquetebol e do Handebol. Promover o entendimento das regras. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Conhecer a origem do Basquetebol e do Handebol e sua evolução ao longo do tempo. 2. Explorar os fundamentos do jogo nas dimensões esportivas de iniciação, lazer e educação. 2.1 Entender o Basquetebol e do Handebol como componente do desenvolvimento motor de seus praticantes. 2.2 Debater e aplicar exercícios e atividades relacionadas ao desenvolvimento dos fundamentos que constituem o esporte coletivo, especificamente do Basquetebol e do Handebol. 3. Reconhecer os sistemas táticas básicos e as movimentações ofensivas e defensivas. 3.1 Reconhecer os sistemas e aplicá-los em contextos de jogo. 4. Reconhecer as regras durante o jogo e aplicá-las na prática. Reconhecer os gestos dos árbitros e o significado destes gestos. 5. Participar, planejar e organizar um evento de Basquetebol e de Handebol. 5.1 Prática como componente curricular: Evento esportivo de Basquetebol e de Handebol. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Conceitos do handebol. |
2 |
2 |
2. Fundamentos Técnicos e aspectos metodológicos do handebol. |
9 |
3 |
3. Fundamentos Táticos e aspectos metodológicos do handebol. |
2 |
4 |
4. Regras e arbitragem do Handebol. |
2 |
5 |
5. Orientação sobre planejamento e organização de eventos de handebol. |
3 |
6 |
6. Conceitos do basquetebol. |
2 |
7 |
7. Fundamentos Técnicos e aspectos metodológicos do basquetebol. |
9 |
8 |
8. Fundamentos Táticos e aspectos metodológicos do basquetebol. |
2 |
9 |
9. Regras e arbitragem do basquete. |
2 |
10 |
10. Orientação sobre planejamento e organização de eventos de basquetebol. |
3 |
11 |
Aplicação da Atividade Prática Extraclasse |
4 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Domínio e compreensão dos métodos de treinamento de equipes de Handebol e do basquete. Assimilar conhecimentos organizacionais para formar uma equipe responsável pelo treinamento de equipes de Handebol e de basquete. Obter os atributos necessários e amplos para o sucesso na área. Ter consciência sobre a responsabilidade na formação de futuros atletas e talentos do Handebol e do basquete. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Relacionar atividades que auxiliem o desenvolvimento de habilidades e fundamentos do Handebol e de basquete. Identificar e vivenciar os fundamentos e regras do handebol e suas aplicabilidades. Aplicar treinamentos integrados dos aspectos físicos, técnicos e táticos do Handebol e do basquete. Utilização de ferramentas de gestão na organização e realização de eventos esportivos |
|||||||||||
ATITUDES |
Comprometimento, interação em grupo, assiduidade, dedicação e pontualidade. Promover seu autodesenvolvimento e contribuir com a construção do conhecimento. Ter postura ética e respeitar as diferenças. Responsabilidade para com tarefas individuais e coletivas. Respeito ao material de aulas. |
|||||||||||
OUTRAS |
Abertura ao diálogo e discussão. Participação efetiva em Seminários. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
AvaliaAvaliação Integrativa ção Integrativa |
todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação Integrativa |
1,2 - 6,7 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Trabalho Teórico-Prático |
1,2,3,4,5 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Prova Prática I |
6,7,8,9,10 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Prova Prática II |
todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
SANTOS, Rogério dos. Handebol: 1000 exercícios. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 2007. 347 p. ISBN 8573320397 |
|||||||||||
2 |
BARBANTI, Valdir José. Teoria e prática do treinamento esportivo. 2.ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda, 1997. 214 p. 18705 |
|||||||||||
3 |
SANTOS, Ana Lúcia Padrão dos. Manual de minihandebol: programa de iniciação ao handebol para crianças entre 6 e 10 anos. São Paulo: Phorte Editora Ltda, 2003. 121 p. ISBN 8586702579 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BOMPA, Tudor O. A periodização no treinamento esportivo. Barueri: Editora Manole Ltda, 2001. 257 p. ISBN 852041144-4 |
|||||||||||
2 |
DARIDO, Suraya Cristina. Educação física escolar: compartilhando experiências. São Paulo: Phorte Editora Ltda, 2011. 464p. ISBN 9788576553045 |
|||||||||||
3 |
CALEGARI, Décio Roberto; GORLA, José Irineu; ARAÚJO, Paulo Ferreira. Handebol em cadeira de rodas: regras e treinamento. São Paulo: Phorte Editora Ltda, 2010. ISBN 9788576552482. |
|||||||||||
4 |
DUBLASIEVICZ, Ricardo Mariano. Atividades recreativas para o aprendizado do handebol na escola. São Paulo: Editora Sprint Ltda, 2013. |
|||||||||||
5 |
EHRET, Arno; SPÄTE, Dietrich; SCHUBERT, Renate; ROTH, Klaus. Manual de handebol: treinamento de base para crianças e adolescentes. São Paulo: Phorte Editora Ltda, 2002. 229 p. ISBN 8586702528 |
|||||||||||
6 |
ALMEIDA, Marcos Bezerra de. Basquetebol: iniciação. 3.ed. São Paulo: Editora Sprint Ltda, 2002. 140 p. ISBN 8573320494 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |