Uniplac - Graduação - Educação Física - Esportes Coletivos I (Basquetebol e Handebol) - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bach./Licenc Par062/22

PROFESSOR

Luis Carlos Muniz, Paulo Roberto Alves Falk


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Esportes Coletivos I (Basquetebol e Handebol)

0-19271

4

80


EMENTA

Aspectos metodológicos do Basquetebol e do Handebol a nível escolar e de iniciação desportiva.


OBJETIVO GERAL

Abordar e analisar os aspectos sobre a história, os conceitos e os métodos de treinamento do Basquetebol e do Handebol. Entender o basquetebol e o handebol como componentes do desenvolvimento motor de seus praticantes. Explorar os fundamentos dos esportes em questão e estimular o seu aperfeiçoamento técnico. Desenvolver no graduando a formação necessária para se desenvolver dentro das modalidades acerca das táticas e das técnicas do Basquetebol e do Handebol. Promover o entendimento das regras.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Conhecer a origem do Basquetebol e do Handebol e sua evolução ao longo do tempo. 2. Explorar os fundamentos do jogo nas dimensões esportivas de iniciação, lazer e educação. 2.1 Entender o Basquetebol e do Handebol como componente do desenvolvimento motor de seus praticantes. 2.2 Debater e aplicar exercícios e atividades relacionadas ao desenvolvimento dos fundamentos que constituem o esporte coletivo, especificamente do Basquetebol e do Handebol. 3. Reconhecer os sistemas táticas básicos e as movimentações ofensivas e defensivas. 3.1 Reconhecer os sistemas e aplicá-los em contextos de jogo. 4. Reconhecer as regras durante o jogo e aplicá-las na prática. Reconhecer os gestos dos árbitros e o significado destes gestos. 5. Participar, planejar e organizar um evento de Basquetebol e de Handebol. 5.1 Prática como componente curricular: Evento esportivo de Basquetebol e de Handebol.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Conceitos do handebol.
1.1 Histórico: apresentação, origem, evoluções do handebol.

2

2

2. Fundamentos Técnicos e aspectos metodológicos do handebol.
2.1 Posição Base.
2.2 Apreensão da bola.
2.3 Recepção.
2.4 Progressões.
2.5 Passes.
2.6 Arremessos
2.7 Fintas
2.8 Treinamento de atletas de Desportos Coletivos - Handebol

9

3

3. Fundamentos Táticos e aspectos metodológicos do handebol.
3.1 Movimentos básicos de defesa e ataque.
3.2 Sistema de jogo ofensivos e defensivos.
3.3 Planejamento de treinos.

2

4

4. Regras e arbitragem do Handebol.
4.1 Regras Oficiais.
4.2 Confecção de súmulas.
4.3 Noção de arbitragem.

2

5

5. Orientação sobre planejamento e organização de eventos de handebol.

3

6

6. Conceitos do basquetebol.
6.1 Histórico: apresentação, origem, evoluções do basquetebol

2

7

7. Fundamentos Técnicos e aspectos metodológicos do basquetebol.
7.1 Posição Base.
7.2 Apreensão da bola.
7.3 Recepção.
7.4 Progressões.
7.5 Passes.
7.6 Arremessos
7.7 Fintas
7.8 Treinamento de atletas de Desportos Coletivos - basquetebol

9

8

8. Fundamentos Táticos e aspectos metodológicos do basquetebol.
8.1 Movimentos básicos de defesa e ataque.
8.2 Sistema de jogo ofensivos e defensivos.
8.3 Planejamento de treinos.

2

9

9. Regras e arbitragem do basquete.
9.1 Regras Oficiais.
9.2 Confecção de súmulas.
9.3 Noção de arbitragem.

2

10

10. Orientação sobre planejamento e organização de eventos de basquetebol.

3

11

Aplicação da Atividade Prática Extraclasse

4

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Domínio e compreensão dos métodos de treinamento de equipes de Handebol e do basquete. Assimilar conhecimentos organizacionais para formar uma equipe responsável pelo treinamento de equipes de Handebol e de basquete. Obter os atributos necessários e amplos para o sucesso na área. Ter consciência sobre a responsabilidade na formação de futuros atletas e talentos do Handebol e do basquete.

HABILIDADES

Relacionar atividades que auxiliem o desenvolvimento de habilidades e fundamentos do Handebol e de basquete. Identificar e vivenciar os fundamentos e regras do handebol e suas aplicabilidades. Aplicar treinamentos integrados dos aspectos físicos, técnicos e táticos do Handebol e do basquete. Utilização de ferramentas de gestão na organização e realização de eventos esportivos

ATITUDES

Comprometimento, interação em grupo, assiduidade, dedicação e pontualidade. Promover seu autodesenvolvimento e contribuir com a construção do conhecimento. Ter postura ética e respeitar as diferenças. Responsabilidade para com tarefas individuais e coletivas. Respeito ao material de aulas.

OUTRAS

Abertura ao diálogo e discussão. Participação efetiva em Seminários.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

AvaliaAvaliação Integrativa ção Integrativa

todas

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação Integrativa

1,2 - 6,7

2.0

A definir

x

A definir

Trabalho Teórico-Prático

1,2,3,4,5

x

x

x

2.0

A definir

Prova Prática I

6,7,8,9,10

x

x

x

2.0

A definir

Prova Prática II

todas

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

SANTOS, Rogério dos. Handebol: 1000 exercícios. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 2007. 347 p. ISBN 8573320397

2

BARBANTI, Valdir José. Teoria e prática do treinamento esportivo. 2.ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda, 1997. 214 p. 18705

3

SANTOS, Ana Lúcia Padrão dos. Manual de minihandebol: programa de iniciação ao handebol para crianças entre 6 e 10 anos. São Paulo: Phorte Editora Ltda, 2003. 121 p. ISBN 8586702579


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BOMPA, Tudor O. A periodização no treinamento esportivo. Barueri: Editora Manole Ltda, 2001. 257 p. ISBN 852041144-4

2

DARIDO, Suraya Cristina. Educação física escolar: compartilhando experiências. São Paulo: Phorte Editora Ltda, 2011. 464p. ISBN 9788576553045

3

CALEGARI, Décio Roberto; GORLA, José Irineu; ARAÚJO, Paulo Ferreira. Handebol em cadeira de rodas: regras e treinamento. São Paulo: Phorte Editora Ltda, 2010. ISBN 9788576552482.

4

DUBLASIEVICZ, Ricardo Mariano. Atividades recreativas para o aprendizado do handebol na escola. São Paulo: Editora Sprint Ltda, 2013.

5

EHRET, Arno; SPÄTE, Dietrich; SCHUBERT, Renate; ROTH, Klaus. Manual de handebol: treinamento de base para crianças e adolescentes. São Paulo: Phorte Editora Ltda, 2002. 229 p. ISBN 8586702528

6

ALMEIDA, Marcos Bezerra de. Basquetebol: iniciação. 3.ed. São Paulo: Editora Sprint Ltda, 2002. 140 p. ISBN 8573320494

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática