Uniplac - Graduação - Educação Física - Estágio Supervisionado II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bach./Licenc Par062/22

PROFESSOR

Oliveira Machado Fernandes Junior


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Supervisionado II

0-19273

2

40


EMENTA

Estágio de observação na atuação do Profissional de Educação Física que atua em academias.

Estágio de Observação na atuação do Professor de Educação Física dos anos finais da Educação Básica.


OBJETIVO GERAL

Subsidiar por meio dos fundamentos teóricos e metodológicos os acadêmicos do Curso de Educação Física, com vistas a observação e compreensão do Estágio, nos campos dos Estúdios e Academias bem como, no espaço da Escola na atuação do professor de Educação Física dos anos Finais da Educação Básica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Compreender as diferentes atribuições do profissional de Educação Física junto aos diferentes espaços de atuação no Bacharel e Licenciatura; 2. Observar, compreender e vivenciar os diferentes espaços de estágio (em estúdios e Academias na Educação Física anos finais da Educação Básica no espaço da escola); 3. Elaborar plano/roteiro de Observação; 4. Analisar e compreender o processo desenvolvido, dialogando com os referenciais teóricos e metodológicos que subsidiaram o processo de estágio; 5. Compreender as dimensões sociais, políticas e culturais (dentre outras) que envolvem os diferentes processos de atuação nos campos de Estágio; 6. Apresentar o Relatório de Observação, em Seminário próprio, de acordo com as determinações do Regulamento de Estágio do Curso/Universidade.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

UNIDADE I – Estágio de Observação da prática profissional em Educação Física nos espaços de Academias e Estúdios. Estágio de Observação na atuação do professor de Educação Física dos anos finais da Educação Básica.
1.1 Aspectos introdutórios acerca das ações a serem realizadas nas áreas de Academias e Estúdios bem como na atuação do professor de Educação Física no espaço da escola nos anos finais da educação Básica.
UNIDADE II – Prática de Observação e Compreensão do Estágio nas áreas de Academias e Estúdios bem como na atuação do professor de Educação Física no espaço da escola nos anos finais da educação Básica.
2.1 Aspectos fundamentais a serem observados no estágio nas áreas de Academias e Estúdios bem como na atuação do professor de Educação Física no espaço da escola nos anos finais da educação Básica.
2.2 Observação nos diversos locais/campos de estágio;
2.3 Definição dos campos de estágio;
2.4 Organização de convênios e contratos;
2.5 Elaboração dos Roteiros de Observação;
2.6 Discussões e troca de experiências sobre os aspectos observados no estágio.
UNIDADE III - Elaboração de Relatório e apresentação dos resultados da observação do Estágio.
3.1 Orientações sobre o relatório;
3.2 Entrega dos documentos e roteiro de observação;
3.2 Seminário Final – Apresentação oral/reflexiva dos Relatórios.

40

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas; Interpretação de textos, manifestações orais e domínio do conhecimento apropriado da disciplina; Clareza de conceitos básicos e vivência no campo de estágio coerente com o projeto apresentado.

HABILIDADES

Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. Objetividade, coerência e correção na escrita.

ATITUDES

Compreensão e utilização dos conhecimentos adquiridos no campo de estágio; Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos; Participação ativa nas atividades desenvolvidas; Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos; Compromisso, assiduidade, participação e respeito nas relações humanas/sociais no campo de estágio.

OUTRAS

Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso; Elaboração de trabalho científico: Relatório Analítico; Organização do seminário final da disciplina.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 – Leituras e pesquisas

1,2,3

1

17/09/2024

Avaliação 02 – Prática de Estágio

1,2,3

2

26/10/2024

Avaliação 03 – Relatório de Estágio

1,2,3

4

26/11/2024

Avaliação 04 – Apresentação Oral – Seminário Final

1,2,3

3

26/11/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BURIOLLA, Marta A. Feiten. O estágio supervisionado. 7. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. 176 p. ISBN 9788524914003

2

PICONEZ, Stela C. Bertholo (coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed. São Paulo: Papirus, 2015. 139 p. (Coleção magistério formação e trabalho pedagógico). ISBN 8530801598.

3

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática@p0 11.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2014. 200 p. ISBN 9788524918872.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

DARIDO, Suraya Cristina. Educação física no ensino superior: educação física na escola : implicações na prática pedagógica. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2011. 292p. ISBN 9788527717571

2

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022. 139 p. ISBN 978-85-7753-409-8.

3

KUNZ, Elenor (org.). Didática da educação física 1. 5.ed. Ijuí: Unijuí, 2013 . 158 p. (Coleção educação física). ISBN 9788541900300.

4

RADCLIFFE, James C. Treinamento funcional para atletas de todos os níveis: séries para agilidade, velocidade e força. Porto Alegre: ArtMed, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788582713716.

5

TANI, Go; CORRÊA, Umberto Cesar. Aprendizagem motora e o ensino do esporte. São Paulo: Blucher, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788521210221.

obs:Poderá ser utilizado como fontes de pesquisa digitais: Portal de Periódicos da CAPES; SCieLO; Google Acadêmico dentre outros.

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática