PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Educação Física - Bach./Licenc Par062/22 |
PROFESSOR |
Oliveira Machado Fernandes Junior |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio Supervisionado II |
0-19273 |
2º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Estágio de observação na atuação do Profissional de Educação Física que atua em academias. Estágio de Observação na atuação do Professor de Educação Física dos anos finais da Educação Básica. |
OBJETIVO GERAL |
Subsidiar por meio dos fundamentos teóricos e metodológicos os acadêmicos do Curso de Educação Física, com vistas a observação e compreensão do Estágio, nos campos dos Estúdios e Academias bem como, no espaço da Escola na atuação do professor de Educação Física dos anos Finais da Educação Básica. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Compreender as diferentes atribuições do profissional de Educação Física junto aos diferentes espaços de atuação no Bacharel e Licenciatura; 2. Observar, compreender e vivenciar os diferentes espaços de estágio (em estúdios e Academias na Educação Física anos finais da Educação Básica no espaço da escola); 3. Elaborar plano/roteiro de Observação; 4. Analisar e compreender o processo desenvolvido, dialogando com os referenciais teóricos e metodológicos que subsidiaram o processo de estágio; 5. Compreender as dimensões sociais, políticas e culturais (dentre outras) que envolvem os diferentes processos de atuação nos campos de Estágio; 6. Apresentar o Relatório de Observação, em Seminário próprio, de acordo com as determinações do Regulamento de Estágio do Curso/Universidade. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
UNIDADE I – Estágio de Observação da prática profissional em Educação Física nos espaços de Academias e Estúdios. Estágio de Observação na atuação do professor de Educação Física dos anos finais da Educação Básica. |
40 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas; Interpretação de textos, manifestações orais e domínio do conhecimento apropriado da disciplina; Clareza de conceitos básicos e vivência no campo de estágio coerente com o projeto apresentado. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. Objetividade, coerência e correção na escrita. |
|||||||||||
ATITUDES |
Compreensão e utilização dos conhecimentos adquiridos no campo de estágio; Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos; Participação ativa nas atividades desenvolvidas; Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos; Compromisso, assiduidade, participação e respeito nas relações humanas/sociais no campo de estágio. |
|||||||||||
OUTRAS |
Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso; Elaboração de trabalho científico: Relatório Analítico; Organização do seminário final da disciplina. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 01 – Leituras e pesquisas |
1,2,3 |
|
|
|
1 |
17/09/2024 |
|
|
||||
Avaliação 02 – Prática de Estágio |
1,2,3 |
|
|
|
2 |
26/10/2024 |
|
|
||||
Avaliação 03 – Relatório de Estágio |
1,2,3 |
|
|
|
4 |
26/11/2024 |
|
|
||||
Avaliação 04 – Apresentação Oral – Seminário Final |
1,2,3 |
|
|
|
3 |
26/11/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BURIOLLA, Marta A. Feiten. O estágio supervisionado. 7. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. 176 p. ISBN 9788524914003 |
|||||||||||
2 |
PICONEZ, Stela C. Bertholo (coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed. São Paulo: Papirus, 2015. 139 p. (Coleção magistério formação e trabalho pedagógico). ISBN 8530801598. |
|||||||||||
3 |
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática@p0 11.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2014. 200 p. ISBN 9788524918872. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
DARIDO, Suraya Cristina. Educação física no ensino superior: educação física na escola : implicações na prática pedagógica. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2011. 292p. ISBN 9788527717571 |
|||||||||||
2 |
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022. 139 p. ISBN 978-85-7753-409-8. |
|||||||||||
3 |
KUNZ, Elenor (org.). Didática da educação física 1. 5.ed. Ijuí: Unijuí, 2013 . 158 p. (Coleção educação física). ISBN 9788541900300. |
|||||||||||
4 |
RADCLIFFE, James C. Treinamento funcional para atletas de todos os níveis: séries para agilidade, velocidade e força. Porto Alegre: ArtMed, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788582713716. |
|||||||||||
5 |
TANI, Go; CORRÊA, Umberto Cesar. Aprendizagem motora e o ensino do esporte. São Paulo: Blucher, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788521210221. |
|||||||||||
obs:Poderá ser utilizado como fontes de pesquisa digitais: Portal de Periódicos da CAPES; SCieLO; Google Acadêmico dentre outros. |
Para a atenticação do plano de ensino |